6 ótimas maneiras de começar o dia

6 ótimas maneiras de começar o dia

Última atualização: 25 março, 2022

A maneira como você começa a manhã define a disposição para o resto do dia. Quando você experimenta um sentimento estressante desde o momento em que se levanta, provavelmente o levará ao longo do dia se não fizer nada. Pelo contrário, se você encontrar uma maneira de começar o dia focado, será mais fácil gerenciar o estresse diário e aproveitar o resto do dia.

Mas começar o dia com o pé direito nem sempre é fácil, principalmente se você acordar com pressa ou depois de apenas algumas horas de sono. Mas, mesmo que tenha dormido menos do que o necessário , é possível começar a manhã de forma positiva para enfrentar o dia com vitalidade, emoção e motivação.

“A manhã é uma hora importante do dia, porque como você passa a manhã pode dizer que tipo de dia você terá.”

Lemony Snicket

Se você quer começar bem o dia terá que mudar alguns hábitos. Nem sempre é fácil, principalmente nos casos em que você precisa acordar mais cedo. Mas vale a pena o esforço de acordar cedo para dar à sua manhã o impulso necessário para transformar o dia em um grande dia.

Programe o despertador mais cedo

Ao levantar-se um pouco mais cedo, você pode se levantar com mais calma, sem tensão e sem pressa. Você pode ouvir rádio na cama, alongar-se aos poucos e se preparar para começar o dia. Acordar mais cedo não só lhe permite desfrutar de alguns minutos na cama, como também lhe dá a oportunidade de criar uma rotina mais descontraída para começar o dia.

“É bom estar acordado antes do dia começar. Esse hábito contribui para a saúde, riqueza e sabedoria.”

-Aristóteles-

Relógio em uma janela ao nascer do sol

Comece o dia debaixo do chuveiro

O banho matinal não é apenas uma maneira de limpar a cabeça. O tempo que você passa debaixo d’água é um momento relaxante e energizante. Deixe que o jato de água quente escorra pelas costas, massageando-a.

A água quente vai relaxar seus músculos e sua mente. Esse minuto também permitirá que você pense nas possibilidades à frente e se sinta grato pelo novo dia. Quando o estresse aparece ao longo do dia, você pode evocar essas sensações para relaxar e recuperar o controle sobre suas emoções.

Leia algo inspirador

De uma citação motivacional a um fragmento de autoajuda, a leitura matinal o ajudará a encontrar um novo foco de motivação. Ler pela manhã o manterá inspirado ao longo do dia e permitirá que você tenha uma conversa positiva consigo mesmo, evitando assim pensamentos negativos.

“Ler é como comer; o proveito não é proporcional ao que é comido, mas ao que é digerido”

-Jaime Balmes-

Mulher lendo para começar o dia

Dê um abraço

Os abraços geram uma explosão hormonal que nos ajuda a nos sentir bem e a superar os medos. É por isso que começar a manhã com um abraço é uma ótima maneira de começar o dia.

A “terapeuta do abraço” Lía Barbery, autora do livro El lenguaje de los abrazos (“A linguagem dos abraçosem tradução livre), diz que quando abraçamos, não só secretamos ocitocina, mas também liberamos serotonina e dopamina, o que gera uma agradável sensação de bem-estar, harmonia e plenitude quando nos abraçamos.

O café da manhã deve ser completo e balanceado

O café da manhã é a refeição mais importante porque o que comemos assim que começamos o dia nos ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e nos dá energia para controlar o estresse físico e mental. Sem um bom café da manhã você fica mais vulnerável, tanto física quanto mentalmente.

O problema é que muitas pessoas falam que não têm tempo para o café da manhã ou que não têm apetite pela manhã. Isso ocorre porque elas acordam com pressa e estressados. Mas se você aplicar as dicas acima, principalmente se levantar mais cedo, você terá tempo para se nutrir com um bom café da manhã.

Café da manhã equilibrado para começar o dia

O café da manhã deve conter todos os grupos de nutrientes necessários para o corpo, ou seja, carboidratos -especialmente os complexos, evitando abusar dos açúcares simples-, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis (evitando as gorduras saturadas).

Faça exercício

O exercício moderado vai acordar seu metabolismo e fornecer energia para seu corpo e mente. Caminhar ou praticar ioga são algumas opções interessantes.

De qualquer forma, exercitar-se pela manhã te motivará a manter sua saúde em primeiro lugar, o que te ajudará a se sentir melhor consigo mesmo e a manter um estilo de vida saudável.

Pode interessar a você...
O aroma do café estimula o cérebro e melhora os processos cognitivos
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O aroma do café estimula o cérebro e melhora os processos cognitivos

O aroma do café nos encanta e nos estimula; além disso, nada pode ser mais reconfortante do que nos deixarmos envolver por seu aroma todas as manhã...