Pensamento estratégico: maneiras de exercitá-lo no dia a dia

Pensamento estratégico: maneiras de exercitá-lo no dia a dia

Janeiro 30, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Como treinar o pensamento estratégico?

O pensamento estratégico é um conceito que conquistou seu espaço no campo do marketing. No entanto, ele é perfeitamente aplicável a outras áreas que vão além do campo comercial ou profissional. Na verdade, esta abordagem é útil em praticamente qualquer área da vida.

Define-se como pensamento estratégico uma abordagem que olha para o agora pensando no futuro. Em outras palavras, a capacidade de antecipar o efeito de suas ações, uma visão a longo prazo, criativa e orientada para a executar objetivos específicos.

Como o próprio nome diz, o pensamento estratégico envolve uma estratégia. Um plano de ação coordenado focado em atingir uma meta importante. No começo, esse tipo de pensamento era aplicado em guerras. Depois, no mundo dos negócios. No entanto, como já dissemos, pode ser aplicado para qualquer tipo de finalidade.

“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.
-Aristóteles-

Características do pensamento estratégico

A primeira coisa a se dizer sobre o pensamento estratégico é que não se pode aprendê-lo através de um manual. Muitos o comparam com o exercício de andar, nadar ou andar de bicicleta. Não é algo teórico, mas sim aprendido e fortalecido pela prática.

O xadrez e o pensamento estratégico

Estamos pensando estrategicamente quando entendemos esses pontos:

  • Sabemos onde queremos chegar. Deve haver um objetivo ou uma meta claramente definida. Caso contrário, qualquer estratégia não terá sentido.
  • Sabemos em que ponto estamos. É necessário ter a capacidade de entender a situação em que nos encontramos e o quão distantes estamos de atingir o objetivo.
  • Sabemos definir o caminho a seguir. É o ponto central da estratégia. Envolve elaborar uma maneira de chegar ao que propomos.
  • Sabemos como avaliar a nós mesmos e corrigir-nos. O pensamento estratégico requer flexibilidade para monitorarmos constantemente o que fazemos para podermos redefinir nossa tática.

Para pensar estrategicamente é necessária uma dose de realismo, capacidade de reflexão, de síntese e uma visão do todo. Essas capacidades não surgem do nada, elas precisam ser desenvolvidas através da prática.

Três chaves para o pensamento estratégico

Muitas habilidades podem ter uma influência no pensamento estratégico. No entanto, existem três habilidades que são decisivas, e são as que permitem desenvolver o eixo dessa maneira de pensar. Essas habilidades são:

  • Capacidade de descartar modelos automáticos. Você não pode determinar um curso de ação e se apegar a ele insistentemente. A estratégia é constantemente renovada. Portanto, é preciso ter a mente aberta para redirecionar constantemente o curso e resolver as incertezas.
  • Capacidade de fazer perguntas. No pensamento estratégico, as perguntas são muito mais importantes que as respostas. Se você pode definir a pergunta, já percorreu mais da metade do caminho.
  • Identifique os pontos-chave. É necessário aprender a separar o que é certo do aleatório. Saber quais são os fatores decisivos é fundamental. Isso permite um monitoramento e redirecionamento mais preciso das ações quando necessário.

Pensamento estratégico não é a mesma coisa que “planejamento estratégico”. O primeiro é uma capacidade intelectual que se desenvolve. O segundo, a aplicação dessa habilidade em um aspecto ou situação particular.

Unir peças do quebra-cabeça

Exercícios para desenvolver o pensamento estratégico

Existem muitas maneiras de desenvolver o pensamento estratégico, desde jogar xadrez até criar hipóteses cotidianas e testá-las. No entanto,  para começar, você pode realizar alguns exercícios simples. Eles provaram ser eficazes para disciplinar a mente e adquirir a capacidade de criar estratégias.

Os exercícios simples mais recomendados são:

  • Fazer algo totalmente diferente. A ideia é se comprometer a fazer alguma atividade que nunca tenha feito. Pode ser algo muito simples, como mudar o caminho diário para chegar ao trabalho. Você deve se manter muito atento a tudo. Em seguida, descreva a experiência em um papel. Anote o que você descobrir.
  • Escolher uma referência. Trata-se de escolher alguém você admire profundamente. A técnica é semelhante ao role playing. Inspire-se no modo de pensar deste personagem. Então, ao longo do dia, comporte-se como se você fosse essa pessoa. No final do dia, descreva o que descobrir.
  • Perguntas loucas. Experimente todos os dias criar uma pergunta sobre algo incomum. Não deve ser uma questão que necessite de informações, mas que o induza à análise. Tente responder sem se apoiar em informações. Lance hipóteses. Em seguida, investigue-as e verifique. Por exemplo, por que os olhos são redondos?

O pensamento estratégico é uma habilidade que facilita a realização de objetivos, por isso pode ser aplicado em praticamente tudo. Ele ajuda a pensar de forma mais organizada, mas acima de tudo, a pensar em termos de execução e curto prazo.

Funcionários pensando juntos

Recomendados para você