Deixe de pensar que você merece algo melhor

Deixe de pensar que você merece algo melhor

novembro 28, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
Peixes no aquário

“Merecer algo” é dito hoje em dia com tanta facilidade que perdeu seu significado. Até que ponto pode-se dizer que você merece ter mais do que tem? Por que você merece algo melhor? Graças às campanhas  publicitárias e a influências de todo tipo, parece que todos nós merecemos algo melhor.

É fácil ficar encurralado no ciclo do “merecer”, quase tão fácil quanto alcançar um estado de frustração provocado por não ter isso que alguém acredita que merece, mas que não sabe por quê. Se todos tem, por que eu não? Se eles conseguem, por que eu não?

Isso é estimulado muito frequentemente por outros que, com a intenção de nos animar, ficam mostrando seus merecimentos. E é pior ainda quando se estabelce uma comparação com o outro que tem o que você queria.

Por que você merece isso?

Quando você reclama de alguma coisa como um merecimento próprio, deve primeiro saber o porquê. Por quê você o ganhou? Você foi realmente o melhor? Você realmente tem direito a isso?

Por que você acha que tem que ser mais do que os outros? Quem dá a você o direito de pensar que outros valem menos do que você?

Poderíamos dar mil voltas com essas reflexões, expor dezenas de perguntas. E todas chegariam a um mesmo destino: merecer ou não merecer alguma coisa não é um direito com o qual nascemos.

Pare de dizer que você merece algo e aja

Comparar-se com os outros não adianta nada

Pode parecer que alguém tem mais do que você, que conseguiu mais, merecendo menos. Pode ser verdade ou não; isso é algo subjetivo, como já vimos. De que adianta castigar a si mesmo com essa ideia? O fato é que você não tem, não conseguiu.

Queixar-se do problema o aproxima mais da sua conquista? Definitivamente, não.

A comparação com aqueles que têm o que você procura é uma excelente forma de perder o tempo, a motivação e a energia. Pode ser que não seja justo, que seja errado, mas é o que aconteceu e devemos aceitar isso.

Faça por merecer

Os méritos são os que podem lhe dar o direito de obter isso que você merece, mas não são uma moeda de troca. A realidade se parece mais a um leilão, no qual a moeda não vale sempre o mesmo e é algo que o comprador avalia. E a comparação nem sequer é completa.

Castigar-se constantemente pensando que você merece algo melhor só o arrastará pelo caminho do pessimismo, e não o permitirá tomar uma atitude na sua vida para conseguir o que procura.

Faça por merecer

O que você procura?

Muitas pessoas não têm o que pensam que merecem porque, simplesmente, não souberam expor bem o que procuravam. Uns são muito orgulhosos para reconhecer que erraram, outros simplesmente seguem sem saber sequer que devem responder a essa pergunta.

Você acha que merece alguma coisa melhor? Exponha primeiro por que ainda não tem isso, e em seguida defina o que você vai fazer para merecer isso que quer. E não se esqueça de que, antes disso, deverá saber o que procura ou que tipo de vida quer.

Pelo seu próprio bem, aja mais e queixe-se menos. Saia dessa irrealidade cheia de justificativas e decida o que vai fazer a partir de agora.

Seja honesto consigo mesmo e ponha os pés no chão. Aceite o fato de que a realidade pouco tem a ver com a fantasia, de que o mundo real é assim, imperfeito. Graças a isso todos temos uma oportunidade. E não culpe os demais pelos seus problemas, por  suas frustrações, nem pelo seu “azar”. Há coisas que não podem ser mudadas. O que é possível fazer é mudar a nós mesmos.

Recomendados para você