Persistência é o fôlego dos sonhos - A Mente é Maravilhosa

A persistência é o fôlego dos sonhos

junho 24, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
A persistência dá fôlego aos sonhos

Nada no mundo substitui a persistência, nem sequer o talento. É a qualidade que dá consistência ao caráter, a virtude que caminha de mãos dadas com muitas conquistas. A persistência é capaz de estabelecer uma ponte entre nossa mente consciente e a subconsciente, e quando isso acontece temos uma ponte direta rumo ao sucesso. Também contam outras variáveis, como a inteligência na hora de dirigir esta vontade.

O normal em nossas vidas é que os objetivos não sejam cumpridos na primeira tentativa, já que sempre encontramos caminhos cheios de obstáculos. À medida que vamos desenvolvendo nossa persistência, encontramos soluções alternativas e vemos cada obstáculo como uma experiência, mudamos de perspectiva e ganhamos a possibilidade de aprender com a situação.

Com frequência, temos as ferramentas para conseguir alcançar nossos objetivos, mas não conseguimos porque nos falta a força de vontade, a persistência. Treinar a vontade reduz a taxa de execução dos impulsos negativos de 70% a 17%. Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, realizado pelo psicólogo Wilhelm Hofmann, demonstrou que quando as pessoas cedem a um desejo ou impulso, o executam aproximadamente 70% das vezes, enquanto quando resistem, o executam somente em 17%.

Homem sendo persistente

A ausência de vontade faz com que, quando temos que tomar uma decisão imediata, pensemos unicamente nos benefícios presentes, e não levemos em conta as consequências, sem enxergar além de nossos instintos.

“A paciência, persistência e transpiração são uma combinação indestrutível para o sucesso”.
-Napoleão-

As dificuldades nos tornam mais fortes

As quedas e as crises são inevitáveis. Os problemas que enfrentamos, com mais ou menos frequência, nos oferecem oportunidades para o crescimento pessoal. Eles nos motivam a adquirir recursos e habilidades como meios para encontrar uma solução. Muitas vezes também são eles os que nos tiram de nossa zona de conforto e nos definem desafios inevitáveis diante dos quais, por vontade própria, nunca nos apresentaríamos.

Assim, para enfrentar estas situações, é importante interpretar os problemas como uma oportunidade, e não como um problema. Os estilos de enfrentamento mais adequados são aqueles que nos mantêm ativos, ajudando-nos a definir as causas do problema e identificando sobre quais delas podemos agir para solucioná-lo.

A formiga é um símbolo de persistência

A única coisa que realmente podemos controlar é como responder às dificuldades. Cada vez que o fazemos de maneira positiva e construtiva, nos tornamos mais fortes e somos capazes de enfrentar da melhor forma o problema ou crise seguinte que surgir em nossas vidas. Epíteto, filósofo da escola estoica, escreveu: “As circunstâncias não fazem o homem. Elas somente o revelam diante de si mesmo”.

“Talvez você tenha muitas derrotas, mas não será derrotado. Talvez precise enfrentar estas derrotas para que possa saber quem é, como pode se levantar e como poderá sair dali”.
-Maya Angelou-

Os sonhos podem ser realizados

Um dos grandes segredos do sucesso é educar nossa mente para resistir. Antes de alcançar muitas metas encontraremos pedras no caminho; elas não poderão nos fazer retroceder ou nos afastar da nossa missão. Não se render é a chave para que os sonhos se realizem.

A coragem para persistir diante da adversidade e da desilusão é a qualidade responsável por um maior número de triunfos. A vontade faz parte desta inteligência auxiliar que, bem canalizada, pode nos dar muitos benefícios. Neste sentido, a parte do “bem canalizada” é muito importante. Haverá determinados desafios que teremos que abandonar porque não podemos ou porque vai ser melhor adiá-los um pouco mais no tempo.

A persistência é necessária para o sucesso

Para que nossos sonhos se realizem precisamos nos transformar no tipo de pessoa que educa sua vontade para seguir a decisão consciente de persistir, de continuar por mais diversas e variadas que forem as tentações que surgirem. Assim, sempre encontraremos a maneira de seguir até conseguir alcançar nosso propósito.

“A ambição é o caminho do sucesso. A persistência é o veículo no qual chegamos lá”.
-Bill Bradley-

Recomendados para você