Pessoas apaixonadas: o que as torna diferentes?

As pessoas apaixonadas se dferenciam pelo entusiasmo e pelo saber aproveitar a vida. Também demonstram uma obsessão incansável para alcançar o que sonham. Você conhece alguém com esse tipo de qualidade tão iluminada?
Pessoas apaixonadas: o que as torna diferentes?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Os apaixonados veem a vida como uma fruta doce que deve ser espremida ao máximo. Eles nos inspiram e, às vezes, até nos esgotam, porque seu ímpeto e motivação são tão excessivos e efervescentes que é difícil acompanhá-los. No entanto, eles sempre se destacam por mostrar uma série de forças psicológicas que os tornam únicos.

Albert Einstein disse que ele, na realidade, não tinha nada de especial. Ele era apenas alguém apaixonadamente curioso. De alguma forma, esse traço, essa qualidade, é como a gasolina que inflama o melhor do ser humano. É o farol que o guia na realização dos propósitos mais elevados e é também aquela virtude capaz de transformar o mundo.

Afinal, apenas aqueles que são verdadeiramente apaixonados por seus sonhos e objetivos cruzam fronteiras que ninguém se atreveu a derrubar antes. Somente aqueles que têm clareza sobre o que querem mobilizam todas as suas energias, esforços e esperanças para esse objetivo. Essas são, sem dúvida, as figuras que mais precisamos em nossas vidas e em nossa sociedade.

Agora, as pessoas apaixonadas… Elas nascem ou são feitas? Aprofundamos nesse tema.

Ter paixão é abrigar propósitos diários pelos quais lutar sem desistir.

Menino andando entre montanhas aplicando a regra Cachinhos Dourados
O apaixonado confia em si mesmo e no que se propõe, mesmo que os outros não o entendam.

O que diferencia as pessoas apaixonadas do resto?

Um dos maiores especialistas no estudo da psicologia da paixão é o psicólogo Robert J. Vallerand. Ele foi pioneiro em fornecer um autêntico compêndio teórico sobre o assunto, esclarecendo ideias e fornecendo informações valiosas. Assim, em um trabalho de 2018, ele já oferecia uma definição interessante sobre as pessoas apaixonadas.

O homem ou a mulher com esses traços mostra uma inclinação para uma atividade ou atividades que são significativas para eles e nas quais investem muito tempo e energia. Muitas vezes, tudo deve ser dito, é difícil compreender essas personalidades. Seja no trabalho, na arte ou na política, essas figuras sempre causam comoção e surpresa e nos parecem fascinantes e esquisitas ao mesmo tempo.

O que os faz ser assim? Podemos também nos contagiar com um espírito tão estimulante?

“A paixão é a gênese do gênio.”

-Galileu-

Os dois tipos de paixão que podem definir você

Vallerand explica em seu livro The Psychology of Passion: A Dualistic Model que existem dois tipos de pessoas apaixonadas. O primeiro mostra um tipo de paixão harmoniosa, aquela que sempre os beneficiará e lhes permitirá alcançar objetivos, bem como altos níveis de bem-estar e satisfação.

Porém, a paixão também pode se tornar obsessão. Nesse caso, pode levar a comportamentos desadaptativos e às vezes até problemáticos. Um exemplo disso é se desfazer de algumas relações para atingir um objetivo profissional. São dois lados da mesma moeda que vemos com muita frequência.

Elas se relacionam com cada aspecto da vida com grande entusiasmo

Se há uma dimensão que as define, é o entusiasmo. Parece não haver meio termo para pessoas apaixonadas: elas são cativadas ou entediadas por alguma coisa, ou estão em um projeto ou estão subindo pelas paredes por pura ansiedade. São ativas, proativas, muito curiosas, exploradoras natas e amantes da inovação.

Em suas mentes há sempre um objetivo a alcançar, um sonho a conquistar, uma estrela para tocar com os dedos… Elas se conectam com sua realidade imediata e com as pessoas ao seu redor com grande efusividade, positividade e energia.

Têm perseverança e resistência à frustração como principais características

As pessoas apaixonadas sabem que a vida pode lhes colocar obstáculos a qualquer momento. Elas estão cientes de que o que se quer nem sempre é alcançado, mas mesmo assim, elas não desistem. Vão percorrer o caminho mais longo, se necessário. Aceitarão cair mil vezes, mas aprenderão com cada erro e tropeçarão com muita motivação, resiliência e coragem.

Pessoas apaixonadas confiam em si mesmas, têm consciência de seus limites, mas tentam se superar sempre que podem.

Cultivam o otimismo

Seu otimismo é saudável e significativo. Não veem a vida através de um filtro cor-de-rosa, mas, em vez disso, fazem aquele esforço mental muito necessário para encontrar soluções para todos os problemas. São aquelas presenças que sempre infundem esperança, transmitem expectativa e desejo de superação em todas as circunstâncias.

Dessa forma, se nos perguntássemos no início, se a pessoa apaixonada nasce ou se faz, a verdade é que em 80% dos casos ela já mostra esses traços desde o nascimento. Elas têm grandes habilidades para gerenciar o estresse, superar todas as dificuldades e sempre ver o arco-íris no meio de cada tempestade.

Mulher de suéter amarelo foca seu olhar em direção à câmera
A pessoa apaixonada é definida por ter sempre uma mente focada no que deseja alcançar.

Sentido de pertencimento, valores e orientação para objetivos

Uma das características que mais se destacam nas pessoas apaixonadas é o sentimento de pertencimento. Sentem grande prazer e motivação em fazer parte de um grupo social. Elas são muito familiares, amigos de seus amigos, colegas de trabalho extraordinários e até grandes líderes capazes de orientar com sucesso suas equipes e funcionários. Sabem construir laços enriquecedores e produtivos.

Da mesma forma, outra característica evidente é sua clara orientação para traçar objetivos. Elas sempre têm um plano ou propósito em mente, precisam se por desafios de curto e longo prazo. Por sua vez, todas essas expectativas são influenciadas por seus valores fortes, por seus significados vitais.

Capacidade natural de aproveitar as pequenas coisas, nem tudo é trabalho

Viver com paixão é tentar aproveitar cada momento intensamente. É ver o lado positivo de cada circunstância, valorizar o que você tem e entender que além das metas, do trabalho e dos sonhos, existe a realidade.

Cada evento que acontece aqui e agora é importante para as pessoas que vivem com entusiasmo. Não desprezam nada, não perdem oportunidades, risadas, companhia, cumplicidade e brincadeiras.

Tudo vale a pena, tudo merece alegria para esse tipo de personalidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vallerand, Robert. (2007). On the Psychology of Passion: In Search of What Makes People’s Lives Most Worth Living. Canadian Psychology-psychologie Canadienne – CAN PSYCHOL-PSYCHOL CAN. 49. 10.1037/0708-5591.49.1.1.
  • Vallerand, R.J. The role of passion in sustainable psychological well-being. Psych Well-Being 2, 1 (2012). https://doi.org/10.1186/2211-1522-2-1

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.