6 mitos comuns sobre as pessoas mentalmente fortes

6 mitos comuns sobre as pessoas mentalmente fortes

maio 29, 2016 em Emoções 1 Compartilhados
6 mitos comuns sobre as pessoas mentalmente fortes

Existem muitas ideias e mitos sobre as pessoas mentalmente fortes. Algumas vezes passamos muito tempo pensando sobre como nos tornarmos mais como elas. Outras vezes, caímos no erro de acreditar em alguns mitos que nos fazem duvidar das vantagens de ser mentalmente forte.

Desta vez quero falar das crenças mais comuns sobre as pessoas mentalmente fortes. Você vai ver que eles são como eu e você. A única diferença pode estar na maneira de aceitar e enfrentar os desafios da vida.

Mito 1. Elas nasceram fortes

Você pode pensar que as pessoas mentalmente fortes já nasceram assim. Talvez você até pense que eles vêm com uma mentalidade diferente que os define desde o nascimento. A realidade é bem diferente. Todos nós nascemos com as mesmas habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais.

As diferenças surgem pela maneira como somos educados, as experiências que vivemos e a visão que desenvolvemos. Por isso, não é incomum observar dois irmãos que tiveram a mesma vida e são completamente opostos.

Um deles poderia muito bem entrar na lista de pessoas mentalmente fortes, enquanto o outro é inseguro. A diferença reside nas perspectivas que cada um formou e no trabalho emocional que foi realizado por conta própria.

Mito 2. São frias e pouco emotivas

Mulher-com-os-olhos-fechados

Isso é completamente falso. As pessoas mentalmente fortes sentem as mesmas emoções que todos nós. Na realidade, muitas delas são pessoas mais doces e agradáveis do que imaginamos. A diferença é que elas sabem como expressar suas emoções.

Elas simplesmente evitam dar todo o seu amor a pessoas que não merecem. Também estão preparadas para terminar os relacionamentos abusivos quando estes aparecem em suas vidas. Sem dúvida esse tipo de decisão também as machuca, mas elas sabem que devem se manter a salvo. Você pode até pensar que são frias porque sabem controlar suas emoções, mas este não é um sinal de frieza.

Mito 3. São agressivas e pouco amigáveis

As pessoas mentalmente fortes não baseiam sua existência em agradar aos outros. Nem vão tentar te controlar ou dizer como você deve viver. Mas isso não significa que elas sejam pouco amigáveis.

A ideia de que elas são agressivas nasce do fato de que as pessoas mentalmente fortes não têm problema em expressar  sua opinião. Se não gostam de alguma atitude sua e se acreditam que você está tentando controlá-los, elas vão definir um limite.

Na maioria das vezes elas farão isso de forma amigável. A única razão pela qual elas podem se tornar agressivas é quando você não respeita seus limites. Fora isso, elas são mais amigáveis e acessíveis do que ninguém.

Mito 4. Elas nunca enfrentaram momentos difíceis

Outro mito igualmente falso das pessoas mentalmente fortes. É comum que, ao conhecer uma dessas pessoas, acreditemos que elas sempre tiveram uma vida fácil. A realidade é bem distinta.

Muher-arrependida-em-um-precipício

Todo mundo já passou por experiências de fracasso, dúvida, medo e tristeza. Não pense que só você teve uma infância difícil. A diferença da pessoa mentalmente forte é que ela não está disposta a permitir que essas experiências a detenham ou a definam.

Elas sabem que cada vivência que experimentam é um aprendizado valioso, se aproveitado adequadamente. Então, elas se concentram em ter metas e alcançá-las.

Mito 5. As pessoas mentalmente fortes não têm problemas emocionais

O fato de que uma pessoa é mentalmente forte não a torna perfeita emocionalmente. Se você vive com algum problema emocional, como a depressão, e pensa que por isso não pode ser mentalmente forte, você está completamente enganado. A única coisa você que realmente precisa ter é a decisão de enfrentar esses problemas. A partir desta decisão você pode pegar o caminho para ser mais forte.

A força mental baseia-se em habilidades que todos nós podemos adquirir. Algumas habilidades vão demorar mais tempo do que outras, mas não estão limitadas por nada.

Mito 6. A dor não existe para elas

Estar dentro da classificação de pessoas mentalmente fortes não significa que você esteja livre da dor. Tanto física como emocionalmente, você sentirá dor como todos. A diferença é que você será consciente de que isso é necessário para seguir em frente.

Não pense que por ser mentalmente forte você poderá correr uma maratona pela primeira vez sem sentir dor. Isso só acontecerá se você treinar o suficiente. O que acontecerá é que você se sentirá obrigado a continuar porque terá os motivos emocionais suficientes para isso.

No fim das contas, com os mitos sobre pessoas mentalmente fortes, você também pode ter percebido que é uma delas. Não é verdade?

Recomendados para você