Existem pessoas que não valem a pena, valem a alegria

Existem pessoas que não valem a pena, valem a alegria

maio 29, 2016 em Psicologia 6 Compartilhados
Pessoas que valem a alegria

Existem pessoas que não valem a pena, valem a alegria. Por isso, para não sofrer, é importante se rodear de gente agradável com quem possamos ter um relacionamento de plenitude, com suas vantagens e desvantagens. O importante é que a balança se ajuste pela ganho dos bons sentimentos e não pela perda destes.

As pessoas que merecem a alegria são aquelas que amam, valorizam e cuidam dos seus companheiros com respeito e consideração. Como veremos, começaremos a merecer a alegria quando deixarmos de lado os julgamentos e as expectativas.

Seremos alegria e não pena no momento em que a outra pessoa souber que estamos ao seu lado sem condições. Isto é, mostrando um sentimento de apreço e carinho desinteressado ou, o que é a mesma coisa, em vez de um “hoje por você e amanhã por mim”, um “hoje por nós dois e amanhã também, pois um faz bem ao outro”.

casal-compartilhando-a-alegria

Não perca o seu valor com uma pessoa que não reconhece o que tem

Se você “pede demais,” é porque vale muito e, principalmente, porque tem o valor de demonstrá-lo e de não renunciar a aquilo que você deseja ou quer. Porque um amor que é mendigado não é amor; está destinado a não ser e a se tornar opaco e doer.

A dificuldade na hora de questionar o que é o amor está no fato de que o amor não é um estado único e unidimensional, e sim um fenômeno complexo que se experimenta em diversos relacionamentos, sejam ou não amorosos.
Compartilhar

Assim, amantes românticos, casais, pais, filhos e amigos íntimos destacam que para se sentir confortável com alguém de quem gostam, não é suficiente o apreço, e sim os sentimentos de intimidade, de carinho, de confiança e de complementação.

alegria-do-casal

Por isso, quando nos sentimos desprezados pelos outros ou nos afeta a desigualdade em um relacionamento afetuoso que requer uma troca, precisamos deixar de nos sentir incomodados e enganados.
Compartilhar

As pessoas envolvidas em um relacionamento saudável estão relaxadas porque sabem que, com o tempo, algo similar à equidade tende a acontecer. Isto é, duas pessoas que se valorizam sabem que estarão ao lado uma da outra na hora em que precisarem.

A comunicação sensível pode tornar o relacionamento mais profundo

A comunicação sensível pode tornar mais profunda a satisfação e a intimidade nos relacionamentos. Contudo, a comunicação honesta com as pessoas que nos rodeiam pode não ser tão simples como parece. Esta leva a compartilhar sentimentos negativos e coisas que talvez não sejam agradáveis sobre nós mesmos, o que aumenta a nossa vulnerabilidade.

Aqui entra em cena a sutileza na comunicação e a capacidade do contexto e da pessoa para compreender o que está transmitindo. O importante em um relacionamento saudável é que essas “vulnerabilidades” sejam tratadas com carinho e respeito.

casal-abraçado-alegria

Para isto devemos ser sensíveis com as outras pessoas e evitar atribuições, julgamentos, castigos e coerção. Duas pessoas transmitem carinho e respeito uma à outra quando deixam de pensar em “como devem se sentir” ou “como devem viver suas vidas”.

As expectativas conduzem a uma comunicação ruim e uma confusão de sentimentos que descompensam a balança, deixando que a pena ganhe a batalha em detrimento da possibilidade de que um relacionamento gere alegria, entusiasmo, conforto e confiança.

Recomendados para você