Faça com que o seu trabalho seja a materialização do amor

Faça com que o seu trabalho seja a materialização do amor

abril 11, 2016 em Psicologia 28 Compartilhados
Mulher que ama o seu trabalho

Dedicamos uma grande parte das nossas vidas ao nosso trabalho, e embora algumas pessoas se conformem em sobreviver, outras fazem do seu trabalho uma forma de vida. Quando uma pessoa ama o seu trabalho, ela se destaca entre as demais, visto que é capaz de viver com uma paixão e alegria constantes.

Que tipo de pessoa você é: das que se conformam e sobrevivem com o seu trabalho ou das que acabam se dedicando ao que realmente amam?

Certamente você já encontrou alguma dessas pessoas que amam o seu trabalho; são aquelas que ficam felizes durante o expediente e, por isso, estão dispostas a inovar e a melhorar a cada dia. São profissionais que dão o melhor de si mesmos como pessoas, sem descuidar dos aspectos mais importantes da sua profissão.

Não importa de qual trabalho estamos falando, é possível encontrar o que amamos em qualquer um deles. Seja no âmbito da construção, da limpeza, do atendimento ao cliente, profissionais de saúde, administração, agricultura, educação, etc. Todos os trabalhos são igualmente dignos, e podemos fazer deles uma arte.

“Amar a vida através do trabalho é partilhar do segredo mais íntimo da vida.”
-Khalil Gibran-

Dedique-se a aquilo que você ama

Sempre que vemos alguém que aprecia o que faz no trabalho, decidimos que essa pessoa é privilegiada, já que encontrou aquilo que não só lhe permite viver, mas também lhe traz satisfação e alegria. Pensamos assim mesmo que, para conseguir isso, a pessoa tenha realizado um grande esforço.

É que encontrar aquilo que amamos requer atender às nossas necessidades, não nos conformarmos com simplesmente viver, mas sim querer viver de uma forma plena, onde podemos desenvolver todos os nossos aspectos e potenciais.

“A sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, dedicar-se a ele com todo o seu coração.”
-Buda-

Mão tocando piano

Uma vez que tenhamos encontrado qual é a tarefa e o âmbito que mais nos reconfortam, aqueles que nos permitem crescer não só como profissionais, mas como pessoas, chegou o momento de tomar uma atitude corajosa para não abandonar essa ideia.

Não é fácil apostar em se dedicar ao que você ama, pois haverá muitas circunstâncias que você terá que cumprir; no entanto, vale a pena ir por esse caminho do que você ama, mesmo que seja pouco a pouco, e de uma forma que possa ir dando pequenos passos até finalmente conseguir.

O trabalho feito com amor

Em todas as nossas ações podemos deixar impregnada uma parte do nosso amor, que vai inevitavelmente influenciar a sensibilidade das pessoas com as quais mantemos contato. Deixamos toques delicados dispersos para quem estiver disposto a reconhecê-los, e que permitam tocar o seu ser.

O trabalho é uma dessas atividades onde temos a oportunidade de nos comover e fornecer toda a sensibilidade que nós temos, mostrando toda a beleza da qual somos feitos. Uma força que pode ir mais além dos medos e da insegurança; transbordando com a energia que move o amor.

É fácil perceber quando alguém está colocando amor naquilo que faz, pois a ação mais humilde se torna uma contribuição valiosa, capaz de gerar emoções agradáveis. Essa pessoa que deposita seu amor entra em um estado de bem-estar e plenitude que deixa um brilho em seus olhos, alcançando o entusiasmo próprio de um apaixonado pela vida.

“O trabalho é o amor tornado visível. E se não sabeis trabalhar com amor, mas apenas com desagrado, é melhor deixardes o trabalho e sentar-vos à porta do templo a pedir esmola a aqueles que trabalham com alegria.”
-Kahlil Gibran-

Mulher observando horizonte

Não viva pela metade, viva em plenitude

Temos que viver em plenitude neste rio no qual podemos decidir se queremos afundar ou fluir pelo trajeto que nos conduza a novas rotas, passando pelas correntes e mergulhando em suas profundezas, explorando, primeiro a nós mesmos, para alcançar a fusão com a natureza e o sentido que ela nos dá.

Se você escolher viver em plenitude, vai colocar amor em cada coisa que fizer. Entregando-se por completo, você vai desfrutar e crescer aprendendo ao mesmo tempo que compartilha o fruto do seu trabalho com os outros ao seu redor.

Se você quer realmente viver: viva em plenitude, com a segurança de que você só vai se arrepender do que não tiver feito, do que não tiver tentado e de tudo o que deixou de saborear por não ter se atrevido a viver, por permanecer estagnado em um estado ilusório de segurança que não lhe permitiu conhecer todas as suas potencialidades.

“Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer.”
-Steve Jobs-
Recomendados para você