Pessoas nutritivas: o alimento das relações saudáveis

· março 26, 2019
As pessoas nutritivas geram ambientes carregados de positividade que favorecem uma maior sensação de bem-estar.

Há pessoas com encanto que enchem nossos corações de magia. São aquelas que se ocupam de descomplicar nossa vida e pensam em prol do nosso bem-estar. São as pessoas nutritivas, as quais enriquecem o nosso caminho e nos ajudam a construir relações saudáveis.

Cada pessoa é única e, com sua autenticidade, é capaz de gerar em nós emoções, pensamentos e comportamentos. Por isso, se temos pessoas que deixam nossa vida mais fácil e que enchem de harmonia os espaços que compartilhamos com elas, contaremos com um maior bem-estar em nossas vidas.

Neste artigo vamos mergulhar no mundo das pessoas nutritivas. Mostraremos quais são suas características, como atrair pessoas desse tipo e quais são os benefícios de cultivar relações com elas.

“As pessoas nutritivas favorecem relações saudáveis. Elas nos alimentam com empatia, tolerância, altruísmo e carinho. Cuidam de nós e cuidam delas. São seres que tecem harmonia por onde passam oferecendo o melhor de si mesmos”.

Pessoas nutritivas: características

Pessoas nutritivas são pessoas que alegram os momentos apenas com a sua presença. Vamos observar quais são suas características:

  • São pessoas que têm um conhecimento profundo de si mesmas. Isso as leva a gerir suas emoções de forma adequada. Por isso, são mais habilidosas na hora de enfrentar diferentes situações.
  • Empáticas. São pessoas que se colocam na nossa pele, sendo capazes de se aproximar do que pensamos e sentimos.
  • Tolerantes. São pessoas abertas a diferentes perspectivas e, embora não as compartilhem, sabem respeitá-las.
  • Sinceras. São capazes de dizer o que sentem e pensam porque se guiam pelo princípio da honestidade.
  • Altruístas. Buscam o bem-estar alheio de maneira desinteressada.
  • Autênticas. São pessoas que se mostram da maneira como são.
Relações saudáveis de amizade

As pessoas nutritivas se colocam no lugar dos outros. Elas sabem o que lhes convém e, embora seja difícil, dizem “não” quando veem que algo não é benéfico. Por isso, são mais assertivas em suas relações.

Isso não quer dizer que sejam pessoas perfeitas. Elas podem se equivocar como qualquer pessoa. A diferença está na maneira como enfrentam os problemas e como os solucionam, buscando seu bem-estar sem passar por cima dos outros.

Como atrair pessoas nutritivas?

Como já comentamos, as pessoas nutritivas fazem com que nos sintamos melhor. Por isso, é importante saber como atrair pessoas saudáveis em nossas vidas:

  • Estabelecer limites. Se sabemos até onde os outros podem ir conosco e não os deixamos ultrapassar esse limite, vamos nos aproximar mais de pessoas nutritivas, pois as tóxicas vão se afastar. Em contrapartida, as nutritivas vão compreender melhor a situação e entenderão nosso ponto de vista.
  • Dizer adeus à dependência. As relações nas quais precisamos do outro para podermos nos sentir bem se mostram tóxicas. É melhor pensar em nós mesmos e saber que podemos estar ao lado de alguém e amar essa pessoa sem que ela seja imprescindível para termos uma sensação de bem-estar.
  • Com quem nos comportamos de forma tóxica e com quem nos comportamos de forma nutritiva? Às vezes a toxicidade não vem dos outros, mas de nós mesmos. Para mudar isso, devemos começar por nos conhecer melhor e ir trabalhando nossos conflitos pessoais com o objetivo de oferecer e estabelecer relações saudáveis.
  • Pensar em como nos sentimos. Se começarmos a pensar em como são nossas relações, poderemos perceber quais sentimentos, ideias e comportamentos elas geram em nós. Será que é a outra pessoa ou somos nós mesmos? Identificar esse aspecto é essencial. Se não nos sentimos confortáveis, é um bom sinal para saber se se trata de uma relação tóxica.

Então, há vários caminhos para nos aproximarmos de pessoas que são fonte de alimento para relações saudáveis. O importante é estar atento a nós mesmos e às outras pessoas, mudar o que considerarmos necessário de nossa parte e, se percebermos que o sofrimento persiste, podemos optar por nos afastar dessa relação que nos faz tão mal.

Amigos abraçados

Benefícios de ter relações saudáveis com pessoas nutritivas

As pessoas nutritivas nos enchem de vida. São indivíduos que trazem grandes benefícios, como:

  • Relações maduras.
  • Maior qualidade de vida.
  • Maior tranquilidade.
  • Sensação de harmonia.
  • Visão mais positiva do mundo e dos problemas.
  • Maior liberdade.
  • Relações mais autênticas.

Além disso, segundo o estudo de Neva Millic e Ana María Arón, professoras de psicologia da Universidade Católica do Chile, as pessoas nutritivas favorecem um ambiente propício para o aprendizado e as relações interpessoais saudáveis. A questão é que essas pessoas alimentam climas nos quais a convivência social é mais factível, ajudando a aflorar a melhor versão daqueles que estão nesse contexto.

Então, se pararmos para analisar diversos contextos, descobriremos que as pessoas tóxicas favorecem ambientes negativos, o que ocorre tanto no plano profissional quanto no familiar ou de um relacionamento. Por isso, é melhor nos rodearmos de pessoas nutritivas, já que assim contaremos com um ambiente no qual haverá uma maior harmonia.

  • Milicic, N. & Arón, A.M (2017). Climas sociales tóxicos y climas sociales nutritivos para el desarrollo personal en el contexto escolar. Universidad Católica de Chile.