Pode existir amizade entre um homem e uma mulher?

A amizade entre um homem e uma mulher nem sempre tem que levar a um encontro sexual ou a um relacionamento afetivo. No entanto, cultural e socialmente fomos forçados a aceitar essa ideia como certa.
Pode existir amizade entre um homem e uma mulher?

Última atualização: 07 fevereiro, 2022

Todos conhecemos filmes como When Harry Met Sally ou séries como Friends. Nessas conhecidas produções nos é apresentada uma ideia quase recorrente: que a amizade entre um homem e uma mulher é algo quase impossível. Na verdade, nada mais é do que um simples período de transição para um relacionamento.

No entanto, na realidade vemos que este fato nem sempre é cumprido. Homens e mulheres podem interagir sem ter que ter um encontro sexual ou o início de um vínculo afetivo. No entanto, há muitas pessoas que continuam a manter uma ideia um tanto marcante: que uma mulher e um homem sejam amigos é quase impossível devido às diferenças psicológicas que existem entre eles.

Além disso, como vários estudos nos apoiam, quando se trata de amizades mais sólidas e duradouras, as diferenças são sempre mais construtivas. Isso certamente não implica que às vezes apareça friendzone.

O que a pesquisa diz? A amizade pode realmente existir entre um homem e uma mulher? São casos isolados?

“A amizade é mais difícil e mais rara que o amor. Portanto, devemos tentar resgatá-la”.

-Alberto Morávia-

Estudos sobre a amizade entre um homem e uma mulher

O eterno dilema sobre a possível amizade ou não entre um homem e uma mulher foi analisado por vários cientistas da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos, para descobrir que verdade existe nesse dilema.

  • O estudo reuniu 88 pares de estudantes universitários e fez uma série de perguntas, tanto em particular quanto na presença um do outro. As perguntas eram sobre os sentimentos românticos que eles tinham ou poderiam ter em relação ao amigo com quem vieram para o estudo.

As respostas obtidas foram classificadas em três categorias: sem atração, moderadamente atraída e extremamente atraída, diferenciando também entre atração, estima e desejo.

perfil de um casal

Por outro lado, para ter uma visão global, também foi feito um histórico completo da interação de cada participante com pessoas do sexo oposto:

  • As circunstâncias em que os amigos se conheceram (trabalho, escola, amigos em comum, etc.)
  • O tempo que a amizade durou.
  • As emoções envolvidas, etc.

Os resultados do estudo sobre a amizade entre um homem e uma mulher

O mais surpreendente dos resultados obtidos no estudo é que a percepção do relacionamento muda muito dependendo do gênero. Assim, homens e mulheres julgam a partir de diferentes parâmetros a relação que mantêm entre si.

  • De acordo com os resultados do estudo, os homens são muito mais atraídos por suas amigas e são mais propensos a pensar que suas amigas são atraídas por eles.
  • Por outro lado, conforme revelado pelo estudo, as mulheres, em geral, estão na contramão dos homens de quem são amigas. Ou seja, elas sentem pouca ou nenhuma atração por seus amigos homens e assumem que essa falta de atração é mútua.

As causas da nossa maneira de pensar sobre a amizade

A socióloga da Universidade de Cardiff, realizou um estudo para descobrir as motivações de crianças e adolescentes em seu comportamento diário, independentemente da opinião dos adultos.

  • A ideia geral é que se você tem uma namorada você tem sucesso. Considere que a cultura do namoro é tão difundida que os adolescentes parecem forçados a buscar um parceiro cada vez mais cedo, quando estão realmente descobrindo sua própria sexualidade.
  • Os adolescentes também são muito influenciados pelo círculo de amigos e colegas de escola, onde ter um parceiro é visto como sinal de status e popularidade. Não ter um companheiro pode gerar, em alguns casos, um estigma social e causar certa marginalização.
parceiro

Na realidade, não é que haja uma grande influência dos meios de comunicação de massa e um bombardeio contínuo de publicidade. Em vez disso, nos deparamos com o fato de que comportamentos relacionados a ter um parceiro servem para reforçar a imagem que oferecemos aos outros, dando assim um “ideal” de poder ou status.

No entanto, é essencial viver a amizade entre pessoas do sexo oposto da mesma forma que vivemos e aceitamos os do mesmo sexo, de forma saudável e honesta. É importante desfrutar com os nossos amigos e de todos os bons momentos que passamos com eles, para apreciar verdadeiramente tudo o que cada um deles nos traz.

Você que acha? Pode haver amizade entre um homem e uma mulher?

Pode interessar a você...
14 erros sobre a amizade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
14 erros sobre a amizade

A amizade tem muitos benefícios, mas também é cercada de crenças equivocadas que distorcem as relações e criam conceitos errôneos sobre os amigos.



  • Bell, R. R. (1981). Friendships of women and men. Psychology of Women Quarterly, 5, 402-417.
  • Buss, D. M. (1994). The evolution of desire: Strategies of human mating. New York: Basic Books.
  • Monsour, M., Beard, C., Harris, B., & Kurzweil, N. (1994). Challenges confronting cross-sex friendships: Much ado about nothing? Sex Roles, 31, 55-77.
  • Rusbult, C. E. (1980). Satisfaction and commitment in friendships. Representative Research in Social Psychology, 11, 96-105.
  • Rusbult, C. E., & Buunk, B. P. (1993). Commitment processes in close relationships: An interdependence analysis. Journal of Social and Personal Relationships, 10, 175-204.