A pirâmide de sucesso de John Wooden

A Pirâmide do Sucesso de John Wooden é um magnífico compêndio de valores. Foi feito para vencer nos esportes, mas com o tempo se espalhou para outros campos, incluindo a vida pessoal.
A pirâmide de sucesso de John Wooden

Última atualização: 14 janeiro, 2022

A Pirâmide do Sucesso de John Wooden é um modelo que foi projetado para jogadores de basquete. Com o tempo, ele cruzou os campos de jogo, tornando-se um esquema seguido e praticado por empresas e pessoas ao redor do mundo como uma ferramenta para atingir seus objetivos.

John Wooden era treinador de times de basquete na Universidade da UCLA. Sob sua liderança, a equipe conquistou 10 dos 12 títulos disputados em uma final universitária. Porém, não ficou para a história por esses triunfos, mas pela filosofia por trás deles e que se sintetizou na pirâmide do sucesso.

A pirâmide do sucesso não é um simples livro de receitas para obter conquistas. Tem mais a ver com os valores por trás daqueles que alcançam o que se propõem a fazer. Não só mudou a forma de ver o jogo, mas também marcou uma forma de compreender a vida e alcançar os objetivos. Vamos ver do que se trata.

“O sucesso é a paz interior que resulta diretamente da autossatisfação de saber que você fez tudo o que podia para ser tão bom quanto era capaz.”

-John Wooden-

Homem feliz com sucesso profissional

A base da pirâmide do sucesso, de John Wooden

A pirâmide de sucesso de John Wooden é baseada na ideia de que existem três áreas principais a serem trabalhadas ao tentar atingir uma meta. Cada uma dessas áreas coincide com uma área da pirâmide: a base, o corpo e o vértice. Os componentes que constituem a base são os que sustentam todo o resto. São os seguintes:

  • Dedicação. Via de regra, o caminho para o sucesso é o trabalho. O esforço deve ser diário. Só o que se consegue trabalhando é duradouro; o resto vem e vai.
  • O entusiasmo. Para perseverar no dia a dia, é preciso ter convicção e vontade de fazer o que você faz. Esses dois elementos juntos são chamados de entusiasmo na pirâmide do sucesso.
  • Amizade. As outras pessoas estão sempre presentes nas próprias realizações. Quando existe um sentimento amigável o entusiasmo aumenta e o esforço é facilitado.
  • Lealdade. Primeiro consigo mesmo e depois com as pessoas e os objetivos. Lealdade é consistência com o que você deseja.
  • A cooperação. Quando cada pessoa se torna um estímulo para os outros e, por sua vez, obtém incentivo de outras pessoas, é mais provável que consigam o que desejam.

O corpo da pirâmide do sucesso

O segundo componente principal da pirâmide do sucesso é o corpo. Isso corresponde aos valores que ajudam a manter um propósito ao longo do tempo. Os elementos que compõem este componente são os seguintes:

  • Iniciativa. Você tem que ir atrás do que quer e não esperar que chegue até você. Decisões e ações devem ser tomadas para avançar. Você nunca deve ter medo do fracasso.
  • Propósito. Refere-se ao planejamento necessário, ou seja, a o caminho marcado que, em qualquer caso, não é fixo, mas pode ser alterado conforme a necessidade.
  • Autocontrole. Tem a ver com manter o equilíbrio em tempos difíceis.
  • Alerta. Você nunca deve ter excesso de confiança, mas fique atento, especialmente quando houver mudanças em seus planos. Uma meta não é alcançada até que seja realmente alcançada. Mesmo a um passo de distância, elas podem se perder.
  • Condição. Para conseguir o que deseja é preciso se preparar, aprender, desenvolver habilidades e corrigir os pontos fracos. É importante manter uma boa condição física, emocional e mental.
  • Destreza. As tarefas essenciais devem ser repetidas e praticadas até que possam ser realizadas de forma rápida e correta.
  • Espírito de equipe. Para atingir uma meta, você deve pensar coletivamente. A ajuda de outras pessoas sempre será necessária e, ao mesmo tempo, os melhores propósitos são aqueles que beneficiem a muitos.
Mãos unidas

O vértice: o essencial

No topo da pirâmide do sucesso, todos os valores acima convergem. Eles resultam em três traços que são essenciais para alcançar tudo o que uma pessoa se propõe a fazer. Esses três elementos são os seguintes:

  • Postura. Wooden denomina a postura como a força para manter todos os valores expostos, para cultivá-los e aumentá-los. Também à capacidade de ser autêntico em todas as circunstâncias.
  • Confiança. Cada pessoa deve acreditar em suas próprias habilidades. Desta forma, você ganha a confiança de outras pessoas. Você nunca deve ser pedante.
  • Espirito de competição. Saber competir é crescer nos momentos de dificuldade e responder com coragem aos desafios. As dificuldades tornam os objetivos mais atraentes.

A pirâmide de sucesso de John Wooden se tornou o modelo para muitas organizações. Como você pode ver, é baseado em valores, mas voltado para atingir objetivos. É um mapa mental que ajuda você a se concentrar no que é importante, deixando de lado o aleatório.

This might interest you...
A teoria das pequenas conquistas para construir a autoestima
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A teoria das pequenas conquistas para construir a autoestima

A teoria das pequenas conquistas diz que a vida sempre será melhor se aprendermos a simplificá-la. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Wooden, J. R., & Carty, J. (2006). La pirámide del éxito. Peniel.