O poder da mente na saúde - A Mente é Maravilhosa

O poder da mente na saúde

agosto 10, 2016 em Psicologia 17 Compartilhados
Poder da mente na saúde

Sem dúvida nossa mente é a gestora de nossa saúde e do funcionamento de todos os nossos mecanismos internos, ou seja, do funcionamento de nossos órgãos, inclusive dos mais automáticos e instintivos.

Por isso, se na mente reside a capacidade de dirigir, gerir, coordenar e fazer com que todo o nosso organismo funcione, ela tem muito a fazer por nossa saúde.

homem-mente-fortalece-saúde

As duas mentes

Poderíamos dizer que temos “duas mentes”: a mente consciente, racional e analítica, e aquela que chamamos de mente subconsciente.

É por isso que, em muitas ocasiões, queremos estar bem mas nosso desejo não corresponde ao nosso estado interior. Pelo contrário, começamos a nos sentir mal, parecendo que não temos controle sobre nossa mente, nossos pensamentos e nosso corpo.

Enquanto a mente consciente quer que tudo dê certo, na mente subconsciente, no entanto, são ativados todos os sistemas de alerta, medo e reações que nos fazem sentir sem controle e fracassados diante do propósito inicial de que tudo desse certo.

Na mente subconsciente ficam guardadas as experiências emocionais fortes, e estas ativam recordações, emoções, bloqueios e interferências frente a situações que nos lembram experiências prévias ou traumáticas vividas, ainda que não sejamos conscientes disso.

Quando vivemos uma experiência emocionalmente intensa nossa mente subconsciente reconhecerá outras situações relacionadas com aquela como perigosas e ativará todos os sistemas de alerta, fazendo com que nos sintamos inundados, gerando mal-estar e sofrimento, ainda que no presente a situação não seja realmente perigosa.

A saúde do bem-estar

A partir de nossa mente temos a capacidade de gerar bem-estar ou mal-estar, ainda que não sejamos conscientes do que estamos fazendo.

A saúde é um estado no qual nos sentimos bem, tanto física quanto psicologicamente. E o fato de nos sentirmos bem depende de como nossa mente gerencia e enfrenta a vida e as circunstâncias que ela nos oferecer, da forma mais eficaz possível.

A programação mental

Nossa mente vai programando a si mesma com mensagens que recebemos desde a infância e com o que vamos dizendo a nós mesmos ao longo da vida.

Desta programação depende nosso mal-estar ou bem-estar, já que aprendemos a reagir e a nos sentirmos de uma determinada maneira diante de situações determinadas da vida e das relações.

Com frequência a programação mental fica guardada no subconsciente e, desde ali, são gerados problemas que somatizamos em nosso corpo.

Influência da mente na saúde

Reprogramação mental

Para gerar uma mudança é necessário “reprogramar nossa mente”, ou descobrir o caminho para que nossa mente gere atitudes, sintomas, evolução, pensamentos e sensações de bem-estar.

Isso é possível através da terapia psicológica, com técnicas de reestruturação cognitiva ou com hipnose, entre outras, onde a pessoa descobre a programação errada em sua mente subconsciente que gera mal-estar e doenças.

Se a mente tem o poder de dirigir o funcionamento de nosso corpo, é óbvio que pode fazê-lo corretamente e gerar saúde se aprendermos como fazer isso.

Para tal, é importante descobrir onde a mente subconsciente gera bloqueios emocionais e desbloqueá-los, para permitir que as emoções, atitudes e pensamentos de cura possam fluir.

O poder da mente para gerar saúde

Tomas as rédeas da nossa saúde significa adentrarmos nos domínios de nossa mente. Já que a mente subconsciente não é acessível de uma forma fácil, é importante utilizar o acesso que a mente consciente, lógica e analítica nos oferece, ao mesmo tempo em que observamos as emoções que afloram no processo.

Para começar, é importante que a comunicação com nós mesmos seja através de mensagens positivas e realistas com nossas capacidades do presente:

  • Eu vou conseguir
  • Sei como fazer
  • Vou me curar
  • Meu corpo sabe restabelecer o equilíbrio

O poder da mente na saúde

De forma consciente, lógica, racional e intencional estas mensagens guiarão nossa mente rumo ao caminho do bem-estar, ao mesmo tempo em que nos devolverão o poder que temos para dirigir nossa mente, descobrindo e recordando as capacidades internas para voltarmos ao equilíbrio da saúde.

Recomendados para você