Por que é necessário dormir?

Por que é necessário dormir?
Francisco Pérez

Escrito e verificado por o psicólogo Francisco Pérez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Por que é necessário dormir para manter o organismo funcionando? É razoável esperar que o corpo exija um período tranquilo de descanso e relaxamento para se revitalizar.

No entanto, vários argumentos sugerem que essa não é a explicação completa. Por exemplo, a maioria das pessoas dorme entre oito e nove horas por noite, mas existe uma grande variabilidade entre os indivídus. Algumas pessoas requerem apenas três horas de sono.

Os requisitos de sono também variam ao longo da vida de cada um. À medida que as pessoas envelhecem, geralmente precisam de cada vez menos tempo de sono.

Se o sono realizasse uma única função de restauração do corpo, seria difícil entender por que os mais velhos precisam de uma menor quantidade de sono que os mais jovens.

Além disso, as pessoas que participaram de experimentos de privação de sono não exibiram efeitos duradouros. Esses experimentos consistem em mantê-las acordadas por períodos de até 200 horas seguidas.

As pessoas submetidas a esses experimentos experimentam fadiga, falta de concentração, irritabilidade, diminuição da criatividade e tendência a sofrer de tremores nas mãos enquanto são mantidas acordadas. No entanto, quando podem dormir, retornam rapidamente às condições normais.

Mulher dormindo

Por que é necessário dormir?

O sono é uma necessidade biológica que permite restaurar as funções físicas e psicológicas essenciais para um desempenho pleno. O sono e a vigília são funções cerebrais e estão sujeitos a alterações do sistema nervoso.

Durante o sono ocorrem alterações hormonais, bioquímicas, metabólicas e de temperatura. Todas essas mudanças são necessárias para o bom funcionamento do ser humano durante o dia.

Os pesquisadores descobriram que o sono é vital para que possamos aprender, que está intimamente relacionado com o mapa do tempo da natureza, e tem uma importância crítica para a saúde. No entanto, ainda não se sabe exatamente qual é a sua função.

As pesquisas mais aceitas ligam o sono à reparação dos tecidos do corpo e à conservação e recuperação de energia. Da mesma forma, ele é associado com a consolidação e manutenção da memória. Ao dormir, nosso cérebro “se conserta”. É como se o levássemos para uma oficina.

Como o sono é regulado?

Existem dois mecanismos ou processos identificados como responsáveis ​​pelo sono. O processo “S” é determinado pela história prévia de sono e vigília da pessoa. Ele se manifesta por uma maior propensão a dormir após uma privação de sono. É algo como um acúmulo de uma dívida.

O processo “C” é controlado pelo relógio biológico endógeno e é independente da história prévia de sono e vigília. Tendemos a dormir na fase de queda da temperatura corporal (primeira parte da noite). Acordamos quando essa aumenta (segunda parte da noite).

Homem dormindo

Quais efeitos surgem quando não dormimos?

A vigília, o sono lento e o sono rápido devem acontecer necessariamente de forma harmônica para assegurar o estado de saúde de uma pessoa. O impacto da privação do sono é amplo e afeta não apenas o físico, mas também o psicológico.

Alguns dos efeitos de não dormir são os seguintes:

  • Alterações da memória.
  • Irritabilidade.
  • Ansiedade.
  • Depressão.
  • Sintomas semelhantes ao déficit de atenção.
  • Sistema imunológico prejudicado.
  • Diminuição da capacidade de reação em tempo e precisão.
  • Coordenação manual deficiente.
  • Tremores.
  • Risco de obesidade.
  • Aumento na variabilidade da frequência cardíaca.
  • Risco de ataques cardíacos.
  • Alterações neurológicas.
  • Ataques epilépticos.
  • Supressão do crescimento.

Como vemos, dormir é necessário. Pelo menos está claro que, se não o fizermos, os problemas que podemos ter são muitos.

Efeitos benéficos do sono

Além de ser um grande prazer para muitas pessoas, dormir bem tem efeitos positivos em nosso organismo. Alguns especialistas consideram que existem seis efeitos benéficos de dormir.

  • O sono melhora a memória. De acordo com várias investigações, tirar um cochilo de 90 minutos ajuda a fixar as memórias.
  • Protegemos nosso coração. As pessoas que dormem mal ou pouco são três vezes mais propensas a sofrer de insuficiência cardíaca do que aquelas que dormem bem.
  • Ao dormir, podemos reduzir a depressão. Quando dormimos, relaxamos. Isso facilita a produção de serotonina, que neutraliza os efeitos dos hormônios do estresse. Portanto, isso nos ajuda a sermos mais felizes.
  • Quando dormimos, somos mais saudáveis. O tempo de sono serve para regenerar nosso sistema imunológico. Então, podemos lutar contra as toxinas e superar infecções.
  • Dormir ajuda a perder peso. A falta de sono faz com que os adipócitos ou células adiposas liberem menos leptina, que é o hormônio supressor do apetite.
  • Ao dormir, melhoramos nossa criatividade. Se o cérebro está descansado, a memória funciona perfeitamente. Isso faz com que nossa capacidade imaginativa seja maior, o que facilita a criatividade.
Mulher dormindo

Parece claro, então, que os benefícios de dormir (principalmente se o sono for de qualidade) são inúmeros e muito importantes. Além disso, a falta de sono traz consigo consequências negativas que, a longo prazo, podem ser muito prejudiciais.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.