Por que é tão difícil estabelecer limites?

Por que estabelecemos limites? Por que algumas pessoas não conseguem fazer isso? Como isso afeta nossa vida? Neste artigo te contamos!
Por que é tão difícil estabelecer limites?

Última atualização: 15 setembro, 2022

“Chega”, “Até aqui aguantei”. Essas frases soam familiares para você? São expressões muito usadas para indicar a alguém que está passando dos limites com você. No entanto, às vezes é difícil estabelecer limites. Por que isso está acontece?

A verdade é que não há uma única razão. Os seres humanos são complexos e a interação social fica confusa às vezes. Portanto, o primeiro passo para aprender a estabelecer limites é descobrir onde surge essa dificuldade.

O que são os “limites nos relacionamentos”?

Os limites são linhas metafóricas que marcam um ponto que não deve ser ultrapassado. Algumas delas estão implícitas no pensamento coletivo, como o tabu do assassinato ou do incesto, mas outras devem ser estabelecidas em cada relação.

Assim, se uma pessoa não tolera que seu parceiro espie seu celular, ela estabelecerá o limite comunicando-o. Isso, claro, tem consequências que vão desde a aceitação e respeito até a violência.

É nesta última linha que você começa a perceber que é difícil estabelecer limites: quando os outros os ignoram, quando as consequências de defini-los são negativas ou quando a autoconfiança fraqueja. Vamos ver esses motivos em detalhes.

Mulher conversando com amigo
Pessoas com problemas de autoestima e medo de rejeição têm dificuldade em estabelecer limites.

Por que às vezes é difícil estabelecer limites?

Pode parecer simples: “Se você não me pagar hora extra, eu não fico depois da minha hora de saída”. No entanto, uma vez que esse limite é traçado, as consequências vêm, como discutir com seu chefe, seus colegas recriminando você que se você sair eles trabalham mais, uma possível demissão etc.

O que faz uma pessoa ter medo de enfrentar tudo isso à custa de forçar sua resistência? Vamos ver isso.

1. Medo de conflito

Os conflitos, por mais que possam ser resolvidos de forma pacífica, ainda são situações de tensão, potencialmente desagradáveis, que nem todos toleram da mesma forma. Com a expectativa de um momento ruim, algumas pessoas acham difícil estabelecer limites, pois são muito sensíveis às discussões.

2. Medo de rejeição

O medo da rejeição está intimamente ligado ao exposto,  é uma das causas mais comuns. Voltando ao exemplo, a expectativa de pedir a um parceiro que não verifique o celular traz consigo o perigo de romper o relacionamento por ciúmes ou de ser tachado de exagerado e mentiroso.

Portanto, muitas pessoas se sentem mais seguras controlando o conteúdo de seu celular do que estabelecendo um limite.

3. Problemas de autoestima

Quando um indivíduo não se respeita, é muito difícil para ele estabelecer limites para que os outros façam o mesmo. Um autoconceito pobre alimentará a idéia de que não há nada a ser protegido por limites. São autoestima e amor próprio, além da assertividade, as principais variáveis que nos fazem marcá-los.

4. Má gestão emocional

Afinal, estabelecer limites são decisões baseadas em emoções. Quando te incomoda que alguém te toque sem permissão, você pede para não fazer isso novamente.

Portanto, quando há dificuldades em administrar as próprias emoções ou as dos outros (através da assertividade), estabelecer limites é uma batalha perdida.

5. Necessidade de agradar os outros

Dificuldades em dizer “não” são muitas vezes baseadas na necessidade de agradar os outros. Isso, por sua vez, está ligado à ideia de que a complacência é a chave para ser amado e respeitado pelos outros.

Como você pode imaginar, nem sempre é assim. Haverá muitas pessoas que “pegarão o braço” em vez da mão, outras que perderão o respeito por quem busca sua aprovação. Por esta razão, as pessoas que precisam agradar os outros nunca verão seu medo de rejeição resolvido e é difícil para elas estabelecer limites.

mulher triste pensando
Pessoas com problemas de identidade e a necessidade de agradar os outros para se sentirem melhor não costumam estabelecer limites.

6. Problemas de identidade

Quando alguém não tem clareza sobre quem é ou  não se conhece profundamente, é normal que tenha dificuldade em estabelecer limites em algumas situações. Simplesmente, ele será incapaz de se diferenciar das outras pessoas e de estabelecer uma lista de comportamentos e situações que não tolerará nos outros.

Isso também afeta o espaço pessoal, tanto físico quanto psíquico, pois não está claro o que é necessário para regular as próprias emoções e isso é uma porta de entrada para a toxicidade.

7. Dificuldade em tomar decisões

A insegurança é outra das grandes causas que aparecem quando é difícil estabelecer limites. Essas pessoas geralmente ficam sobrecarregadas com o número de fatores a serem considerados e são incapazes de priorizá-los. Portanto, a necessidade de traçar uma linha está em permanente conflito com consequências e possibilidades.

Como você pode ver, é complexo saber o que torna difícil para nós estabelecer limites para os outros. As razões coexistem e se sobrepõem em cada caso. No entanto, nunca hesite em trabalhar sua assertividade, porque os conflitos nunca terminam na vida: aprender a gerenciá-los é um seguro para sua saúde mental.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Stamateas, B. (2014). No me maltrates: cómo detener y poner límites al maltrato verbal. B DE BOOKS.
  • De la Villa Moral, M., García, A., Cuetos, G., & Sirvent, C. (2017). Violencia en el noviazgo, dependencia emocional y autoestima en adolescentes y jóvenes españoles. Revista iberoamericana de psicología y salud8(2), 96-107.
  • Sahuquillo, I. M. (2006). La identidad como problema social y sociológico. Arbor182(722), 811-824.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.