Por que estou me sentindo irritado ultimamente? Causas e como lidar com isso

"Tudo me irrita, me incomoda e até me aborrece." Se você se sente assim ultimamente, precisa saber que às vezes, por trás desse estado, existem emoções ocultas que você pode estar negligenciando. Nós analisamos isso a seguir.
Por que estou me sentindo irritado ultimamente? Causas e como lidar com isso

Última atualização: 08 março, 2022

“Tudo parece um problema gigante, quase tudo me incomoda e já me falta até paciência… por que estou me sentindo tão irritado ultimamente?”. Quem não se fez essa mesma pergunta em mais de uma ocasião? Porque há momentos em que as emoções estão à flor da pele e só temos como companhia aquele mau humor que permeia quase tudo…

Ninguém gosta de usar a máscara do mau humor e da irritabilidade todos os dias. Além disso, se há algo que acontece com frequência, é que as coisas ficam muito mais difíceis, nossos relacionamentos pioram e o que fazíamos antes sem esforço, agora adiamos o máximo possível, aumentando assim a frustração. A que isso se deve? Estamos perdendo o controle, talvez ficando loucos?

De forma alguma. Um detalhe que devemos entender é que o estado de ânimo varia, assim como o clima. Todos nós vivemos altos e baixos, há dias em que damos conta de tudo e outros em que a vida nos vence. É normal que isso aconteça. Somos humanos, não robôs cujo caráter, emoções e motivações não variam e permanecem em um equilíbrio incomum e artificial.

No entanto, o problema surge quando esse estado de desconforto dura mais do que o necessário. O fato de os dias passarem e aquela nuvem de tempestade continuar sobre nossas cabeças filtrando todo o nosso cotidiano é incômodo e preocupante. A seguir analisaremos os possíveis motivos para isso.

Homem se perguntando por que está se sentindo irritado ultimamente.

Por que estou me sentindo irritado ultimamente? Esses podem ser os motivos

Se você se pergunta “por que me sinto irritado ultimamente?”, saiba que podem haver causas emocionais e orgânicas. Ou seja, esse estado em que o mau humor, a exaustão e a falta de paciência se misturam, pode ser a origem tanto de um estado psicológico que não estamos enfrentando, quanto de um problema de saúde.

JD Salinger disse em seu famoso livro O apanhador no campo de centeio que, se não nos ajustarmos ao estado de espírito correto, nada dará certo para nós. Uma maneira de conseguir isso é ter uma melhor consciência do que está acontecendo conosco. Porque muitas vezes a irritabilidade é apenas uma camada externa, uma porta para algo mais profundo que estamos negligenciando.

Conheçamos, portanto, essas dimensões subjacentes.

A tristeza oculta, quando nada sai como esperamos

A tristeza muitas vezes habita o porão da irritabilidade. Esse estado que cria camadas quando as coisas dão errado, quando nas últimas semanas só nos chegam decepções e desilusões. Nessas situações em que negligenciamos essa emoção, é muito comum revesti-la de frustração e raiva até que, de repente, ficamos irritáveis.

É importante estar ciente de que o estado de espírito geralmente é a combinação de muitas emoções. Isolar, identificar e entender o que cada uma delas quer nos dizer sempre será a melhor estratégia.

Força de vontade e exaustão mental

“Tenho que ser capaz de fazer tudo. Minha família, meu chefe ou meu parceiro esperam muito de mim. Tenho que superar esse problema. É necessário que eu dê o meu melhor nessa situação… “. Vamos ser sinceros, às vezes tratamos a nós mesmo com severidade e altas autoexigências. A força de vontade tem um limite, e é muito fácil chegar à uma exaustão na qual tudo acaba desmoronando, os ânimos, o desejo, a força…

Estudos como os conduzidos pelo psicólogo da Universidade de Princeton, Roy Baumesteir, indicam que a força de vontade é de fato um recurso limitado. Às vezes, ter que decidir e agir constantemente diante dos desafios é cansativo e frustrante. Por isso, é comum acabar sentindo essa irritabilidade.

Depressão e mau humor, um vínculo muito comum

“Por que me sinto irritado ultimamente? Por que agora tudo me incomoda, me sinto sem esperança e não consigo encontrar motivação?” Uma causa que pode estar delineando esse estado é um transtorno de humor. Alguns dos sintomas da depressão são justamente a irritabilidade e o mau humor.

É muito comum que muitas pessoas não tenham conhecimento desse distúrbio latente porque ainda são funcionais. Às vezes, a depressão está associada exclusivamente a uma tristeza que encapsula alguém na escuridão de seu quarto, quando na realidade nem sempre é assim.

A angústia da incerteza

As pessoas querem certeza, o cérebro precisa dessa sensação de ter as coisas sob controle para experimentar calma e equilíbrio. Assim, quando o horizonte está repleto de incertezas, é comum aparecer uma pontada da angústia e também aquele alarme que aciona a amígdala quando nos sentimos ameaçados.

Sentir-se mais irritado do que o necessário é uma consequência dessa incerteza com a qual é tão difícil lidar.

Por que estou me sentindo irritado ultimamente? Causas orgânicas que você deve levar em conta

Outra causa pela qual me sinto irritado ultimamente pode estar na saúde. Uma mudança de humor às vezes pode ser a consequência de uma alteração no organismo. Vejamos algumas possíveis causas:

  • Muitos dias dormindo pouco.
  • Distúrbios da tireoide, um fator muito comum que orquestra mudanças no humor.
  • Alterações hormonais, como síndrome pré-menstrual.
  • Dor crônica, fibromialgia ou qualquer doença crônica.
  • Deficiência de algum nutriente, como ferro, vitamina D, vitamina B…
Mulher irritada na cama.

O que podemos fazer quando estamos neste estado irritável por vários dias?

Como diz o ditado, mau humor e irritabilidade não são um bom lugar para se viver. Nessas situações o ideal é se conscientizar e não permitir que esse desconforto aumente, caso contrário, a qualidade de vida será seriamente afetada. De que maneira? Vamos ver algumas dicas:

  • Identifique. Tente descobrir quais emoções compõem esse desconforto. Como observamos, a irritabilidade pode ser apenas a ponta do iceberg. É bem possível que, por dentro, espreitem também a tristeza, a frustração, o medo… Dê nome a essas emoções.
  • Transforme. Que tipos de pensamentos habitam minha cabeça atualmente? Torne-se consciente deles, especialmente aqueles altamente negativos e irracionais. Transforme-os e crie pensamentos mais úteis e válidos.
  • Mude. Quando nos sentimos mais irritados do que o normal, geralmente ficamos presos em rotinas que tornam o desconforto ainda pior. Mude. Faça algo novo
  • Compartilhe. Converse com alguém de sua confiança, desabafe seus pensamentos e não carregue seus fardos sozinho. Nesse sentido, você pode conversar sobre seus problemas com alguém de sua confiança ou buscar a ajuda de um psicoterapeuta.
  • Mantenha hábitos saudáveis. A falta de sono, uma dieta pobre e o consumo excessivo de cafeína e álcool alteram significativamente nossos estados emocionais e aumentam o risco de sofrer de irritabilidade prolongada.

Para concluir, caso esses estados de desconforto já se prolonguem excessivamente, não hesite em buscar ajuda especializada. O mau humor oxida a vida e muitas vezes é uma das faces da depressão.

Pode interessar a você...
Tenho ansiedade todos os dias: o que posso fazer?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Tenho ansiedade todos os dias: o que posso fazer?

"Tenho ansiedade todos os dias." Muitas pessoas vivenciam essa realidade psicológica preocupante. Saiba quais são as causas neste artigo.



  • Baumeister, R. F., Bratslavsky, E., Muraven, M., & Tice, D. M. (1998). Ego depletion: Is the active self a limited resource? Journal of Personality and Social Psychology, 74(5), 1252–1265. https://doi.org/10.1037/0022-3514.74.5.1252
  • Ryan, R. M.; Deci, E. L. (2000). «Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being». American psychologist 55