Por que meu ex não fala comigo?

Por que meu ex não fala comigo? O que posso fazer nessa situação? Neste aritgo responderemos a essas questões. Continue lendo!
Por que meu ex não fala comigo?
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 05 maio, 2023

Quando temos uma separação (e especialmente se for recente), muitas vezes vem à mente a seguinte pergunta: “Por que meu ex não fala comigo?” Antes de nos aprofundarmos nas possíveis explicações em relação a isso, devemos esclarecer uma coisa: nosso ex não fala conosco porque não precisa. Isso não significa que não se sinta mal ou triste (foi sua iniciativa ou não terminar o relacionamento).

Também não significa que não esteja passando por um processo de luto, que seja insensível ou que tenha deixado de nos amar. Simplesmente, você não deve esperar um contato quando o relacionamento já terminou (principalmente se houve conversa e despedida, o encerramento já ocorreu). Fazer isso pode criar ainda mais ansiedade, sentimentos de solidão e até mesmo raiva, tristeza e frustração. Além disso nos estagna e nos impede de enfrentar o processo de luto.

Diante de tudo isso, em vez de nos perguntarmos “Por que meu ex não fala comigo?”, devemos nos perguntar por que alguém que decidiu não fazer parte de nossa vida tem que falar conosco. E se também fomos nós que terminamos o relacionamento, mais um motivo para não esperar que essa pessoa entre em contato conosco (já que ela estará fazendo o seu processo de luto como pode, ou sabe como).

menina olhando para o celular

Por que meu ex não fala comigo: possíveis motivos

No entanto, se mesmo depois de tudo o que foi dito ainda queremos entender por que nosso ex não dá sinais de vida, deixamos algumas das possíveis causas que o explicam:

Está enfrentando o luto

Quer tenha deixado você ou você o deixou, uma causa possível para responder à pergunta “Por que meu ex não fala comigo?” é que está simplesmente de luto. Ou seja, é coerente com sua decisão de terminar (ou aceita a sua) e tenta continuar a sua vida.

Nessa linha de raciocínio, pode ser que tenha decidido aplicar contato zero para evitar sofrimento. Em uma política de contato zero, a pessoa que deseja praticá-la corta todos ou a maior parte dos canais de comunicação com o outro – em alguns casos não é possível encerrar todos eles, como quando o casal tem um filho em comum -.

Por meio do contato zero, você para de entrar em contato com a pessoa e para de ouvi-la, o que permite que você comece a aceitar a nova situação. Nesses casos, o melhor é respeitar a decisão do ex-companheiro e não fazer papel de bobo, a menos que tenha uma proposta firme de retorno (caso o tenha deixado).

Superou a separação

Talvez seu ex esteja em um estágio pós-luto (especificamente no último: aceitação) e, portanto, já superou o rompimento.

De acordo com um estudo realizado pela University College London e pela Binghamton University, publicado na revista “Evolutionary Behavioral Sciences”, leva-se entre seis meses e dois anos para superar uma separação.

No entanto, é claro que cada pessoa é um mundo. Assim, independentemente de quanto tempo tenha passado desde que você o deixou, se o seu ex-companheiro já está levando a vida dele e superou a sua, esse pode ser outro motivo para não ter mais contato com você.

Embora seja difícil aceitar essa realidade, às vezes é melhor conformar-se.

Está conhecendo alguém

Outra possível explicação que responde à pergunta “Por que meu ex não fala comigo?” é que está conhecendo outra pessoa. Nesses casos, é normal que perca (e não busque) o contato com seus ex-parceiros, pois está iniciando uma nova etapa em sua vida.

Afinal, é legal fazê-lo. Imagine que alguém entra em sua vida e lhe devolve a ilusão. Nesses casos, o normal é você tentar fechar etapas passadas, certo?

“Crescer é aprender a dizer adeus.”

-Anônimo-

Está com raiva ou resignado

Outro motivo que pode explicar a falta de contato do seu ex é que está com raiva. O desconforto pode ter mil razões: porque você o deixou, por causa de como as coisas aconteceram, por causa do momento que você escolheu, etc.

Também pode ter se conformado com a situação que você criou. Ao contrário da raiva, a resignação não apenas nos leva a situações negativas; nesse sentido, há especialistas que acreditam que a resignação diante de certas situações incontroláveis nos ajuda a aceitar uma nova realidade que não podemos mudar.

“Quando falamos de resignação, estamos falando de uma posição passiva em relação ao que aconteceu. É como dizer a nós mesmos: ‘Bem, isso é o que me tocou e não posso mudar isso’.

-Antonio Guerrero, psicólogo-

menino preocupado

O que fazer se meu ex não fala comigo?

Realmente não existem diretrizes certas e erradas, tudo depende de cada pessoa e das circunstâncias. No entanto, aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudá-lo a refletir e encontrar a resposta:

  • Em que fase da separação você está? Se você acabou de terminar, é melhor manter distância e respeitar a decisão de não contato do seu ex. De sua parte, se já passou algum tempo e você se deu a oportunidade de processar e superar o luto, a situação muda. Bem, as emoções não estarão na superfície e será mais fácil tomar as decisões certas.
  • Você já tentou entrar em contato com ele ou ela? Não é apropriado reclamar que a outra pessoa está nos ignorando se também não tentamos nos comunicar com ela. Agora, se você fez essa tentativa de comunicação e ela foi ignorada, então o melhor é respeitar a decisão do outro e dar-lhe o seu espaço.

Depois de analisar sua própria situação, você provavelmente perceberá que é compreensível que seu ex não queira ter contato e, portanto, você deve manter distância. Sabemos que não é fácil, mas, com o passar do tempo, você poderá seguir em frente e esquecer seu ex.

E se você entrar em contato comigo?

Por outro lado, se o nosso ex-parceiro, após a separação, decidir voltar a contactar-nos com pequenas “sondagens” (que normalmente servem apenas para ver se ainda estamos “aí”, disponíveis e à sua espera) ou tenta manter uma amizade conosco, se preocupa, etc., devemos ter cuidado. Porque? Porque muitas vezes isso só serve para alimentar falsas esperanças em nós, pois quem quer estar ao nosso lado manifesta-o de forma direta e firme, sem tateios, nem meias medidas.

Como se costuma dizer, nos casos amorosos, “dizer as coisas às claras” são melhores. Outra coisa (bem diferente) é que nos contactem com mensagens diretas, com real interesse e com uma clara intenção de resolver ou de tentar novamente. O que acontece quando somos alimentados com falsas esperanças? Que não podemos administrar a perda, ou enfrentá-la… ou começar a caminhar sozinhos.

“Quaisquer que sejam as razões pelas quais você não sabe nada sobre seu ex, a única coisa tangível é que essa pessoa está permitindo -com seu silêncio- que você supere isso.”

-Cristina Lago, coach emocional e escritora-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.