Por que postamos fotos no Instagram?

A forma como interagimos com o Instagram ou qualquer rede social não é aleatória. Numerosos estudos revelam correlações entre selfies, fotos editadas, busca de curtidas e condições psicológicas e traços de personalidade.
Por que postamos fotos no Instagram?
Loreto Martín Moya

Escrito e verificado por a psicóloga Loreto Martín Moya.

Última atualização: 17 outubro, 2022

Postar fotos no Instagram, e a própria rede social como um todo, adquiriu um papel relevante no funcionamento social de nossa cultura. Longe de ser um mecanismo para compartilhar nossos bons momentos, postar uma foto esconde desejos, ambições e traços de personalidade que nada têm a ver com a principal função de uma rede social: estar conectado.

Podemos relacionar a forma como usamos o Instagram com a forma como somos. Em outras palavras, o uso que fazemos do Instagram (e redes sociais semelhantes) é, em certa medida, um reflexo da saúde mental e da construção psicológica que apresentamos quando pressionamos o botão “compartilhar”, “curtir” ou “comentar”.

Os estudos mais relevantes que coletaram dados e tiraram conclusões sobre nosso comportamento no Instagram são apresentados abaixo. Gestos que podem parecer aleatórios, mas que, como qualquer operação inserida no comportamento humano, têm muito a dizer sobre a pessoa que os realiza.

Traços de personalidade e edição de fotos

Recordemos os 5 grandes traços de personalidade desenvolvidos por autores como Goldberg ou Digman (1990):

  1. Abertura para experimentar.
  2. Neuroticismo.
  3. Extroversão.
  4. Amabilidade.
  5. Responsabilidade.

Traços de personalidade não definem “o que é” uma pessoa. São categorias dimensionais que podem ajudar a compreender alguns de seus padrões de comportamento mais estáveis, servindo como elementos que nos ajudam a prever certas condições psicológicas ou físicas (por exemplo, níveis mais altos de neuroticismo indicam maiores acidentes coronarianos).

Ferwerda, Schedl e Tkalcic (2016) encontram uma correlação entre a edição escolhida para apresentar uma foto e determinados traços de personalidade. Eles descobrem, por exemplo, que pessoas com maior abertura à experiência usam cores frias e saturadas nas fotos; onde na maioria das vezes aparecem poucos rostos. Pessoas com altos índices de responsabilidade costumam postar fotos saturadas e insaturadas, indistintamente, e assim como pessoas com neuroticismo, postam mais fotos com alto brilho.

Nesse estudo, expõem como a personalidade de uma pessoa pode se manifestar na forma como ela edita as fotos que compartilha no Instagram.

Entidades clínicas através de uma foto

Afastando-se dos traços de personalidade, outros pesquisadores tentaram usar a rede social para detectar condições psicológicas. Isso pode se tornar uma ferramenta poderosa para a prevenção da condição psicológica se puder ser localizada rapidamente sem a necessidade de que a condição esteja totalmente desenvolvida.

Foi o que Reece e Danforth (2017) tentaram fazer, procurando uma ferramenta no Instagram para alertar sobre o desenvolvimento de um possível transtorno depressivo. Eles estavam procurando por correlações e as encontraram. Segundo esses autores, o aumento da tonalidade, juntamente com a diminuição do brilho e da saturação nas fotos, prediziam o desenvolvimento ou a presença de um transtorno depressivo. No geral, eles descobriram que os participantes com transtorno depressivo aplicaram menos filtros, optando um filtro para converter as imagens em preto e branco.

Curiosamente, eles também descobriram que as postagens mais curtidas entre os participantes do estudo foram enviadas por participantes diagnosticados com depressão. Outro fato interessante é que, embora as pessoas deprimidas fossem mais propensas a postar fotos com rostos, nessas fotos geralmente havia menos rostos do que nas fotos de um participante sem essa condição psicológica. Talvez, refletindo a redução do círculo social como consequência da própria depressão.

A conclusão mais importante desse estudo é a seguinte: certos sinais depressivos podem ter sido detectados antes do primeiro diagnóstico de depressão (Reece e Danforth, 2017).

A “selfie” na pessoa deprimida

Esses mesmos autores tentaram investigar por que uma porcentagem maior de rostos aparecia em pessoas deprimidas em suas fotos. Estes não diferenciaram entre o tipo de rosto que aparecia.

Isso é relevante, porque eles construíram uma hipótese interessante. Assim como a linguagem das pessoas com depressão costuma ser centrada em si mesmas – como se reflete no uso da primeira pessoa –, isso também pode acontecer com as fotos. Como é possível que mais fotos com rostos sejam publicadas, mas que a heterogeneidade de rostos seja baixa? Esses autores levantaram a hipótese de que, talvez, porque essas fotos fossem “selfies”, ou autorretratos da pessoa deprimida.

Curtir-nos através do “curtir”

O Instagram e as redes sociais não só têm desempenhado um papel fundamental na cultura da nossa sociedade e na forma como nos relacionamos com o nosso contexto; também na forma como nos relacionamos conosco.

De fato, embora o objetivo da rede social seja nos manter conectados, um objetivo ainda mais importante está por trás dela: a manutenção e preservação do autoconceito. Paradoxalmente, o Instagram atua como ladrão e provedor de autoestima. Não apenas se tornou a única maneira – aparentemente – de nutrir o autoconceito, mas tem o poder de nos dar e tirar a saúde mental de nós ao seu bel prazer.

Enquanto a comparação tira nossa autoestima, o “curtir” nos fortalece. Em um estudo realizado por Dumas, Maxwell, Davis e Giulietti (2017), 90% dos participantes admitiram ter usado o Instagram para receber “eu gosto de você”, no que eles chamam de comportamento de busca de like (like – seeking behaviour). Esses autores diferenciaram dois tipos de comportamento para conseguir uma “curtida”.

  • Busca normativa: do uso de filtros à inclusão de hashtags. Esses comportamentos são geralmente aceitos pelo resto dos pares. Ou seja, entende-se que são utilizados e, até então, entende-se a busca pelo “curto”.
  • Pesquisa não normativa: ações mais complicadas, como mudar nosso corpo ou rosto com um programa. Até 55% dos participantes admitiram fazer isso. Eles também descobriram que as pessoas que usavam ferramentas de busca não normativas eram mais propensas a ter problemas de autoestima e insatisfação; e que teriam dificuldade em encontrar o significado e o propósito de suas vidas no futuro.

Instagram, indicador de narcisismo?

Numerosos estudos tentaram encontrar a relação entre o narcisismo e o Instagram. Pessoas com altos níveis de narcisismo tendem a ser muito mais ativas na rede social, usando-a para autopromoção com mais frequência e intensidade do que pessoas sem esse traço (Dumas, et al., 2017).

As pessoas narcisistas têm um autoconceito inflado e uma afirmação patológica do “eu” como sendo único e especial. Na busca pelo poder sobre os outros e na percepção de controle do comportamento do outro, as pessoas narcisistas tendem a “curtir” as fotos dos outros para, por sua vez, receber uma “curtida” da outra pessoa. Selfies parecem especialmente típicas de pessoas narcisistas. Mais precisamente, com a necessidade da percepção de liderança e autoridade – que não precisam ser características negativas – e a exibição de grandiosidade.

As pessoas narcisistas precisam controlar a maneira como os outros as veem e as consideram. Sheldon e Bryant (2016) constatam que quanto maior o narcisismo, maior o tempo investido na edição de uma fotografia. Não apenas para controlar o que os outros pensam, mas para orientá-los a pensarem que a pessoa é legal (cool) e criativa.

O narcisista vulnerável e o grandioso, no Instagram

Além disso, foi encontrada uma relação positiva entre o narcisista grandioso – dominante e extrovertido – e o compartilhamento de fotografias de aparência física; bem como entre o narcisista vulnerável – neurótico e inseguro – e o pedido de seguidores e novos amigos.

Nessa linha, Paramboukis, Skues e Wise (2016) constatam que pessoas com altos níveis de narcisismo vulnerável usam o Instagram para aumentar sua popularidade, enquanto o narcisista grandioso procurou chamar a atenção para produzir admiração no resto.

Instagram para a busca de diagnóstico, não de “curtidas”

Os estudos apresentados revelam tudo o que nosso comportamento no Instagram pode revelar. Não apenas como fenômeno sociológico, mas também como suporte para a detecção e prevenção de entidades clínicas significativas no nível mental.

Finalmente, se pudéssemos estabelecer relações causais, também poderíamos especificar critérios para detectar transtornos depressivos, ansiogênicos ou alimentares, bem como aqueles traços de personalidade que podem estar relacionados a um determinado momento de comportamentos, como aqueles que buscam reconhecimento ou refletem a presença de um vício.


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  • Paramboukis, Olga & Skues, Jason & Wise, Lisa. (2016). An Exploratory Study of the Relationships between Narcissism, Self-Esteem and Instagram Use. Social Networking. 05. 82-92. 10.4236/sn.2016.52009.
  • Pavica Sheldon, Katherine Bryant (2016). Instagram: Motives for its use and relationship to narcissism and contextual age. Computers in Human Behavior, Volume 58, Pages 89-97.
  • Tara M. Dumas, Matthew Maxwell-Smith, Jordan P. Davis, Paul A. Giulietti (2017). Lying or longing for likes? Narcissism, peer belonging, loneliness and normative versus deceptive like-seeking on Instagram in emerging adulthood. Computers in Human Behavior, Volume 71, Pages 1-10.
  • Bruce Ferwerda, Markus Schedl, and Marko Tkalcic. 2016. Using Instagram Picture Features to Predict Users’ Personality. In Proceedings, Part I, of the 22nd International Conference on MultiMedia Modeling – Volume 9516 (MMM 2016). Springer-Verlag, Berlin, Heidelberg, 850–861.
  • Reece, A.G., Danforth, C.M. Instagram photos reveal predictive markers of depression. EPJ Data Sci. 6, 15 (2017). https://doi.org/10.1140/epjds/s13688-017-0110-z

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