Porque é tão difícil ser feliz?

· agosto 13, 2016

Já pensou em quantas vezes você, por medo de sofrer, não quis viver uma determinada situação e ser feliz? A felicidade é gratuita e está disponível em abundância para todos nós, mas insistimos em ser infelizes por opção nossa. Recria-se o sofrimento do passado para o presente, focado em um futuro que nem se sabe se irá se concretizar da forma como foi idealizado.

Quantos ais de amor já não foram suspirados pela vida afora, pensando que o amor do passado que tanto fez o coração chorar pode voltar nesse amor do presente e trazer a mesma dor, mas não funciona bem assim. Relacionamentos, como tudo na vida, têm 50% de chance de dar certo, tudo na vida é 50%. Se você não arriscar, nunca vai saber o que poderia ter sido e eu não sei você, mas a maioria das pessoas se arrependem mais das coisas que não fizeram do que das coisas que fizeram, isso porque, a responsabilidade da nossa felicidade é só nossa, ou seja, a eu sou responsável pela minha felicidade, você é responsável pela sua, fulano é responsável pela dele e por aí vai. Quando você assume o controle e arrisca alguma coisa, caso venha a se arrepender, arrependa-se do que fez e não do que deixou de fazer por medo. Você chama a sua responsabilidade e dificilmente você vai se arrepender. Pode até não dar certo, mas você vai dizer: pelo menos eu tentei.

Sorriso para ser feliz

A questão é que ser feliz envolve o risco de sofrer

mas o sofrimento é totalmente uma opção, a dor não, a dor faz parte da vida.

Leia essas 5 dicas para tocar sua vida adiante e não ficar se prendendo ao passado:

1. Sempre vai haver o risco de algo não dar certo, mas nunca será como no passado, porque você já vivenciou aquela experiência e sabe o quanto foi difícil, triste, doloroso e isso é muito bom. Quando temos domínio sobre a situação, tendo passado por algo parecido, conseguimos focar mais na solução do que no problema, até porque já encontramos um caminho de saída na outra vez, então, será beeem mais fácil agora. Use a experiência a seu favor, como uma aliada e não como motivo para trazer a dor do passado.

2. A traição dói muito sim, mas ela é uma situação muito comum de acontecer, infelizmente. Ficar pensando que seu parceiro vai trair, criando monstros na sua cabeça, alimentando o ciúme por algo que não aconteceu nesse relacionamento só vai trazer dor e a aumentar a possibilidade de que algo aconteça. Isso porque os nossos pensamentos são transformados em energia e a energia atrai o seu semelhante, se você pensa nisso com tamanha frequência, há grandes chances do seu parceiro trair na relação. Você não percebe, mas as pessoas e tudo a sua volta sentem a energia vibrando negativamente. Então, arme-se de bons pensamentos. No início pode ser um pouquinho desafiador, mas com o passar do tempo se torna um hábito e você vai ver que ser feliz nos relacionamentos só depende de você.

3. O futuro ainda não chegou. E o passado está lá atrás. Então foco no presente, tenha consciência do seu momento, faça tudo prestando o máximo de atenção, saia do automático. Quando estiver tomando café, tome seu café. Sinta o cheiro, o gosto, observe o que está acontecendo enquanto toma seu café, e essa dica vale para tudo. Quando colocamos consciência em ativa, ficamos focados no presente e o presente é tudo que temos, então faça valer a pena esse presente de Deus, use da melhor forma o seu momento de agora.

4. Não deu certo com um, não deu certo com dois, não deu certo com o três. Deus! O que eu preciso aprender com essa situação? Essa é a pergunta que você deve fazer e não ficar se lamentando pelos cantos com a cara de: ‘ai de mim’ ‘ porque comigo’. Cada um de nós vem para essa vida com um propósito, uma missão, e há quem diga que tudo que passamos são escolhas que fazemos antes de encarnar ou reencarnar, então, não se prenda ao sofrimento. Passe pelo seu processo de tristeza e depois desligue-se do passado. Monja Cohen diz: toda emoção é memória. Não se maltrate com tantos ‘ais’, entenda que o que passou serviu para trazê-lo até aqui e transformá-lo em uma pessoa melhor. Algum dia você vai entender porque não deu certo, enquanto isso, sorria para sua vida!

coração feliz

5. Ser feliz não é um estado do verbo ter ou estar, ser feliz não é condição. Ser feliz é ser. Então pare de criar condições de dor e tristeza, pare de se programar para a vitimização. Abra-se para a felicidade que você é. Você pode sentir dor e ser feliz, pode sofrer e ser feliz, pode estar triste e ser feliz. O contrário de tristeza é alegria, felicidade é reconhecer todos os momentos, de alegria ou tristeza e ainda assim se sentir em paz, sabendo que tudo que acontece, acontece por algum motivo que nesse momento não cabe a você entender, apenas aprender.

Coloque um sorrisão no rosto, abra a janela e abra seu coração para uma nova etapa, não traga para o seu presente o que o passado se encarregou de descartar lá atrás, não leve para o seu futuro a amargura daquele passado que só queria ensinar algumas lições. Mantenha seus pensamentos no presente e encontre a felicidade que tanto sonha!