Utilize o princípio de Pareto para ser mais produtivo

Utilize o princípio de Pareto para ser mais produtivo

fevereiro 22, 2017 em Psicologia 559 Compartilhados
Utilize o princípio de Pareto para ser mais produtivo

“Não há segredos para o sucesso, é preciso se preparar, trabalhar arduamente e aprender com os erros”, disse um famoso militar e político norte-americano. Essa frase faz com que o princípio de Pareto perca o seu significado. O que existe de correto na declaração deste sociólogo que parece nos convidar a alcançar as nossas metas com menos esforço?

Vilfredo Federico Pareto nasceu em Paris, mas tinha nacionalidade italiana e formulou seu famoso princípio há mais de 100 anos. Muitas pessoas ainda acreditam na sua declaração como se fosse uma lei. Vamos descobrir o porquê?

O Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto também é conhecido como a Lei 80/20. Isso ocorre porque o sociólogo e filósofo italiano postulou que 80% dos benefícios são obtidos com apenas 20% de esforço. E esse percentual pode ser aplicado em qualquer área da sua vida: sucesso pessoal, profissional, social… Por exemplo, sabe-se que 80% da fortuna mundial está nas mãos de 20% das pessoas; da mesma forma que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes.

Pareto também era conhecido na sua época como um economista famoso, que realmente apostava na produtividade. Ele não acreditava no esforço contínuo, mas no esforço sobre o que realmente oferecia um bom resultado (esforço seletivo).

Falar do Princípio de Pareto como uma maneira de alcançar o sucesso sem esforço é uma grande simplificação. Na verdade, ele sugere algo que às vezes nos esquecemos: procurar no nosso ambiente o que é realmente produtivo, e nos concentrarmos diretamente nessas tarefas em todos os níveis.

Pareto defendia a redução dos nossos esforços em muitas áreas da vida. Nós devemos reforçar apenas aquelas áreas que realmente resultam em um grande benefício. No entanto, apesar da simplificação 80/20, as suas experiências o levaram a postular que com 15 a 25% de trabalho, era possível alcançar entre 75 e 85% de sucesso.

Como observar o Princípio de Pareto

Como é evidente, o princípio de Pareto tem aplicações reais muito claras. Simplesmente estipula que 80% das consequências de tudo o que nos acontece têm a sua origem em 20% de causas. O sociólogo descobriu situações únicas. Por exemplo, 20% da população de um país detém 80% do seu patrimônio total. De acordo com as suas experiências, declarou que:

  • 20% dos clientes normalmente geram cerca de 80% dos lucros de uma empresa.
  • 80% da sua satisfação pessoal provém de 20% das pessoas do seu círculo de amizades. Elas lhe dão amor, amizade, compreensão, etc.
  • Quando você se exercita, apenas 20% da atividade física lhe confere 80% dos benefícios reais alcançados.

Portanto, não é surpreendente que Pareto tenha postulado que 20% do seu esforço, bem focado, será 80% do seu sucesso. Por outro lado, se o esforço não é bem administrado, embora as porcentagens sejam mantidas, os níveis de sucesso serão muito menores.

“O segredo do sucesso na vida de um homem está em se preparar para aproveitar a oportunidade quando ela se apresenta”.
 – Benjamin Disraeli –

Como aplicar o Princípio de Pareto

Vilfredo Pareto, como sociólogo e economista, se baseou na realidade para realizar as suas pesquisas. Dessa forma, ele postulou como tirar proveito do seu princípio, porque inconscientemente todos nós já o utilizamos.

homem-trabalhando

No entanto, nem todos estão conscientes de que utilizam a Lei de Pareto. Mas existem algumas maneiras de perceber isso. E se você deseja colocá-la em prática de forma consciente, pode prestar atenção em alguns detalhes:

  • Se você delegar tarefas que não são tão importantes, estará aplicando essa lei.
  • Se você faz o que gosta e não passa a maior parte do dia se dedicando a isso, é provável que você esteja utilizando esse princípio.
  • Você faz o que as outras pessoas querem que você faça, mas sempre dedicando mais tempo para satisfazer os seus desejos.
  • Você está trabalhando ou vivendo do que realmente gosta de fazer e com quem você quer.
  • Realiza atividades que requerem um grande esforço, mas não se dedica a elas o dia todo, somente o tempo justo e necessário.

“Se A é o sucesso na vida, então A = X + Y +Z, onde X é o trabalho, Y é o prazer e Z é manter a boca fechada”.
 – Albert Einstein –

Como você pode observar, o peculiar Princípio de Pareto pode ter aplicações práticas interessantes. Apesar de requerer esforço e determinação, também implica a necessidade de utilizar o tempo com sabedoria. Sem dúvida, é uma lei que deveríamos utilizar mais no nosso dia a dia. Ela é simples, reforça as áreas nas quais você realmente é competente, e se você conseguir otimizar esses 20%, verá que os resultados chegarão rapidamente.

Recomendados para você