A psicologia do desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner

· agosto 12, 2018

Urie Bronfenbrenner foi um psicólogo de origem russa radicado nos Estados Unidos que fez contribuições decisivas para a teoria do desenvolvimento infantil. Ele propôs uma abordagem ecológica da evolução do indivíduo, dando aos sistemas do ambiente um papel decisivo na construção da pessoa.

A sua teoria é considerada uma das mais importantes teorias emergentes da psicologia evolutiva. Ela propõe que as mudanças na vida de um indivíduo ocorrem, fundamentalmente, pela influência do ambiente. Isso é multidirecional, isto é, tem diferentes efeitos dependendo da cultura. Também é multicontextual e multicultural, ou seja, com incidência e interação entre vários contextos e culturas.

“Toda criança precisa de pelo menos um adulto que seja louco de maneira irracional por ele ou ela”.
– Urie Bronfenbrenner-

Ao longo de sua vida, Urie Bronfenbrenner recebeu vários prêmios pelo seu trabalho. Ele também foi cofundador de um programa interessante nos Estados Unidos, chamado Head Start, voltado para crianças em idade pré-escolar com deficiências cognitivas e idosos.

A vida de Urie Bronfenbrenner

Urie Bronfenbrenner nasceu em Moscou (Rússia e ex-União Soviética) em 1917. Ainda era muito pequeno quando sua família se mudou para os Estados Unidos, onde Bronfenbrenner viveu até a sua morte em 2005. Seu pai era médico e tornou-se o diretor do Instituto para deficientes mentais de Nova York.

Urie Bronfenbrenner

Urie Bronfenbrenner estudou psicologia e música na Universidade de Cornell e se formou em 1938. Depois, estudou psicologia do desenvolvimento na Universidade de Harvard e obteve um doutorado nesta área pela Universidade de Michigan em 1942.

Quando a Segunda Guerra Mundial teve início, ele trabalhou como psicólogo nas forças armadas norte-americanas. Essa experiência teve um profundo impacto sobre ele e lhe deu bases importantes para a teoria que desenvolveu mais tarde.

Depois da guerra, Urie Bronfenbrenner dedicou-se ao ensino e pesquisa em vários centros universitários. Ao longo de toda a sua vida ele se preocupou porque suas teorias tinham uma tradução prática na vida da maioria das pessoas. Por isso, ele participou ativamente da elaboração de programas para serem aplicados com crianças pequenas e setores mais desfavorecidos da sociedade.

A teoria de Urie Bronfenbrenner

As abordagens de Urie Bronfenbrenner são conhecidas genericamente como “teoria ecológica dos sistemas”. Ele aponta que ambientes diferentes têm uma influência decisiva no desenvolvimento cognitivo, moral e relacional de cada indivíduo. Ele propõe que existem quatro sistemas que envolvem o indivíduo e modelam o seu comportamento.

A teoria de Urie Bronfenbrenner

Esses sistemas são:

  • Microssistema. É o núcleo básico onde o indivíduo se desenvolve. Inclui a família e a escola ou o que eles fazem.
  • Mesossistema. Engloba os vínculos que os microssistemas estabelecem entre si. Por exemplo, a relação entre família e escola, ou entre professores e as famílias, etc.
  • Exossistema. Refere-se aos contextos que influenciam os microssistemas. Por exemplo, o trabalho dos pais, a relação da escola com o local onde está instalada, etc.
  • Macrossistema. São as condições estruturais. Por exemplo, a cultura, as instituições, as políticas de estado, etc.

Urie Bronfenbrenner também faz referência ao ontossistema, ou características biológicas e genéticas de cada indivíduo, ao cronossistema, ou efeito do tempo histórico, e ao globossistema, a incidência de grandes fenômenos naturais como a mudança climática, etc.

As contribuições de Urie Bronfenbrenner

Com base nesse esquema de influência mútua entre múltiplos contextos, Urie Bronfenbrenner afirmou que os diferentes eventos do mundo afetam e modificam o indivíduo. Ele argumentou que, por exemplo, a guerra na Síria tinha o potencial de alterar o estado emocional de alguém, mesmo que a pessoa não sofresse os seus efeitos diretamente.

A principal crítica que foi feita às teorias de Urie Bronfenbrenner vem das correntes cognitivo-comportamentais. Elas apontam que ela não dá importância suficiente aos fatores biológicos e cognitivos no desenvolvimento do indivíduo. Também questionam o fato de que ele não apresentou uma sucessão de fases ou estágios no desenvolvimento evolutivo das pessoas.

Amigos unidos

Apesar dos questionamentos, a verdade é que a teoria de Urie Bronfenbrenner tornou-se uma referência dentro da psicologia evolutiva. É muito importante que ele tenha mostrado e enfatizado a influência dos ambientes sobre as pessoas. Embora, obviamente, ele não tenha sido o primeiro a fazê-lo, conseguiu dar forma e consistência a essas ocorrências, além de uma abordagem geral.