Qual é o efeito "lock-in" e por que ele influencia na tomada de decisões?

SSe você se sentiu pressionado a contratar fornecedores ou serviços que não correspondem às suas expectativas, mas é muito difícil migrar para novas opções, você pode ser uma vítima deste fenômeno.
Qual é o efeito "lock-in" e por que ele influencia na tomada de decisões?

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 12 fevereiro, 2023

Por vezes, algumas empresas prestadoras de serviços tecnológicos utilizam estratégias que podem influenciar a tomada de decisão de seus clientes para garantir sua dependência. Por exemplo, companhias telefônicas que exigem um tempo mínimo de permanência. Algo que faz com que as pessoas fiquem vinculadas a um fornecedor que é muito difícil de substituir. Esse fenômeno é conhecido como efeito lock-in, continue lendo e descubra mais sobre ele.

A dependência de fornecedores pode ser exemplificada em muitos setores. De alguns gerais, como as implicações de ser um usuário de um iPhone (IOS OS) ou outro telefone (Android OS). Até questões de e-commerce, como a escolha de alguns empreendedores em vender seus produtos em marketplaces ao invés de terem seus próprios sites.

Por que o efeito lock-in pode ser muito prejudicial?

Quando os usuários dependem de uma tecnologia, solução ou serviço desenvolvido por um fornecedor, eles são vítimas do que os especialistas chamam de cognitive lock-in    (bloqueio cognitivo) e vendor lock-in (dependência de fornecedores).

Esse tipo de dependência ocorre quando os clientes devem continuar contratando os serviços de algumas empresas, pela dificuldade de escolha de outras opções ou porque mudar de fornecedor significaria um grande esforço cognitivo. E é possível, graças às técnicas empregadas, impossibilitar que eles mudem facilmente para serviços concorrentes.

Dessa forma, garantem que os clientes dependam das plataformas para usufruir de seus benefícios. E, caso as pessoas queiram buscar outras alternativas, isso terá repercussões caras e tediosas. Algo que afeta diretamente a tomada de decisão. Pois essas técnicas de permanência permitem continuar adquirindo serviços não totalmente satisfatórios, mas mais familiares e próximos.

O efeito lock-in nos mercados de café

café artesanal

Um grande exemplo que mostra os efeitos negativos do efeito lock-in é a grande popularidade dos mercados dedicados à venda de café online, também conhecidos como marketplaces. A filosofia desses espaços digitais é aproximar os pequenos vendedores de um público-alvo que busca cafés especiais ou Specialty Coffee.

Muitos produtores se deixam levar pelo medo de enfrentar o mundo digital com um site próprio, já que seu posicionamento pode ser difícil no começo. E é por isso que eles decidem marcar presença na Internet com essas alternativas. Mas ter a sua própria  loja online tem a vantagem de evitar intermediários e aconselhar os clientes sobre as particularidades do café; como o modo de preparo, o grau de moagem e a torrefação do grão.

Essa insegurança leva os pequenos produtores a acabarem aceitando condições que não os beneficiam e os impedem de aumentar sua presença comercial. Ao se convencer das supostas vantagens de vender seu café nessas plataformas digitais. Como, por exemplo, ter um maior alcance digital, aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. Porém, por trás dessas alternativas existe um grande abuso de poder e acesso ao mercado.

Os mais beneficiados com os marketplaces são seus donos. Já que eles têm o poder de controlar todas as avaliações, os algoritmos que exibem os produtos e os dados dos clientes. Algo que pode se prestar a situações desonestas, já que os vendedores não conseguem se comunicar com seus clientes fora das plataformas para fechar negócios futuros. O que gera um grande efeito lock-in onde os produtores abrem mão de sua própria base de dados.

Quais são as principais consequências?

homem pensando

Na liberdade de poder decidir entre as múltiplas alternativas que o mercado nos oferece, está escolher com sabedoria a melhor opção. Mas, quando você é forçado pelo efeito lock-in a permanecer com um provedor específico, costuma correr certos riscos que podem ter consequências no futuro.

Isso ocorre porque confiar em uma única plataforma, serviço ou solução é uma decisão inflexível que resulta na perda de controle sobre dados de negócios, infraestrutura e segurança. Isso força os clientes a confiar totalmente em seus fornecedores.

Outra grande consequência do efeito lock-in é o quão caro pode ser mudar de um provedor para outro. Por exemplo, se você é usuário de PlayStation ou Xbox e já possui um grande número de videogames, pode representar um alto investimento trocar o console. Ou o mesmo para usuários de Windows ou Mac.

Como evitar o efeito lock-in?

Compreender o impacto do efeito lock-in é importante para tomar decisões inteligentes desde o início. Por exemplo, analisar o panorama de informações das possíveis alternativas que temos é crucial. Assim como definir uma estratégia de saída, em casos de desacordo ou descumprimento das condições.

Além disso, é importante, na medida do possível, não depender de um único provedor. Porque você deve assumir todas as condições do serviço deles, mesmo que não sejam totalmente adequadas para você. Portanto, em termos de tecnologia, é melhor usar padrões abertos e software livre.

Por fim, ao adquirir um novo serviço, leia atentamente o contrato e as políticas do seu provedor e pergunte sobre as ferramentas que ele disponibiliza caso queira migrar para outro local. Isso permitirá que você tome decisões livres que beneficiarão seus negócios e não serão incentivadas pelo efeito de lock-in dos monopólios digitais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.