Qual número você é? Talvez seja um líder e ainda não saiba

Qual número você é? Talvez seja um líder e ainda não saiba

julho 17, 2017 em Psicologia 84 Compartilhados
Qual número você é? Talvez seja um líder e ainda não saiba

Qual número você é? O eneagrama é um instrumento de grande utilidade no desenvolvimento pessoal que nos permite identificar características da nossa personalidade. Estamos diante de uma ferramenta de poder, um GPS que vai nos guiar na grande aventura do autoconhecimento para melhorar nossa autoestima, nossas relações e nossa capacidade de ser mais felizes.

Temos certeza de que se você tem algum amigo que já fez um curso sobre o eneagrama, ele vai ter falado algo como “você é um 2”. O mais provável é que você tenha ficado em dúvida ou ainda pensado que esse tipo de sistema de classificação é pouco científico. Afinal, vivemos em uma sociedade que gosta de rotular tudo.

 “Não espere que ninguém diga como você é: descubra você mesmo.”
Compartilhar

No entanto, não devemos nos enganar. O eneagrama é uma abordagem que tem seu rigor científico, suas bases e seus estudos pertinentes. De fato, quando descobrir qual eneatipo define você, várias coisas vão acontecer. A primeira é que você vai experimentar um despertar interno, vai se abrir à realidade que está à sua volta e, então, vai passar a uma segunda dimensão.

Você vai se ver com mais aptidões e capacidades para fazer algo maravilhoso: capitanear sua vida para ser o artífice da sua própria felicidade.

Acorde, você gasta muito tempo dormindo

O segredo da felicidade, como estado mais que como momento, reside no ato de conhecer a si mesmo. É isso que nos diz Alberto Peña Chavarino, treinador de desenvolvimento pessoal e professor do curso “Descubra sua personalidade com o Eneagrama”. No entanto, o que muitos de nós pensamos é que não possuímos estratégias, tempo ou oportunidades para iniciar essa viagem imprescindível em direção ao nosso interior.

Olhos fechados

Estamos dormindo. Tentamos construir uma felicidade às cegas com tudo o que chega à nós, com o que recebemos por sorte ou azar, pensando que é o mais adequado para nós. É um erro. Ninguém pode construir uma vida plena se antes não tem certeza das suas paixões, seus temperamentos, suas distorções cognitivas ou suas estratégias emocionais predominantes… Ou seja, tudo aquilo que constitui a maravilhosa e às vezes caótica tela da nossa personalidade.

Chegou o momento de acordar. O momento de nos conhecermos melhor.
Compartilhar

Você tem um lugar no mapa da natureza humana e ainda não sabe

O eneagrama é um mapa da natureza humana que nos ajuda a nos conhecermos melhor para termos um controle maior, verdadeiro e responsável das nossas vidas.  Esse instrumento valioso da personalidade distingue nove padrões básicos de comportamento (eneatipos).

Estamos perante um sistema ancestral de tipificação da personalidade humana, que foi reformulado ao longo dos séculos até se constituir em uma ferramenta essencial tanto para psicólogos, coaches, responsáveis pelos recursos humanos e até atores que desejam se aprofundar no caráter do personagem que vão representar.

 “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda.”
-Carl Gustav Jung-

  • Todos nós temos nosso lugar concreto nesse mapa da natureza humana. Conhecer o seu, poder delimitá-lo e compreendê-lo vai implicar um antes e um depois nas nossas vidas.
  • O eneatipo de cada pessoa cria suas raízes durante a infância e não muda durante toda nossa vida.
  • No entanto, dentro dos 9 eneatipos há 27 subtipos.
  • Conhecer e tirar proveito deles pode nos permitir implementar mudanças adequadas com base no nosso tipo de personalidade, para alcançar assim o potencial máximo. Caso não façamos isso, ficaremos no lado mais neurótico e limitante de cada eneatipo.

Eneagrama de personalidade

Há um número que define você: ele vai abrir as portas para os seus objetivos

O número que o eneagrama vai oferecer a você não é um rótulo. Ser o pacificador, o artista ou o líder não vai restringir alguém para sempre nesse mapa dos territórios vitais. Vai oferecer uma janela, a partir da qual será possível entender muito melhor o mundo e, por sua vez, abrir outras novas janelas.

  • Você vai entender que dentro de cada número ou eneatipo habita uma série de medos, inseguranças e atitudes limitantes que são um obstáculo ao seu crescimento pessoal——–> Com o eneagrama, você vai aprender a identificar os seus medos para, assim, superá-los.
  • Cada número abriga virtudes próprias, capacidades distintivas e únicas que somente seu eneatipo possui——–> Com o eneagrama, você vai conseguir potencializar os pontos fortes da sua personalidade.
  • Outra maravilhosa possibilidade que essa ferramenta nos oferece é poder conhecer as pessoas com mais rapidez, com mais segurança——–> O autoconhecimento possibilita também identificar quais pessoas podem nos fazer mais felizes.

Cadeira e espelho

O autoconhecimento agora é mais fácil do que nunca. Por que não tentar?

O eneagrama é um instrumento interessante, útil e eficaz para proporcionar essas mudanças de que todos nós precisamos para ser mais felizes. Essas mudanças que sem dúvidas devem vir do nosso interior por meio do autoconhecimento.

 “Ande devagar, não se apresse. O único lugar ao qual você precisa chegar é em você mesmo.”
-Ortega e Gasset-

No entanto, o eneagrama deve ser usado com muita inteligência. Não basta apenas saber qual número define você. Precisamos entender, explorar os subtipos, identificar nossos bloqueios, saber melhorar nosso autocontrole e gerir melhor nossas próprias emoções.

Dessa forma, conte para nós… e você, já sabe qual é o seu número? Este artigo pode ajudá-lo a descobrir!

Imagens cortesia de Chris Saunder.

Recomendados para você