Quando começa e termina a adolescência?

Há quem diga que a adolescência não termina antes dos quarenta anos. A verdade é que esse período não pode ser definido apenas pelo aspecto biológico, pois a maturação tem componentes psicossociais muito importantes. Vamos analisar esse assunto com mais detalhes.
Quando começa e termina a adolescência?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 15 novembro, 2021

Aos 10? Aos 20 ou talvez 30? Saber quando começa e termina a adolescência parece ser uma incógnita nas últimas décadas. Na época dos nossos pais, por exemplo, era comum supor que alguém na casa dos 30 anos já estaria com sua vida feita e tinha um futuro quase garantido com trabalho, casa e família. Atualmente, porém, o futuro é tão incerto que até os ciclos de vida estão em crise.

Além disso, há algo evidente: a maturidade biológica não define exclusivamente quando uma pessoa entra na idade adulta. Nesse caso, os fatores psicossociais são os que definem, na maioria das vezes, essa transição da adolescência para a maturidade. Dessa maneira, nossa sociedade e suas dinâmicas complexas estão fazendo essa etapa se prolongar no tempo.

Também há outro aspecto a se considerar. Às vezes, rotulamos como infantil ou irresponsável uma geração que, devido a fatores conjunturais, não pôde se realizar como gostaria. A prolongada formação acadêmica e, principalmente, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, prolongam processos e criam novas realidades que devemos compreender melhor.

Adolescente em crise

Quando começa e termina a adolescência?

Trabalhos de pesquisa, como os conduzidos pela Sociedade Canadense de Pediatria, identificam um aspecto interessante. A adolescência é uma fase biológica do desenvolvimento humano que, pelo menos fisicamente, é facilmente percebida. No entanto, não é tão fácil definir e saber quando um adolescente chega à idade adulta.

Além disso, também seria conveniente esclarecer o que realmente significa “ser adulto”. Para responder a esta última questão em aberto, costuma-se afirmar que adulto é a pessoa que desenvolveu sua identidade, é totalmente responsável pela sua vida, é sensata e demonstra um adequado controle emocional. Como podemos deduzir, às vezes, mesmo já tendo passado dos trinta, não resolvemos ou atingimos esses marcos.

Porém, no que se refere à adolescência, há relatos que indicam que nas últimas décadas houve um atraso na aquisição dos papéis que tradicionalmente definem uma pessoa adulta. Agora, vamos ver o que dizem os especialistas.

OMS: 10-19 anos. De acordo com estudos recentes: 10-24 anos

Se nos perguntarmos quando começa e termina a adolescência, parece que há um consenso sobre seu início: 10 anos. Além disso, sabemos que esse início era mais tardio (aos 14 anos) várias décadas atrás. No entanto, graças às melhorias na nutrição, o hipotálamo começa a liberar mais cedo os hormônios que promovem o desenvolvimento sexual.

Por sua vez, no que diz respeito à conclusão dessa etapa, organizações como a OMS e a UNICEF há muitos anos chegaram ao acordo de que seria aos 19 anos.

Contudo, um estudo publicado há três anos na revista The Lancet afirma que seria conveniente considerar o fim da adolescência aos 24 anos. O Royal Children’s Hospital e o Murdoch Children’s Research Institute em Melbourne (na Austrália) justificam esses dados pelas seguintes razões:

  • Existe um claro atraso na aquisição de papéis adultos.
  •  O contexto social e estrutural afeta os adolescentes agora mais do que nunca.
  • As dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e até mesmo as novas tecnologias e o marketing afetam o desenvolvimento psicossocial dos jovens.

Quando começa e termina a adolescência: as três fases principais para compreender a sua variabilidade

Como bem podemos ver, ao determinar quando começa e termina a adolescência, parece que há certas discrepâncias nesta última dimensão: seu fim. Talvez e por isso mesmo, estipula-se que essa fase do desenvolvimento humano passa por três etapas. O fato de existir essa especificação se deve à variabilidade.

Nem todos os jovens se desenvolvem biológica e psicossocialmente da mesma maneira.

  • Adolescência precoce: teria seu início por volta dos 10 anos e terminaria aos 14-15 anos.
  • Adolescência média: nesse caso, surgiria por volta dos 14 anos e terminaria aproximadamente aos 18-19 anos.
  • A adolescência tardia ou pós-adolescência teria uma duração que para além dos 20 anos, de acordo com os dados do The Lancet, ou seja, 24 anos.

Essa variabilidade em cada etapa depende de vários fatores. A nutrição e o amadurecimento psicossocial mediado pela sociedade em que o jovem se desenvolve são elementos que a determinam.

Amigos caminhando na rua

Atingir a maturidade depende do nível de responsabilidade do jovem?

Fazemos isso frequentemente. Quase sem pensar, rotulamos os adolescentes como imaturos. Somos escravos da tendência do cérebro de economizar energia, tomando como base para os nossos julgamentos informações muito pobres. Além disso, em muitos casos, aceitamos as conclusões sem hesitação porque elas estão de acordo com nossas hipóteses iniciais:

  • As áreas do cérebro ligadas ao controle dos impulsos e aos julgamentos mais racionais não atingem seu pleno desenvolvimento antes dos 25 anos.
  • O contexto familiar e social facilita ou atrasa o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.
  • Fatores como a superproteção infantilizam os jovens, prolongando ainda mais a adolescência.

Além de tudo isso, também há outro fato indiscutível. Incentivamos nossas crianças e adolescentes a se esforçar, a estudar, a competir para ser os melhores… Porém, depois a conjuntura social não dá uma resposta a esse esforço. Além disso, o que ela faz é desacelerar e prolongar etapas, de modo que fica cada vez mais difícil alcançar a independência e o rótulo de “pessoa madura”.


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