Quando a solidão me define - A Mente é Maravilhosa

Quando a solidão me define

27, julho 2016 em Psicologia 3 Compartilhados
Quando a solidão me define

Às vezes escolhemos a solidão, e outras vezes não temos escolha. Muitas são as pessoas que temem ficar sozinhas, a sensação de vazio que isso traz consigo, o tempo que temos para nós mesmos.

A solidão não é negativa desde que não lhe faça sentir mal e você possa aproveitá-la para se conhecer melhor.

Mas, o que acontece quando é a solidão que me define? Eu a escolho e ela me faz feliz, isso é possível?

“Algumas vezes, encosto minha cabeça no ombro da lua e lhe falo dessa amante inoportuna que se chama solidão.”
-Joaquín Sabina-

Por tendência, somos seres que precisam da companhia dos demais. Relacionarmo-nos, sair de casa, conhecer outras pessoas, são características que nos definem. Se não fizermos isso, podemos cair muitas vezes na angústia e na depressão.

Hoje você descobrirá mais sobre as pessoas que se definem pela solidão, que são felizes ao escolherem viver sozinhas, e que não têm medo disso. Você é uma delas?

Eu escolho estar sozinho

Existem dois tipos de solidão muito diferentes. A primeira é isolar-se de outras pessoas, e a segunda é se sentir só. Uma é escolhida, mas a outra não.

Neste caso, não estamos falando do isolamento negativo que nos desagrada, que nos faz sentir que algo está faltando. Essa solidão da qual falamos é a solidão que preenche, uma solidão positiva para você, que não lhe faz mal porque é totalmente bem-vinda e aceita. É sua escolha.

mulher_banho_mao

Quando eu escolho estar sozinha, não me sinto só. Vivo numa realidade positiva e construtiva, na qual é possível refletir, conhecer-me mais, desfrutar o que desejo.

As pessoas que sabem viver de forma plena em solidão podem ser mais criativas. e também leem mais. Por que isso acontece? Porque tanto a leitura quanto a criatividade são atividades que requerem concentração e tranquilidade.

“Viajar pode ser uma das formas mais rentáveis de introspecção.”
-Lawrence Durrell-

A isso chamamos introspecção, quando a pessoa é capaz de estar numa solidão saudável, quando é capaz de se olhar e saber perfeitamente a quem está olhando.

A introspecção nos ajuda a nos conhecer e isso é muito benéfico. O autoconhecimento nos ajudará em nossas relações, a saber como agir diante de certas situações. Aprender mais sobre nós mesmos sempre será positivo.

A solidão como algo positivo

Segundo vários estudos, as pessoas solitárias podem ter muita ansiedade, fobia social, depressões, medo e vários sentimentos negativos que a cercam constantemente.

Inclusive, numa pesquisa publicada no Journal of Cognitive Neuroscience afirmou-se que a solidão era um problema que afetava grande parte da população e que provocava sérios transtornos de saúde.

mulher_com_lenco_olhando_para_horizonte

Com tudo isso, a palavra “solidão” implica algo negativo. Um conceito do qual devemos nos desfazer, pois nem toda solidão é negativa, já que muitas vezes é uma escolha.

Você sabe quais traços positivos possui uma pessoa que escolhe viver sozinha?

  • Possuem uma grande intuição
  • Não têm medo de estarem sozinhos, já que não têm problemas de dependência.
  • São muito criativos.
  • Conhecem-se muito bem.
  • São grandes observadores.
  • Têm bons amigos, mas provavelmente só os contam nos dedos de uma mão.

Ao contrário do que se possa pensar, as pessoas solitárias têm amigos, mas não muitos. Isso acontece porque dão valor à palavra “amizade” e sabem que não é qualquer um que pode levar essa etiqueta.

Também são pessoas muito aventureiras e que gostam de descobrir novos lugares. É raro que algo não lhes surpreenda, já que tendem a ver tudo como se estivesse através de uma lupa.

Eliminemos o conceito de que estar só é algo ruim. Desde que seja você quem tenha escolhido e se sinta bem com isso, siga em frente! Foque na boa intuição, criatividade e capacidade de observação que você terá.

Não é a solidão que me escolhe, sou eu quem a escolhe.
Compartilhar

Você é uma pessoa solitária? Talvez tenha se sentido, em muitas ocasiões, como um “bicho raro”, mas o que você não sabe é que existem muitas pessoas que são como você e que desfrutam de sua solidão. Nunca se sinta mal por desfrutar de sua solidão.

Recomendados para você