8 razões pelas quais você precisa estar sozinho

· março 11, 2016

Como seres humanos sociais que somos por natureza, em algumas etapas da nossa vida gastamos muito tempo a compartilhar experiências e emoções com as pessoas que amamos. Mas dentro desse precioso grupo, acabamos nos esquecendo do principal: nós mesmos. De vez em quando é importante lembrar que precisamos passar um tempo sozinho para nos encontrarmos.

Depois de muita pesquisa sobre a nossa maravilhosa solidão, descobri as 8 principais razões pelas quais precisamos estar sozinhos de vez em quando e nos afastarmos do mundo exterior. Adoraria compartilhar com vocês hoje esses motivos que descobri ao pesquisar sobre a solidão.

“O grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita doçura a independência da solidão.”
-Emerson-

Passar um tempo sozinho

Passar um tempo sozinho purifica a nossa mente

O excesso de informação proveniente dos nossos entes queridos, trabalho, companheiros, meios de informação ou simplesmente de nós mesmos pode ter um impacto sobre o nosso corpo de forma pouco saudável.

Devido a isso, é recomendável durante o dia desfrutar de momentos de solidão para deixarmos de lado esse excesso de preocupações e nos reconectarmos com nós mesmos, permitindo-nos descansar por um momento.

A criatividade advém da paz e tranquilidade

Estar em paz quando nos encontramos perante a solidão nos permite expandir a nossa mente e liberar a nossa magia e talentos humanos. A solidão nos permite criar e desfrutar de nós mesmos. A solidão é a verdadeira origem da criatividade.

A sua confiança se fortalece com a solidão 

Não há nada mais dotado de imensa confiança do que escutar a nossa voz interior e analisar os prós e contras da nossa própria experiência de vida. Se pararmos por um momento, podemos escutar a nós mesmos e identificar quais são as nossas necessidades ou como nos encontramos.

Você melhora a sua tomada de decisão

Quando está sozinho, você concede a si mesmo o ato sagrado de se afastar por uns momentos do mundo exterior, das preocupações e emoções ao seu redor, o que proporciona serenidade e tranquilidade para tomar as decisões mais adequadas para você. E, certamente, para também conseguir algo fascinante: ver o problema a partir de um ângulo totalmente diferente e cheio de opções positivas.

“A solidão, embora possa ser silenciosa, é, assim como a luz, um dos agentes mais poderosos, pois a solidão é essencial para o homem. Todos os homens vêm a este mundo sozinhos e deixam-no sozinhos.”
-Thomas De Quincey-

Passar um tempo sozinho com seus pensamentos

Você deixa para trás o estresse e a ansiedade

Quando estamos sozinhos, permitimos que nós mesmos nos ajudemos a organizar os pensamentos e a recuperar as forças que precisamos repor depois de um grande dia cheio de desgaste energético e emocional.

A solidão lhe ajudará a entender o que é realmente necessário para você crescer interiormente e aprender, assim, a definir prioridades de forma positiva.

Aumenta a sua eficiência no que você faz

Certamente você já sentiu muitas vezes a necessidade de, ao dar resposta a uma incerteza, pedir espaço para ficar sozinho. Dessa forma, você pode organizar seus pensamentos, traçar um plano de ação e, provavelmente, determinar o próximo passo em direção aos seus sonhos. Os ingredientes perfeitos para realizar seus objetivos com êxito.

Fortalece os seus relacionamentos

Você pode se identificar com este ponto ou não, mas é uma realidade que os nossos entes queridos não precisam da nossa atenção constante todos os dias.

Poderíamos resumir isso com o princípio da vida: “primeiro temos que aprender a amar a nós mesmos para aprender a amar outro ser humano único e extraordinário”. Tirar um tempo e se dedicar à sua pessoa lhe permitirá desfrutar dessas emoções com as pessoas que você ama.

Permite que você veja o rosto real e precioso da sua vida

Uma coisa importante que aprendi nos meus momentos de solidão em que escutava o meu coração e sentia a minha alma foi a minha essência. Estar sozinho permite se encontrar, encontrar a magia tão maravilhosa que temos em cada um de nós, como esplêndidos seres humanos que somos.

Convido-lhe a experimentar, a se atrever a dar o passo do desconhecido, caso ainda não tenha experimentado o valor do silêncio consigo mesmo, mais nada. Você e só você…

“Nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos e morremos sozinhos. Somente através do amor e das amizades é que podemos criar a ilusão, durante um momento, de que não estamos sozinhos.
-Orson Welles-

Imagem cortesia de Soledad Mansilla.