Como vai seu sono? Quatro infusões para dormir bem

· dezembro 5, 2018

Descansar de maneira adequada é um dos fatores mais importantes para a nossa saúde física e mental. Dormir entre sete e nove horas por noite e ter uma boa qualidade de sono durante essas horas tem um impacto fundamental em todos os aspectos de nossa vida. Para facilitar este processo, hoje vamos compartilhar algumas infusões para dormir bem.

Nos dias de hoje são muitas as pessoas que têm problemas para descansar conforme seria o recomendado e ideal para o corpo. Antes de buscar o apoio de remédios para ter esse descanso, no entanto, uma opção é tentar provar algumas alternativas naturais que alegam ter propriedades benéficas para o sono e para dormir melhor.

Em alguns casos, esses chás funcionam como remédios ancestrais e naturais que ajudam a fazer as pazes com o sono e a atingir um descanso mais completo. Nesse artigo vamos trazer algumas das opções que geralmente são as mais eficazes.

Por que tomar infusões para dormir bem?

Os remédios naturais sempre estiveram presentes na humanidade ao longo de toda a sua história. Costumam ser preparados a partir de plantas e ervas de todos os tipos, que têm diversas propriedades e ajudam a regular muitas funções corporais sem nenhum tipo de efeito colateral, ou pelo menos com pouquíssimos efeitos. Por isso, diante dos diversos problemas que podem surgir do uso de tratamentos farmacológicos contra a insônia, muitas pessoas optam por utilizar as infusões para dormir melhor.

Infusões para dormir bem

É importante ressaltar, no entanto, que a insônia pode ser causada por uma multiplicidade de fatores que se combinam de diferentes formas. Por isso, geralmente é necessário atacar o problema por várias frentes, sendo que o uso de chás é apenas um deles que, junto, a outras atitudes, pode ajudar a conciliar seu corpo com o sono.

Nesse contexto, alguns fatores como fazer exercícios de forma regular, comer de forma saudável e evitar telas e luzes ao menos uma hora antes de ir deitar na cama são alguns dos conselhos tidos como fundamentais para melhorar a qualidade do sono. Se, no entanto, você já tentou todas essas mudanças na sua rotina e mesmo assim continua tendo problemas para dormir, as infusões para dormir bem podem ser o último empurrão que estava faltando para o seu sono. Vamos ver a seguir algumas das ervas mais importantes:

  • Camomila.
  • Valeriana.
  • Tília.
  • Passiflora.

1- Camomila

A camomila é uma das infusões naturais com maior número de benefícios para o corpo. Também conhecida como “marcela”, ela tem sido utilizada desde a antiguidade para tratar todo tipo de problema, e entre eles está a insônia.

Devido a suas propriedades especiais, essa erva ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Esses três problemas emocionais costumam estar entre os principais responsáveis pelos problemas vinculados ao sono, e então eliminá-los contribuiria diretamente para melhorar a maioria dos casos de pessoas que têm dificuldades para dormir e descansar.

Sabe-se então que consumir camomila em qualquer de suas formas – chá e infusão, mastigar as folhas ou usar como extrato – influenciará diretamente a sua capacidade de pegar no sono rapidamente. Por isso, essa erva se encontra entre entre as melhores infusões para problemas de sono que existem.

2- Valeriana

A valeriana é outra planta que tem um potencial sedativo. Devido a essa propriedade, seu consumo é uma das primeiras recomendações em tratamentos naturais para pessoas com problemas de estresse, ansiedade ou insônia.

Ao contrário de outros remédios que prometem melhorar a qualidade do sono, a valeriana não tem o efeito colateral de produzir aquela sensação de esgotamento. Por isso, ela é uma das infusões para ter um sono melhor mais seguras para o consumo. Pode ser utilizada sem nenhum medo, não havendo perigo nem para crianças e pessoas idosas.

Chá de valeriana

3- Tília

A tília é uma das plantas mais conhecidas por ter vários usos terapêuticos, e de todos os tipos. Utilizada principalmente como remédio para acalmar os nervos, essa infusão tem poderosos efeitos relaxantes que ajudam a pegar no sono.

Além de seus benefícios na luta contra a insônia, a tília também ajuda no combate a uma grande quantidade de problemas físicos e mentais. Ela pode promover desde uma melhora visível na saúde da pele e do cabelo, até a eliminação de dores de cabeça, gástricas e intestinais. Trata-se de uma das plantas com maior quantidade de efeitos positivos para o organismo. É por isso que estamos recomendando o seu consumo!

4- Passiflora

A passiflora pode não ser tão conhecida como um remédio natural para dormir melhor como as três infusões anteriores que mencionamos até agora. Mas suas propriedade benéficas são ao menos tão efetivas quanto as anteriores. Essa planta é muito utilizada pra tratar problemas como a ansiedade, a hipertensão e, é claro, as dificuldades para dormir que esses quadros de ativação geram.

Flor colorida

A principal diferença dessa infusão natural em relação às outras, no entanto, é que ela tem contraindicações em alguns casos. Por exemplo, mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem consumir a erva. Pessoas que estejam fazendo uso de tratamentos farmacológicos para ansiedade não deveriam conjugar o uso das duas substâncias. Isso se dá devido a sua grande potência.

Agora que falamos das melhores infusões que podemos encontrar no mercado e em lojas naturais para melhorar nosso descanso durante a noite, chegou o momento de você prová-las. Você poderá usar uma de cada vez, e escolher qual você prefere tanto em relação ao sabor quanto em relação ao ganho com os efeitos que elas possuem. Além disso, se você já as utiliza ou utiliza alguma outra infusão que lhe traz benefícios, também pode compartilhar a sua experiência nos comentários. Assim, poderá ajudar muita gente!