Como quebrar o círculo do medo irracional

· agosto 3, 2016

Quem nunca teve medo? O medo é uma resposta perfeitamente normal que nos alerta para o perigo e ativa o nosso instinto de sobrevivência. No entanto, quando este sentimento é direcionado para algo sem fundamento, então torna-se irracional e pode nos imobilizar. Chamamos isto de “medo irracional”.

“Não se renda, por favor, não ceda, mesmo que o frio queime, mesmo que o medo morda, mesmo que o sol se esconda e o vento se cale”. 

-Mario Benedetti-

Se você também sofre de algum tipo de medo irracional, deve procurar a solução hoje, a menos que queira viver assim por toda a vida.

Não podemos ser guiados pelo medo, não podemos permitir que ele seja mais poderoso que nós. Então, hoje vamos descobrir como eliminar o medo irracional de nossas vidas.

Não tenha medo do medo

Para superar esta situação, a primeira coisa é reconhecer que estamos com medo e ter força de vontade suficiente para enfrentá-lo.

Somente nós mesmos podemos enfrentar o nosso medo; isto nos torna mais fortes e mais resistentes para enfrentarmos os medos que ainda virão.

Cada desafio, cada nova situação que enfrentarmos, provocará medo. Mas isso é ruim? O medo nos mantêm alertas, nos impulsiona a desafiar a nós mesmos e tomar as medidas necessárias.

Como não ter medo do medo? Damos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo.

  • Confie em si mesmo e na sua capacidade de enfrentar seus medos.
  • Substitua o medo por emoções positivas.
  • Não permita que o medo o paralise, siga em frente.
  • Veja o medo como uma oportunidade para aprender e superar algo novo.

homem-superando-medo-irracional

Muitas outras dicas podem ser utilizadas para eliminar o medo irracional de nossas vidas. Escolha o que funciona melhor para você e coloque em prática para sair desse círculo de medo.

Como já sabemos, podemos tirar algo positivo de todas as situações. O medo irracional não é exatamente ruim, mas pode ser uma oportunidade para mudar a sua reação diante dele.

Se você tem medo de alguma coisa, demonstre! Isto o ajudará a reconhecer o medo e encontrar forças para superá-lo e seguir em frente. Você acredita que isto é possível? Tente…

“Conheça a si mesmo, aceite a si mesmo e supere-se.”

-São Tomás de Aquino-

Confie nas suas possibilidades e tenha pensamentos positivos. Dessa forma, conseguirá enfrentar qualquer medo que o impeça de alcançar o equilíbrio na sua vida.

Olhe o medo irracional nos olhos

Uma vez que reconhecemos o nosso medo e estamos dispostos a confiar na nossa capacidade para superá-lo, chegou a hora de olhar em seus olhos.

Fechar os olhos não faz o medo desaparecer; é uma reação que todos nós temos, mas é inútil e boba.

mulher-com-medo-irracional

Pense em quantas vezes você sentiu medo quando era criança. Fechava os olhos e se escondia debaixo dos lençóis para não ver algo no seu quarto. O fato de não ver não significa que o medo não exista.

Essa crença nos faz ignorar a situação, e achamos que se não prestarmos atenção o medo vai embora.

“Deixamos de temer o que começamos a conhecer.”

-Madame Curie-

Infelizmente, não é isso que acontece. Olhar o medo de perto nos permitirá superá-lo, porque para superar é necessário conhecer.

Pergunte a si mesmo: Você quer viver com medo toda a sua vida ou quer eliminá-lo completamente agora?

Se você quer perder esse medo ou pelo menos aprender a lidar com ele, é essencial nunca fugir, e sim encará-lo de frente.

Se você fugir, o medo o acompanhará pelo resto da sua vida. Como em muitas outras situações, chega um momento em que nos cansamos de correr e decidimos enfrentá-las.

Enfrente os seus medos e perceba que eles não são tão poderosos quanto você imagina.

Se você se sente oprimido pelos seus medos, pare e reflita. Conhecer os seus medos o ajudará a resolvê-los.

Olhe o medo nos olhos e não deixe que ele o amedronte. Você é mais forte do que ele. Confie em si mesmo, acredite nas suas possibilidades e não se deixe abater!