Quero, mas não posso

· maio 30, 2016

Há muitas coisas que quero, mas não posso fazer. Não é que eu tenha limitações, também não há ninguém, nem nada que me impeça. Simplesmente, por alguma razão que desconheço, minha mente me impede de fazer algo que realmente desejo.

Com certeza isso já aconteceu com você em mais de uma ocasião. São situações em que você quer fazer algo, mas por alguma razão não pode. É evidente que nem sempre querer é poder, mas o que acontece no seu interior? O que o impede de lutar pelo que você quer?

A armadilha do querer e não poder

mulher-de-frente-para-uma-esfera

Às vezes caímos em uma armadilha da qual não somos completamente conscientes. Queremos algo que, por mais que desejemos, não vamos conseguir. Isso acontece porque queremos atingir objetivos que estão fora do nosso alcance. Alguns exemplos seriam:

  • Quero ser um grande cantor, mas não tenho uma voz para tal.
  • Quero ser ginasta, mas não tenho flexibilidade.
  • Quero ser bailarina, mas não tenho coordenação motora.
  • Quero dançar, mas não posso porque não tenho talento para isso.

Há muitas coisas que queremos fazer, mas às vezes não temos as qualidades necessárias para realizá-las. Como você pode querer ser uma grande cantora se não sabe cantar? Algumas vezes sonhamos com realidades que não são realistas. É uma armadilha.

O problema da armadilha do querer e não poder é que às vezes queremos conseguir coisas “por passe de mágica”. Se você não se esforçar, não vai atingir suas metas, não conseguirá essa riqueza tão desejada. Nada acontece de maneira fácil. Na verdade, você não quer isso que deseja, porque você não pode e nem deseja alcançá-lo.

A ilusão do “não posso” e a realidade do “não quero”

homem-com-nuvem-na-cabeça-representando-o-não-posso

Outra das circunstâncias que podem acontecer é que queremos conseguir algo, mas nos frustramos e não paramos de dizer que não podemos alcançá-lo, quando a verdadeira realidade é que não queremos ter sucesso. Pode parecer contraditório, mas se realmente não queremos conseguir algo, por que nos enganamos como se não pudéssemos consegui-lo?

Às vezes, isso acontece porque existem pessoas que esperam certos resultados da gente, em outras ocasiões é simplesmente porque falta força de vontade. A não ser que você esteja na armadilha do quero mas não posso, porque você realmente não pode realizar esse sonho que é totalmente inalcançável, tudo pode ser conseguido se desejar. Mas você precisa ser firme nessa decisão.

De nada adianta querer conseguir certas coisas se isso realmente não for assim. Você se apressa em dizer que não pode terminar um trabalho, uma faculdade, uma meta, quando no seu interior o que você realmente não quer é consegui-lo. Você está mentindo para si mesmo? Ou por acaso não se conhece?

Você pode conseguir, mas tem medo

Se você possui qualidades e capacidades para transformar um sonho em realidade, se você realmente quer conseguir esse feito, mas está sendo bastante difícil, se você se encontra bloqueado e paralisado, provavelmente é porque você tem medo. Às vezes, para alcançar nossos sonhos somos submetidos à muita pressão e a muitos medos que pensávamos que nunca iríamos experimentar. É normal.

Imagine que seu sonho é ser um grande cantor, mas de repente acontece que você tem que encarar um grande público. Você queria cantar, mas nunca pensou na possibilidade de ser observado. É totalmente normal que você tenha medo quando está tão concentrado em potencializar suas habilidades e conseguir o que quer, e você chega até a esquecer tudo o que acontece ao seu redor. Não se preocupe, use o medo como um impulso.

Pense que o medo é uma parte essencial para conseguir tudo o que você se propõe a fazer. Provavelmente ele vai paralisá-lo, mas você deve ser forte, pensar no seu sonho, olhá-lo nos olhos e alcançar seu objetivo. Você pode utilizar seus medos como o impulso necessário para se superar.

tigre-branco-com-a-boca-aberta

Todos nós passamos por esses momentos “quero mas não posso”, contudo, é preciso saber identificá-los. Em primeiro lugar, é algo que você possa tornar real? Em segundo lugar, você realmente quer ou está enganando a si mesmo? Em terceiro lugar, pense: “os medos não vão me impedir de alcançar o que eu quero.”