Razões para passar um tempo sozinho

Razões para passar um tempo sozinho

março 15, 2016 em Psicologia 694 Compartilhados
Passar um tempo sozinho

Por regra geral, parece que temos um conceito negativo sobre passar um tempo sozinho. Inclusive usamos dispositivos eletrônicos e redes sociais para sentir uma maior conexão com o mundo ao nosso redor. Muita gente literalmente foge dos momentos de solidão e faz qualquer coisa para evitá-los.

É fácil confundir a solidão física que faz bem para você com a solidão emocional que pode causar vários problemas emocionais e físicos. Passar um tempo sozinho não é tão ruim quanto você pensa. Aqui estão algumas das melhores razões para aproveitar estes momentos de solidão. Você vai ver que eles são muito mais agradáveis do que podem parecer.

Você descobre novas formas de se divertir

Você acha mesmo que é assim tão terrível passar uma tarde assistindo a filmes sozinho? A sensação tão positiva em passar um tempo sozinho pode surpreendê-lo. A solidão dá a possibilidade de fazer atividades que os outros não querem, e que você quer experimentar há muito tempo.

Garota de bicicleta

Esqueça a ideia de que você precisa compartilhar cada momento da sua vida para ser felizO que realmente estraga a sua felicidade nestes momentos é pensar no que as outras pessoas vão pensar. Quer saber o maior segredo? Elas nem sequer vão prestar atenção. Seja objetivo e você vai ver que isso é verdade. Cada um está vivendo a sua vida e fazendo as suas coisas.

Tenho certeza de que você também não vive a sua vida prestando mais atenção nos outros do que em si mesmo. Você se preocupa com o que as pessoas vão pensar se você quiser aprender a surfar sozinho? Garanto-lhe que você não é o único e que cada um estará concentrado em praticar a sua técnica ou em se divertir aproveitando as ondas, o mar ou tudo aquilo que os rodeia. Concentre-se em si mesmo e deixe que o mundo siga o seu curso.

Passar um tempo sozinho permite que você tenha mais projetos

Você é daqueles que pensam que as melhores ideias só chegam para quem está acompanhado? Isso não é necessariamente certo. Quando está sozinho, você tem a oportunidade de imaginar com liberdade absoluta. Não há ninguém para lhe dizer que o seu sonho é impossível, assim você começa a pensar em como torná-lo realidade.

Talvez você acredite que ao estar sozinho é impossível criar um projeto realmente interessante. Mas basta olhar para a vida dos grandes inventores, escultores, poetas ou empresários. Eles desenvolveram sozinhos as ideias base de seus projetos. Mesmo que tenham incorporado melhorias mais tarde com a ajuda de terceiros, tudo nasceu da sua capacidade de sonhar sem restrições externas.

Você irá trabalhar com mais foco

Lembra dos trabalhos escolares? Certamente você concorda que os projetos em grupo sempre acabavam sendo mais complicados. Todas as ideias deveriam ser ditas para serem colocadas em prática, e nem sempre havia um verdadeiro trabalho em equipe.

Por isso mesmo passar um tempo sozinho nos torna mais produtivos. Sem outras distrações você pode prestar atenção ao que você precisa. Não falo apenas de obrigações laborais, mas também de passatempos e sonhos. Quando você escolhe passar tempo sozinho, pode se concentrar nas suas coisas com liberdade absoluta.

Você conhece pessoas novas

Quão amplo é o seu círculo de amigos? Você está satisfeito ou acha que poderia ser melhor? É comum se deixar levar pela opinião dos nossos amigos, e isso pode acabar nos limitando de alguma maneira. Claro que existe de tudo, e não é ruim estar  concentrado apenas em alguns relacionamentos.

No entanto, se você não se permite conhecer mais pessoas, não irá abrir novas portas ou outras oportunidades. Passar um tempo sozinho ou sair da zona de conforto permite abrir novas portas na vida.

Você luta contra a depressão

Casal dançando

Passar um tempo sozinho para lutar contra a depressão? Isso mesmo. Você pode não ter reparado, mas as razões  da sua depressão nascem do ambiente que o rodeia. Por isso, passar tempo sozinho pode ser a solução mais efetiva. Quando você só ouve críticas, quando sente que quem o rodeia só o prejudica, ou quando preferia estar em outro lugar, este é o momento de se afastar de todos.

Isso vai ajudá-lo a colocar as coisas em perspectiva e descobrir quem são as pessoas importantes na sua vida. Além disso, você pode desfrutar de todos os outros benefícios já mencionados.

Passar um tempo sozinho para ouvir a si mesmo

Com o tempo aprendi a passar um tempo sozinho e vivi todos os benefícios disso. Isso me permitiu descobrir que quando você está longe de todos, finalmente pode ouvir a si próprio e aprender sobre si. Você pode escutar os seus sonhos e entender as suas necessidades sem que o ruído exterior afete seus pensamentos.

Imagens cortesia de Pascal Campion

Recomendados para você