As redes sociais podem acabar com o seu relacionamento

As redes sociais podem acabar com o seu relacionamento

outubro 6, 2016 em Curiosidades 225 Compartilhados
As redes sociais podem acabar com o seu relacionamento

Gustavo Cerati dizia que “o que seduz nunca está onde geralmente se pensa”. Parece que as redes sociais produzem um efeito semelhante. Elas se tornaram não somente uma ferramenta para contato, mas também de desunião e término de relacionamentos.

É possível que as redes sociais tenham se transformado em “armas de destruição em massa” quando se fala de casais e relacionamentos? Parece que sim. Segundo alguns estudos, elas provocam milhões de divórcios por ano.

Não podemos esquecer que os seres humanos se relacionam através das redes sociais, mas também tornam pública uma grande parte da sua vida. O Facebook ou o Twitter são uma vitrine para o mundo de bilhões de pessoas.

As redes sociais se tornaram uma forma de conhecer muitas pessoas em pouco tempo, e o número de novos usuários só aumenta. Isso assusta se pensarmos a nível mundial, porque são muitas pessoas envolvidas. É evidente o poder que essas ferramentas exercem na nossa vida, e para muitas pessoas elas são essenciais.

Divórcios provocados pelas redes sociais

Foram realizados muitos estudos sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas, mas analisaremos um em particular, realizado por uma famosa revista norte-americana de psicologia.

De acordo com dados recentes, somente a rede social Facebook foi a causa de aproximadamente 28 milhões de divórcios em todo o mundo. Talvez possa parecer exagero, mas há alguns anos a Associação Americana de Advogados da Família confirmou esses números, afirmando que essa ferramenta causou 20% das separações nos Estados Unidos.

coracao-partido-divorcio

Neste caso focamos o Facebook porque é a rede social mais importante atualmente. Existem muitas outras, mas é na rede criada por Mark Zuckerberg que a maioria se sente no seu próprio ambiente. Alguns usuários a utilizam até para terminar os seus relacionamentos.

Por que as redes sociais provocam o divórcio?

Se o seu relacionamento é duradouro e saudável, e o seu comportamento nas redes sociais é sensato, é normal que nada de mal aconteça, e esses dados não devem ser preocupantes. No entanto, há fatos e situações que provocam a separação.

Os estudos sobre o uso das redes para encontrar um relacionamento esporádico ou duradouro relata que 58% dos homens e 80% das mulheres utilizam as redes com essa finalidade.

mulher-infiel-abracando-marido

É evidente que os casais que tenham chegado a um impasse no seu relacionamento, que estão infelizes por qualquer motivo, encontram nas redes sociais uma forma de conhecer outras pessoas e fazer novos amigos ou talvez algo mais. Mas existem muitas outras razões:

  • O impacto constante de informações de pessoas procurando amigos mostra aos usuários que eles não precisam se contentar com um relacionamento infeliz. As redes sociais mostram um grande número de perfis atrativos, chamativos, compatíveis, etc. Os perfis são uma janela para um mundo cheio de estímulos.
  • A tolerância para enfrentar os problemas de um relacionamento diminuiu nos últimos anos. Hoje, é muito fácil encontrar soluções rápidas ao invés de procurar um amor maduro em relação a uma determinada pessoa.
  • A insegurança é outro ponto que provoca a separação dos casais. Podemos controlar o outro, ver as suas publicações, seu tempo de conexão, suas fotos e relacionamentos. Isto faz com que apareça uma certa desconfiança e medo que acabam com a comunicação e o respeito mútuo.
  • A exposição a assédios constantes pode ser outra razão. Talvez você já tenha um relacionamento, mas nas redes sociais muitas pessoas podem se interessar por você em busca de aventura, de um encontro… Algumas delas são muito persuasivas, por isso temos que ter uma atitude firme para evitar situações perigosas.

É claro que as redes sociais mudaram a nossa forma de ver o mundo e os relacionamentos também não ficaram alheios a isso. As redes sociais são uma realidade que deve ser utilizada com bom senso, porque podem causar medo, insegurança ou tristeza… Cuide da pessoa que está ao seu lado, e lembre-se de que a rede social é um mero entretenimento, e não um modo de vida.

Recomendados para você