Rir é o melhor remédio
Robert Baden-Powell disse que “a melhor maneira de superar as dificuldades é atacá-las com um lindo sorriso“. E ele estava certo. O riso é uma ferramenta poderosa para combater a dor, mostrar gratidão e refletir a nossa felicidade. O sorriso é um bom aliado na superação de doenças. Muitos países utilizam a terapia do riso em suas clínicas e observam uma melhora rápida das condições de saúde.
Rir é saudável. Não só pela sensação de bem estar e plenitude que proporciona, mas porque está provado cientificamente que quando rimos, geramos uma substância que provoca um efeito benéfico sobre o nosso corpo. A risoterapia melhora o humor e ajuda combater doenças.
Por que é bom rir?
O riso desencadeia um processo psicológico, neurológico e fisiológico que fortalece nosso sistema imunológico. Quer saber porque é bom rir? Veja os efeitos do riso no nosso dia a dia.
O riso ajuda a superar a ansiedade e a depressão. Ele desencadeia mudanças saudáveis no organismo; os níveis de serotonina, endorfinas, dopamina e citosina aumentam e melhoram nosso humor.
Rir reduz o estresse. O estresse enfraquece o sistema imunológico, aumenta a pressão sanguínea, contrai a musculatura e pode causar problemas cardíacos. O que o riso faz, nesse caso? Ele fortalece o sistema imunológico, relaxa a musculatura, melhora a circulação sanguínea e protege o coração.
Quando rimos, nos tornamos mais criativos. Se estamos tristes ou desanimados, não pensamos com clareza para resolver os problemas. Ficamos confusos e esquecidos. Quando nosso estado de espírito é positivo, tudo muda. O riso estimula a produção das catecolaminas, substâncias que mantém a mente mais alerta e ativam a memória.
O riso nos torna mais receptivos. O humor depende muito do estado emocional. Quando estamos felizes, nos tornamos mais receptivos e interagimos mais com as pessoas. As relações interpessoais melhoram a nossa qualidade de vida.
O bom humor ajuda a manter uma visão otimista e positiva diante da vida. O riso é contagiante; une as pessoas e melhora os relacionamentos. Siga o conselho de Charles Chaplin: “nunca se esqueça de sorrir, porque um dia sem sorrir é um dia perdido”.