Logo image

Usar roupas pretas não reflete apenas elegância, é o que diz a psicologia

3 minutos
Elegância, rebeldia ou tristeza? Roupas pretas podem revelar mais sobre você do que você imagina. Revelamos seus possíveis significados.
Usar roupas pretas não reflete apenas elegância, é o que diz a psicologia
Última atualização: 19 agosto, 2025

Usar roupas pretas é muito comum, especialmente quando você quer parecer sóbrio ou refinado. De acordo com a psicologia das cores, usar preto significa coisas positivas e negativas. O preto é associado ao poder, à elegância e à juventude, mas você sabia que também é a cor da morte e da rebeldia?

Esta é uma cor que pode influenciar as pessoas e transmitir sentimentos, sensações ou impressões. Abaixo, mostramos as possíveis interpretações, dependendo do contexto, ao usar roupas pretas.

Elegância

Séculos atrás, o preto era uma cor que distinguia os nobres e hoje é um símbolo de elegância e distinção. Usar preto pode refletir o desejo de atrair atenção e uma sensação de refinamento sem correr riscos. É por isso que, na indústria da moda, as roupas masculinas mais conservadoras, como ternos e smokings, são dessa cor.

“O preto é a quintessência da simplicidade e da elegância.”

—Gianni Versace—

Luto

Pessoas chorando sabem o que significa usar preto em um funeral.
Em funerais, o preto comunica tristeza e despedida.

Em relação ao exposto acima, de uma perspectiva cultural, o preto reflete o luto pela morte. Portanto, as pessoas usam essa cor durante os funerais, mesmo que o falecido use uma mortalha branca, como um sinal de ressurreição. Embora esse costume possa variar, é entendido como um sinal de luto em todo o mundo. Portanto, usar roupas pretas pode simbolizar o fim de algo ou uma perda. E, consequentemente, representar tristeza.

Juventude

É verdade que jovens de até 25 anos tendem a usar roupas pretas mais do que adultos. A realidade é que eles preferem essa cor a outras porque ela está mais associada à juventude e a uma estética moderna ou urbana. Também está associada à rebeldia inerente a essa idade.

“O motivo é que os jovens associam o preto à moda e aos carros caros, e os mais velhos à morte.”

—Eva Heller em Psicologia das Cores

Rebeldia

Banda de rock veste preto
Esta é uma cor emblemática no mundo do rock. Ela reflete força e autenticidade.

Como mencionamos, o preto também pode estar ligado a um senso de rebeldia. Ao longo da história, tornou-se popular como marca distintiva para muitos grupos que não se sentiam parte do mainstream. Por exemplo, hooligans com suas jaquetas pretas e roqueiros e punks com suas roupas totalmente pretas. Portanto, às vezes, ver alguém usando essa cor pode ser intimidador.

Negação e ilegalidade

É comum falar em “ovelha negra”, “dia negro”, “dinheiro sujo” ou em uma pessoa pessimista que “vê tudo em preto”. Ao contrário de qualquer cor vibrante, usar preto também simboliza a negação, o proibido, o mal e a má sorte. Combinado com outras cores, pode ter vários significados negativos:

  • Preto + violeta: refletem o mistério e a magia negra.
  • Preto + amarelo: pode ser entendido como reflexo de egoísmo, infidelidade, mentira e melancolia.

Importância ou poder

Quando alguém usa preto, certamente ganhará destaque. Não precisa usar outras cores mais chamativas; sua personalidade já é suficiente para ser interessante. Nesse sentido, o preto é a cor da individualidade, que pode transmitir força e autoridade, pois a atenção é atraída para o rosto e não para a roupa.

Formalidade

Executivo usa terno preto
Preto em ternos formais é sinônimo de profissionalismo e seriedade.

Como observa a psicóloga e socióloga Eva Heller, “o preto é viril, poderoso e sério”. É uma cor que emagrece, fica bem de dia e de noite e favorece a todos. Por essas razões, também reflete formalidade e confere sofisticação, especialmente em situações sérias.

Embora seja uma das cores associadas às emoções mais diversas, essas percepções são subjetivas e variam entre culturas e contextos. Assim, usar preto significa sofisticação em um evento formal, mas tristeza e luto em um velório. Mais do que verdades absolutas, essas interpretações devem ser entendidas como um aspecto, embora não o único, que reflete os gostos, as emoções e o humor de quem usa essa cor.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Heller, E. (2008). Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Editorial Gustavo Gili.
  • Jonauskaite, D., Abu-Akel, A., Dael, N., Oberfeld, D., Abdel-Khalek, A. M., Al-Rasheed, A. S., Antonietti, J. P., Bogushevskaya, V., Chamseddine, A., Chkonia, E., Corona, V., Fonseca-Pedrero, E., Griber, Y. A., Grimshaw, G., Hasan, A. A., Havelka, J., Hirnstein, M., Karlsson, B. S. A., Laurent, E., Lindeman, M., & Mohr, C. (2020). Universal Patterns in Color-Emotion Associations Are Further Shaped by Linguistic and Geographic Proximity. Psychological Science31(10), 1245-1260. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32900287/
  • Mathi Vathani, J. (2023). The emotional impacts of colour perception. International Journal of Creative Research Thoughts (IJCRT), 11(9), b216-b221. https://ijcrt.org/papers/IJCRT2309147.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.