O ruído branco ajuda a dormir melhor?

10 Maio, 2020
O ruído branco é um dos fatores ​​que tem recebido mais atenção ultimamente como uma forma de melhorar a concentração. O que você sabe sobre ele?

Cada vez mais pessoas têm comprovado os benefícios do ruído branco. Elas asseguram que ele promove o relaxamento e a meditação, melhorando a concentração e as habilidades cognitivas. Destacam especialmente que o uso do ruído branco ajuda a conciliar o sono e a dormir melhor, tanto para adultos quanto para crianças pequenas.

Muitos pais usam o ruído branco para acalmar seus bebês e ajudá-los a pegar no sono. Segundo eles, ele gera uma atmosfera relaxante, ideal para dormir melhor. Mas será que isso realmente acontece?

Se sim, estaríamos diante da salvação do número crescente de pessoas que sofrem de algum distúrbio do sono. Se você quer saber mais sobre esse assunto, queremos convidá-lo a continuar lendo.

Mulher com insônia

O que é o ruído branco?

Assim como a luz, o som também pode ser representado em um gráfico espectral. Assim como o branco é a soma de todas as outras cores, o ruído branco integra todo o espectro das frequências sonoras existentes. Além disso, ele o faz de maneira harmônica, fazendo com que nenhum som se destaque acima do outro.

O resultado é um som uniforme e consistente, semelhante ao que uma televisão ou um rádio sem sintonização podem produzir. Um rumor contínuo em segundo plano, como o que certos aparelhos em funcionamento emitem, como a lavadora ou a secadora. Também é comparável ao som natural da chuva ou do vento.

Como o ruído branco ajuda a dormir melhor?

O principal efeito positivo do ruído branco no sono vem da capacidade de suprimir outros sons. Desta forma, evita que você seja surpreendido por barulhos do trânsito, construções ou qualquer outro estímulo perturbador.

O efeito relaxante que ele produz pode ser especialmente benéfico para bebês e pessoas que dormem pouco. Graças ao ruído branco, o restante dos sons é bloqueado (ou percebido em menor intensidade), impedindo que estimulem o nosso córtex cerebral.

Da mesma forma, as pessoas que sofrem de acúfeno ou tinitus podem tirar proveito desse recurso para conseguir um sono de melhor qualidade. A presença desses zumbidos pode se tornar mais evidente na hora de dormir devido ao silêncio predominante.

Ouvir o ruído branco é uma estratégia bastante eficaz para reduzir esses sintomas irritantes e obter um descanso melhor.

Há alguma contraindicação?

Nem tudo são vantagens. Este não é um recurso adequado e favorável para todas as pessoas. É especialmente desaconselhado para pessoas que sofrem de apneia do sono e problemas respiratórios. Além disso, se usado em excesso, pode ser prejudicial para todos.

Utilizar o ruído branco de forma contínua pode danificar as células ciliadas, responsáveis ​​pela captura de sons. A presença constante de ruído as manterá ativas e impedirá que realizem efetivamente o trabalho de regeneração necessário que ocorre durante o sono.

Para utilizá-lo no seu bebê, você deve ter um cuidado especial. Um volume muito alto pode prejudicar a audição do bebê e aumentar o risco de problemas no desenvolvimento da linguagem.

Bebê dormindo tranquilamente

Como proceder?

Ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem os benefícios do ruído branco no sono. No entanto, se ele gera uma sensação agradável em você, você pode usá-lo com moderação. Tente limitar seu uso a dias específicos, quando for especialmente difícil conciliar o sono. Além disso, procure não escutá-lo em um volume muito alto.

A mesma recomendação se aplica às crianças. Se o ruído branco acalma seu filho, reserve esse recurso para momentos específicos, quando nada parecer acalmá-lo. No entanto, não se habitue a expô-lo de forma constante a esses sons.

Para conseguir um bom descanso, o mais adequado é manter bons hábitos de higiene do sono. Para isso, estabeleça um horário fixo para dormir e se levantar, evite alimentos e bebidas estimulantes durante a segunda metade do dia e procure criar um ambiente adequado no seu quarto.

Se você apresentar maiores dificuldades ou algum distúrbio do sono, recomendamos que procure um especialista. Ele dará as orientações e indicará os procedimentos necessários para melhorar seu descanso. O ruído branco pode ser uma alternativa pontual, mas não um remédio a longo prazo.

  • Miramontes, P. (1999). El color del ruido. Ciencias, (054).
  • Spencer, J. A., Moran, D. J., Lee, A., & Talbert, D. (1990). White noise and sleep induction. Archives of disease in childhood65(1), 135-137.