São Nicolau, biografia do Papai Noel

A figura de São Nicolau não é mais mencionada em muitos lugares onde o Natal é comemorado. No entanto, em todos os casos a tradição fala em dar presentes às crianças para celebrar o Natal.
São Nicolau, biografia do Papai Noel
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 17 agosto, 2022

A lenda do Papai Noel começou com um personagem que poucos conhecem: São Nicolau de Bari para o Ocidente e São Nicolau de Mira para o Oriente. Ele foi um personagem que realmente existiu e que, como o próprio nome diz, foi declarado santo pela história de sua vida e pelos milagres que lhe são atribuídos.

Em princípio, a festa de Natal começou a ser associada à figura de São Nicolau. Com o tempo, essa figura que dava presentes às crianças e aparecia na véspera de Natal começou a ser chamada de Papai Noel em alguns países. Então, tomando sua figura e parte de sua história, foi criado o personagem chamado Papai Noel, que pouco tem a ver com a comemoração do nascimento de Jesus em uma manjedoura.

Natal, que nos faz lembrar as ilusões de nossa infância, lembra o avô das alegrias de sua juventude e transporta o viajante para sua lareira e seu doce lar! 

-Charles Dickens-

Atualmente quase ninguém associa São Nicolau ao Natal, mas a figura de Santa Claus está mais presente. A tradição de dar presentes às crianças na véspera de Natal, em comemoração ao nascimento dos cristãos, deixou de ser estritamente católica e passou a ser mais comercial.

São Nicolau de Bari
São Nicolau de Bari

Quem foi São Nicolau?

São Nicolau é conhecido por ter nascido no ano 280 da nossa era, na cidade de Mira, que atualmente faz parte da Turquia.

Eram tempos em que os cristãos ainda eram perseguidos, mas seus pais professavam essa religião. O pai era um próspero comerciante que sonhava que seu filho seguiria seus passos. A mãe, por outro lado, queria que Nicolás sacerdote como seu tio.

De qualquer forma, desde cedo foi ensinado a compartilhar tudo o que tinha com os mais necessitados. Aconteceu que naquele lugar havia uma terrível epidemia de peste e os pais, cristãos como eram, cuidavam caridosamente dos doentes. Infelizmente, ambos contraíram a doença e morreram.

Quando isso aconteceu, Nicolau, que era herdeiro de todos os bens, distribuiu tudo o que tinha entre os mais pobres. Ele então foi encontrar seu tio e se tornou um monge. Naquela época ele tinha apenas 19 anos. Desde então, dedicou-se à religião.

Um homem perseguido

Diz-se que ele fez uma viagem à Terra Santa e depois retornou à sua terra natal, Mira. Naquela época, o bispo, seu tio, já havia morrido. Os sacerdotes discutiram quem deveria ser o sucessor do prelado, mas não conseguiram chegar a um acordo.

Para resolver a questão, eles disseram que o próximo sacerdote a entrar no templo seria designado bispo . E o próximo a entrar foi São Nicolau, que estava vestido de vermelho.

O novo bispo destacou-se por sua enorme bondade e desapego. No entanto, um decreto imperial foi emitido ordenando que os cristãos fossem perseguidos novamente e São Nicolau teve que passar por grandes vicissitudes. Diz-se que, apesar disso, ele nunca perdeu o senso de humor e muitas vezes ria alto.

Finalmente, São Nicolau foi preso e encarcerado por quase 30 anos, durante os quais manteve sua alegria e bondade. Quando o imperador Constantino começou a governar, ele ordenou que fosse libertado. A essa altura já era um velho de barba branca e quando saiu da prisão foi imediatamente para Mira; ele chegou no momento em que a comunidade comemorava o Natal. Todos comemoraram sua chegada.

São Nicolau de Mira

A lenda do Papai Noel

Conta-se que, quando São Nicolau era bispo, conheceu um homem pobre que tinha três filhas, que não podiam casar porque não tinham dote.

Para remediar essa situação, o santo foi à noite e, sem que ninguém o visse, depositou um saco de moedas nas meias das meninas, que estavam penduradas para secar. Então, todas elas conseguiram se casar.

A lenda também diz que um grupo de crianças foi esfaqueado por alguns bandidos. São Nicolau testemunhou o evento e rezou pelos meninos, que foram imediatamente curados. Diz-se também que ele foi capaz de acalmar os mares e que ele tinha um carinho especial pelos pequenos.

Como São Nicolau se tornou Papai Noel ou Papai Noel? Na Holanda, a festa de São Nicolau era celebrada em dezembro, mas seu nome em holandês é Sinterklaas. Quando os imigrantes holandeses chegaram aos Estados Unidos, os americanos, seguindo uma pronúncia errada, transformaram Sinterklaas em Santa Claus.

Enquanto isso, na França, ele começou a ser chamado de Papai Noel por causa de sua semelhança física com um personagem da cultura popular chamado Bonhomme Noël. Assim, da mesma personagem surgiram várias lendas que, de qualquer forma, têm em comum a sua presença amável e alegre no Natal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García, M. A. (1989). Iglesia de San Nicolás de Bari. Toletum: boletín de la Real Academia de Bellas Artes y Ciencias Históricas de Toledo, (23), 73-107.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.