Saúde ambiental, por que é importante?

Saúde ambiental, por que é importante?

Última atualização: 25 março, 2022

Atualmente, as mudanças climáticas afetam permanentemente a saúde em escala global. Precisamente, a importância da saúde ambiental é uma questão absolutamente decisiva na tomada de decisões significativas para o futuro da sociedade, pois determinará o bem-estar em nível individual.

Desta forma, Bernstein afirma que tudo o que vem com a migração, trauma, violência, doenças infecciosas, problemas de saúde mental e deficiências nutricionais se tornou um padrão que continuaremos a ver. Ele também alerta que essas secas severas devem se tornar mais comuns à medida que as mudanças climáticas se desenrolam.

“Se você quer encontrar algumas das pessoas mais insalubres do planeta, você pode encontrá-las entre aquelas que foram forçadas a sair de suas casas. Isso aconteceu na Síria, onde a seca de 2006 a 2011 forçou os pastores que vivem em áreas rurais a abandonar seus rebanhos e se deslocar para as cidades, onde não eram bem-vindos (…) Aconteceu também na Somália, onde a seca que começou em 2011 precipitou uma fome que deslocou milhões de pessoas para países vizinhos onde dificilmente podiam entrar”.

-Aaron Bernstein-

O impacto das mudanças climáticas na saúde ambiental e individual

O diretor da Chan School, Aaron Bernstein, garante que as mudanças climáticas afetam a saúde em todas as áreas. Precisamente, a Chan School é a instituição de pós-graduação em saúde pública da Universidade de Harvard, fundada em 1913, mas que se tornou a Escola de Saúde Pública em 1922.

Aaron Bernstein fala sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde. Nesse sentido, também se concentra no aumento dos gastos públicos em saúde decorrentes dos efeitos nocivos dessa mudança climática. Uma situação que finalmente nos fará abandonar os combustíveis fósseis como fonte de energia.

“Sabemos o suficiente para saber que reduzir as emissões de gases de efeito estufa é a estratégia mais econômica para evitar resultados de saúde que não queremos”.

-Aaron Bernstein-

Cidade afetada pelas mudanças climáticas

Desta forma, busca-se uma excelente solução para reduzir significativa e permanentemente os danos causados pelas mudanças climáticas. Harvard afirma que para obter uma melhoria na qualidade de vida, as políticas devem focar na emissão de gases de efeito estufa.

Os pesquisadores observam como as mudanças climáticas afetam diretamente o bem-estar de toda a humanidade e colocam em risco nossa continuidade como espécie. Precisamente, a saúde ambiental é decisiva para evitar a extinção.

“Os gases de efeito estufa não apenas aquecem a atmosfera e interrompem o ciclo da água, como também têm efeitos diretos em muitas espécies, incluindo plantas. Se você aumentar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, isso altera o perfil nutricional de certas culturas alimentares.”.

-Aaron Bernstein-

Estudos revelam a importância da saúde ambiental

Um estudo realizado por Samuel Myers, investigador principal do Departamento de Saúde Ambiental, intitulado Aumentar o CO2 ameaça a nutrição humana, previu, com base na evolução das emissões nos últimos anos, os níveis de dióxido de carbono que estarão na atmosfera no ano 2050.

Assim, descobriram uma diminuição de 9% no teor de zinco do trigo e uma diminuição de quase 8% na quantidade de proteína no arroz, o que prejudicaria os valores nutricionais da nossa dieta.

Nesse sentido, se a deficiência de zinco e proteína nos alimentos for observada detalhadamente, é um efeito muito prejudicial. Pensemos que o zinco é um fator determinante na morbimortalidade relacionada a muitas doenças infantis, especificamente as infecciosas.

nuvem escura no céu

Se as medidas necessárias não forem tomadas nesse sentido, a deficiência nutricional causará danos irreversíveis em escala global, pagaremos um preço muito alto como espécie poluidora. Nesse sentido, Aaron Bernstein, em entrevista realizada por Madeline Drexler, editora da Harvard Public Health , afirma que “a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera da Terra pode ser a maior/melhor intervenção em saúde pública”, trazendo consequências realmente benéficas para toda a humanidade para um futuro próximo.

Desta forma, tomar consciência da importância da saúde ambiental é o primeiro passo para uma mudança radical que terá impacto direto no bem-estar da humanidade.

Pode interessar a você...
O discurso de Joaquin Phoenix: por todos os seres e pelo meio ambiente
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O discurso de Joaquin Phoenix: por todos os seres e pelo meio ambiente

O discurso de Joaquin Phoenix comoveu milhões de pessoas após a sua vitória no Oscar. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre ele.