Filosofia zen: segredos para conseguir vencer a ansiedade

Segredo da filosofia zen para vencer a ansiedade

Bruno Padilha novembro 30, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Segredo da filosofia zen para vencer a ansiedade

Ansiedade, vivendo no futuro: Nas últimas décadas a tecnologia trouxe avanços que nunca imaginamos que seriam possíveis. Invenções que pareciam quase fantasiosas hoje fazem parte do nosso dia a dia, como aviões, smartphones, e comida geneticamente modificada. Estamos conectados em tempo real a tudo o que está acontecendo ao redor do mundo. Temos acesso a mais conhecimento do que em qualquer outra época da humanidade, mas ainda tem uma coisa que a ciência não conseguiu desvendar: o futuro.

Não existe uma única pessoa neste planeta que saiba o que acontecerá no dia de amanhã. Eu disse amanhã? Nem precisa ir tão longe, nós não conseguimos saber nem o que vai acontecer no próximo minuto! Talvez você suponha que irá terminar de ler este artigo, mas e se a conexão cair? E se o computador travar? Vamos encarar a verdade: eu e você não temos a mínima certeza sobre o futuro – seja 100 anos ou 30 segundos. Isso é sinal de que todos nós podemos aprender um pouco com a filosofia zen oriental.

A felicidade está logo ali

Se você é como a maioria das pessoas, sua mente nunca está no presente. Você acorda apressado, pensando em todas as coisas que precisa fazer. Toma seu café da manhã enquanto checa o e-mail (Instagram, Facebook, Twitter) e fica ansioso porque está atrasado. Quando você está no trabalho, começa a pensar no almoço – e enquanto almoça pensa em voltar para o trabalho. Depois desse dia cansativo, você só pensa em chegar em casa. E adivinha só: quando você está em casa, ocupa sua mente com tudo o que fará nos próximos dias.

acabe com a ansiedade com a filosofia zen

Isso soa bastante exaustivo, não é mesmo? Pois é, por isso você está sempre pensando naquela tão sonhada viagem nas férias! (aliás, já escrevi um post sobre esse “Modo Turista”)

Não me entenda mal, fazer planos não é uma coisa ruim. Mas quando você começa a acreditar que só conseguirá ser feliz DEPOIS de fazer isto ou aquilo, é neste momento que cai no ciclo interminável de ansiedade e vazio existencial. O principal motivo pelo qual as pessoas estão tão estressadas e infelizes nos dias de hoje é que elas foram levadas a acreditar que a felicidade está sempre logo ali, depois daquela esquina. É um sentimento de que você está quase lá… mas ainda não chegou.

“Se eu perder mais alguns quilinhos, então vou gostar do meu corpo.”

“Só mais 2 semanas e eu estarei de férias.”

“Mal posso esperar para comprar o novo iPhone 7.”

“Estou tão perto de conseguir aquela promoção.”

É como se você estivesse incompleto, e você não consegue relaxar e curtir enquanto não conseguir achar a parte que está faltando. O problema dessa abordagem é que você está colocando uma distância entre o real e o ideal – e está dizendo a si mesmo que não pode ser feliz no presente.

No entanto, eu tenho boas notícias para você: Sim, você pode.

É possível viver no presente, curtir o momento, e ser feliz mesmo sem atingir quaisquer que sejam os objetivos que você almeja. Na realidade, nem é tão difícil fazer isso – é definitivamente mais fácil do que estar ansioso e estressado o tempo todo.

O segredo da filosofia zen: Consciência plena

Quando estamos correndo através de nossas rotinas diárias, raramente estamos realmente lá. Isso é chamado de um estado de Baixa Consciência – os seres humanos possuem essa incrível função de “Piloto Automático” que permite realizar as tarefas corriqueiras sem nem pensar, enquanto nossa mente está entretida com o planejamento de futuro. Com a Baixa Consciência surge a ansiedade, o estresse e a falta de propósito; nós temos uma estranha sensação de que somos apenas robôs seguindo um script. Esse também é o motivo pelo qual sentimos que o tempo está passando muito rápido, e a vida parece apenas um borrão sem definição – já que nossas mentes estão no modo “Fast Forward”.

filosofia zen calma no trabalho

Mas então, como voltamos para o presente? Como vivemos no AGORA?

Existem dezenas de técnicas para aprender a viver no momento, mas todas elas se resumem a um conceito chave: Consciência Plena. Isso significa estar 100% atento ao que se está fazendo, sem distrações – e especialmente sem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isso é chamado de foco, e é o ponto central da filosofia zen.  Quando você está lavando a louça, lave a louça. Quando está tomando banho, tome banho. Quando está se exercitando, se exercite.

– “Ok, e depois?”

Nada de “e depois”. Esqueça o “depois”, esqueça o futuro. Lembre-se de que o passado é uma memória e o futuro é uma ilusão. A única coisa real na sua vida é o momento presente. Um bom truque para ajudar a criar o hábito de consciência plena é se concentrar em fazer todas as coisas com perfeição. Por exemplo, vamos dizer que você está escovando seus dentes: não tente terminar o mais rápido possível, ao invés disso fique consciente de cada movimento. Imagine que esta é a única vez na sua vida em que você vai escovar os dentes, então é ao mesmo tempo uma experiência nova e uma oportunidade única. Foque toda a sua atenção nessa tarefa simples, e a desempenhe com perfeição.

Por que você acha que a filosofia oriental se preocupa tanto com os rituais do chá, da prática de artes marciais, da caligrafia, etc? Porque são hábitos “simples” mas que trazem a atenção para à “prática perfeita.” 

Eu sei que soa muito bobo, mas os resultados são poderosos. Existe um ditado (também originado da filosofia zen) que diz: “A maneira como uma pessoa faz uma coisa é a maneira como ela faz todas as coisas”. Isso quer dizer que, se você começar a praticar a consciência plena em coisas pequenas, em breve vai começar a notar que toda a sua vida mudou para melhor.

É realmente tão simples assim. Se você quer escapar dessa espiral infinita de frustração, ansiedade e vazio existencial, apenas traga sua atenção total para o presente com esse novo hábito de realizar pequenas tarefas com perfeição.

No fim das contas, é apenas uma escolha entre perseguir o futuro, que nunca vai chegar, ou se livrar de uma vez dessa ilusão inalcançável e abraçar a realidade do agora – onde todo momento é uma experiência perfeita que representa sua vida inteira.

E você? Acha que só conseguirá ser feliz após realizar seus objetivos, ou acredita que a felicidade existe no AGORA?

Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!

“Existe apenas o instante presente… um agora que é sempre e perpetuamente novo. Não existe o ontem ou o amanhã – mas apenas agora, como ele era mil anos atrás e como o será daqui a mil anos.”
– Meister Eckhart –

Bruno Padilha

Trilho a eterna jornada do autoconhecimento - e compartilho as lições que aprendo pelo caminho. Sou nômade digital, vegano, e escrevo para mais de 100.000 leitores no blog brunopadilha.com

Ver perfil »
Recomendados para você