Segredos para liberar sua criatividade

Segredos para liberar sua criatividade

Última atualização: 06 maio, 2022

Atualmente há um sentimento no ambiente de que a criatividade é um dom que poucos recebem. Muitas vezes ouvimos frases como que talento é algo muito natural em algumas pessoas ou que é só para artistas. Isso não é certo.

A criatividade é uma habilidade que pode ser aprendida, praticada e criada. O melhor é que não se destina a apenas alguns. Você pode usá-la para melhorar seu trabalho, ter uma vida mais feliz e melhorar o relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Aqui estão algumas estratégias que são fáceis de aplicar. Você verá que alguns minutos são suficientes para tirar o máximo proveito delas. Use-as e diga-nos qual foi o seu favorito.

Rabisco

Você se lembra de quando era criança e começou a rabiscar? Certamente mais de um professor o repreendeu e disse que você deveria prestar mais atenção. Todos nós passamos por isso e não é estranho que hoje achemos difícil imaginar que rabiscar seja uma forma de ser mais criativo e resolver problemas.

O que nossos professores não sabiam na época é que rabiscar sua mente descarrega todos os tipos de pensamentos que a saturam. Quando você faz isso, você tem a oportunidade de analisar o que está acontecendo com você de uma maneira diferente. Tudo que você precisa é de uma caneta ou lápis e um pouco de papel. A única regra que existe para rabiscar é que você faça isso livremente.

rabiscos

Aprender algo novo

Tocar piano, aprender um novo idioma ou ir para aulas de culinária são apenas três exemplos de tudo o que você pode fazer. A criatividade floresce quando você sai da sua zona de conforto e assume um novo desafio. A criatividade aparece quando nos deparamos com um problema ou quando queremos expressar algo e as formas convencionais não são válidas.

Procure escolher aulas onde haja um ambiente agradável e que não seja uma obrigação para você. Não se trata de voltar à escola por obrigação, mas de desenvolver aquelas habilidades que você acha que não tem. Aproveite qualquer curso ou aula que você encontrar para adultos. Elaes geralmente têm uma atmosfera bastante descontraída e amigável e, além disso, você pode conhecer pessoas com novas preocupações e aspirações, que podem involuntariamente trazer grande riqueza para sua vida.

Se manter ativo

Fazer uma caminhada, fazer uma aula na academia ou experimentar um novo esporte são três alternativas que vão despertar a criatividade. Você tem um problema para o qual não consegue encontrar uma solução e tudo o que faz é pensar nele? 

Em vez de ficar parado, vá ao parque ou a uma floresta e caminhe. Tente esquecer o que te incomoda. Você verá que sua perspectiva muda e você encontra soluções que nem havia considerado.

Somos feitos para o movimento e o movimento inspira. Algo que não é levado em conta pela maioria das empresas que fazem seus funcionários sentarem em uma cadeira por oito horas, minimizando o número de movimentos do corpo a fim de minimizar o que chamam de “perda de tempo”.

mulher praticando esporte

Apenas lembre-se de diferenciar entre “relaxar” e “tentar fugir” do problema. Relaxar serve para ver a situação desde outro ângulo. Fugir só serve para piorar os problemas e realmente não ajuda. Em algum momento você vai ficar cara a cara com essas situações.

Desenhar

O desenho é uma atividade terapêutica que dará espaço à criatividade. Pegue sua caixa de cores e um livro de colorir ou caderno e pinte como quiser. Se possível, leve sempre esse caderno com você.

Dessa forma, sempre que você sentir vontade de desenhar ou colorir , poderá fazê-lo. Desenhar evita pensar demais no que você vai fazer, por favor não se critique negativamente. Não importa se você desenha coisas sem sentido! É sobre se divertir e imaginar coisas novas.

Interagir com crianças

Certamente você já percebeu que as crianças têm uma grande capacidade de imaginar histórias e criar histórias do nada. Você quer que a criatividade entre em sua vida? Aprenda a ver a realidade como as crianças. Faça o exercício de seguir as histórias que elas criam no seu mundo imaginário, proponha à sua mente o desafio de trabalhar de outra forma: uma forma alternativa que não parte da informação que os sentidos nos dão mas que começa e termina na sua mente.

criança brincando

Brinque, ria, persiga borboletas e pergunte o motivo de tudo. O mais importante é que você aprenda a deixar de lado o medo e a vergonha. Nada de ruim vai acontecer.

Use a criatividade a seu favor

A criatividade não apenas ajuda você a sair de problemas. É também uma desculpa para se encontrar em situações que você nunca imaginou. Use a criatividade e desafie-se a viver novas experiências que te encham de lembranças e sonhos.

Pare de se contentar ou reclamar sobre o que você teve que viver. Saia e experimente coisas novas e, por que não, descubra uma nova paixão ou oportunidade na vida.

This might interest you...
A estimulação cerebral aumenta a criatividade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A estimulação cerebral aumenta a criatividade

Todos nós gostaríamos de ser mais criativos. Recentemente, foi comprovado que a criatividade pode ser melhorada através da estimulação cerebral.