Por que nos sentimos desconfortáveis ao receber elogios?

· julho 3, 2018

Todo mundo gosta de receber elogios. Mas… sempre e em qualquer circunstância? Você pode ter se sentido desconfortável em alguma ocasião depois de ter sido elogiado. Esta é uma experiência mais comum do que podemos imaginar.

Mas vamos começar pelo início: o que é exatamente um elogio? Sendo rigorosos, um elogio é uma conduta verbal específica que ressalta as características positivas de uma pessoa. O elogio funciona como um reforço social e ajuda a tornar as interações entre as pessoas mais agradáveis.

Em outras palavras, o elogio é quase como uma bajulação. Quando recebemos um elogio, a pessoa que o emite está ressaltando alguma característica positiva. Colocado assim, não haveria razão para nos sentirmos desconfortáveis quando alguém fizesse um elogio. No entanto, a realidade é muito diferente e muitas vezes essas bajulações nos fazem sentir desconfortáveis. Por que isso acontece?

Reeducando o ouvido

Como dizíamos, um elogio é, a princípio, algo agradável e positivo. Fazer um elogio significa que dizemos algo bonito à outra pessoa. Em concreto, trata-se de informar/destacar alguma característica física ou de seu comportamento que gostamos ou que valorizamos de forma positiva.

Amigas conversando no parque

Todos gostamos de escutar coisas agradáveis sobre nós, isso nos faz sentir bem. No entanto, a troca de verbalizações positivas é pouco comum na nossa sociedade. Utilizamos pouco o reforço positivo, sendo mais habitual o castigo.

Consideramos que o “bom”, “positivo”, “o que gostamos” é “o que deveria ser” e, por isso, para que dizer isso em voz alta? Este é o motivo de ser pouco comum fazer ou receber elogios.

Podemos nos sentir “bregas”, “tolos”, “ridículos”, etc. No entanto, se acreditarmos que o reforço é melhor que a punição, estaremos motivados a mudar e nos tornar pessoas mais positivas. Por outro lado, quando alguém nos faz um elogio, podemos sentir surpresa, estranheza e, em casos extremos, podemos até rir da pessoa que faz isso conosco. Por isso, é importante saber como receber elogios e não apenas saber como fazê-los.

Quais são as vantagens de saber receber elogios?

Receber elogios é fácil, embora muitas pessoas achem difícil recebê-los. Na verdade, são muitas as vantagens que saber receber elogios proporciona. Vamos ver quais são.

  • Saber o que a outra pessoa gosta em mim.
  • Ajuda a estabelecer relações de amizade.
  • Diminui a tensão que pode surgir ao ficar sem palavras por vergonha, ansiedade ou por reagir na defensiva.
  • Causa bem-estar. Todo mundo gosta de ter suas qualidades, méritos e habilidades reconhecidas.
  • Indica que eu ouvi e aceitei o que a outra pessoa me disse.
  • Reforço a essa pessoa por ter me dado um elogio e aumento a probabilidade de que ela me faça mais elogios no futuro.

Como vemos, estas são algumas das vantagens de saber receber elogios. Há muitas outras, mas estas são o suficiente para você ter uma ideia da sua importância.

Pensamentos negativos que os elogios bloqueiam

Se já conhecemos as vantagens de saber receber elogios, por que podemos nos sentir bloqueados/incomodados quando alguém nos elogia? Pode ser que por trás do desconforto de receber elogios haja a seguinte crença: “Não confie se te elogiarem, devem querer alguma coisa”. Essa crença nos leva a interpretar os elogios como uma ameaça ou um perigo. Portanto, reagiremos com desconfiança, medo, ansiedade ou angústia. No entanto, em muitas ocasiões não existe tal perigo, apenas um condicionamento verbal.

Às vezes esses elogios são usados para manipular ou criar um clima facilitador/motivador que permita que a outra pessoa atinja seu objetivo. Isso poderia fazer com que uma frase que, em princípio, pudesse gerar emoções positivas fosse avaliada como negativa e gerasse respostas emocionais negativas se fosse interpretada como uma manipulação.

Amigos conversando

Outra crença que pode nos bloquear quando recebemos elogios é a seguinte: “Seja simples e modesto, as pessoas que se destacam são invejadas”. Esta mensagem também nos leva a não gostar de ouvir coisas boas sobre nós mesmos.

Outras das crenças associadas ao desconforto de receber elogios é a seguinte: “A pessoa está esperando receber um elogio de volta”. Esse pensamento é muitas vezes irracional, porque não sabemos o que a outra pessoa estará pensando. É melhor pensar que um elogio ocorre de forma espontânea e esperar correspondência.

Um último pensamento ou crença associada ao desconforto de receber elogios é a seguinte: É um elogio sarcástico, ele disse isso para me irritar “. Nesse caso, essa crença pode ser alterada por: “Pode ser que sim ou que não. Aceito o elogio e, se for sincero, agradeço. Se não for, ao aceitá-lo estarei frustrando parcialmente suas intenções”.

Podemos mudar estas crenças irracionais relacionadas ao desconforto de receber elogios. Desta forma, estaremos mais perto de aprender a recebê-los sem desconforto. Nossas relações serão mais sinceras e satisfatórias.