Como ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo?

· abril 11, 2019
Para ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo, a preparação é essencial. Conhecer a filosofia da empresa, ensaiar a simulação de uma situação, aprender a controlar os nervos e a ansiedade são medidas que podem nos ajudar a levar vantagem em relação aos outros.

Ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo requer preparação e confiança. Essa tendência dentro dos departamentos de recursos humanos é cada vez mais comum na hora de contratar funcionários. Portanto, é positivo treinar e tentar mostrar ou expressar boa parte do nosso potencial nesse contexto tão decisivo. Destacar-se entre os demais pode ser fácil se conhecermos as estratégias mais adequadas.

Vamos admitir, se por si só a tarefa de procurar emprego é estressante e cansativa, em muitos casos ainda é preciso acrescentar mais um elemento: as entrevistas de trabalho. Há quem conheça todas as normas e as enfrente com motivação, confiança e otimismo. Outros, em contrapartida, veem essas situações como um cenário de grande ansiedade porque consideram que a avaliação de sua candidatura é imprevisível.

Assim, no âmbito dos recursos humanos sabemos bem que não há melhor conselho do que nos limitarmos a sermos nós mesmos. Destacar-se, mas sem exagerar, demonstrar confiança com um toque de carisma e, sobretudo, agir com naturalidade e segurança pessoal são, sem dúvida, os fatores de sucesso mais certeiros.

Afinal de contas, cada um de nós é muito mais do que um currículo. Somos mais do que nossos estudos, diplomas e experiências de trabalho. Deixar nossa marca é o que faz diferença na hora de passar por um processo seletivo. Portanto, treinar uma série de competências pode nos permitir ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo.

Para ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo, a preparação é determinante.

Buscar candidato para uma vaga

Como ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo?

As entrevistas de emprego em grupo não substituíram as individuais. No entanto, nos últimos anos têm ganhado maior importância por diferentes aspectos. Primeiro, porque é um modo excelente de ver como uma pessoa age em grupo. Desse modo, podemos avaliar competências comunicativas, habilidades interpessoais, agilidade na resolução de problemas, capacidade de liderança e reação, nível de criatividade, etc.

Além disso, podemos acrescentar outro aspecto: as empresas conseguem poupar recursos; tempo, em especial. Ademais, essa modalidade permite colocar os candidatos em situações reais – ou próximas do real – para observar como se desenvolvem.

Deixando de lado as variações entre os setores, a verdade é que esse modo de recrutamento tem sido instituído em cada vez mais contextos profissionais. Ao mesmo tempo, na hora de enfrentar uma entrevista de emprego em grupo, seria positivo saber que existem diferentes modalidades. São as seguintes:

Tipos de entrevistas de trabalho em grupo

  • Entrevistas de fórum. Nesse tipo de entrevista, o grupo deve preparar a apresentação de um tema em comum, na qual cada membro contribua com sua parte correspondente. É uma dinâmica que permite analisar as habilidades de comunicação, argumentação, comunicação não-verbal, etc.
  • Debate. Nesse caso, diferentemente do anterior, o candidato deverá assumir uma posição específica, que será defendida perante os outros.
  • Brainstorm. Essa dinâmica é muito útil e interessante para qualquer organização. Nela, cada candidato deve contribuir com ideias, perspectivas, formas de resolução e conceitos úteis para cada tema apresentado pelo entrevistador.
  • Painel. Essa tarefa é realizada em grupo. Cada participante deverá defender e saber se posicionar perante uma ideia, analisando-a de diferentes pontos de vista. São avaliados aspectos como contribuições e criatividade.
  • Simulação. Para ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo, é imprescindível dominar essa competência. Assim, o mais comum é que o entrevistador nos apresente um caso hipotético em relação ao qual deveremos reagir. O mais recorrente é que sejam apresentadas situações de crise, momentos de dificuldade nos quais deveremos contribuir com estratégias pessoais para lidar com a situação.
  • Simulação in-basket. Nesse cenário, o candidato é apresentado às situações mais comuns que terá que enfrentar em seu cargo. É a dinâmica que mais se ajusta aos conhecimentos técnicos do trabalho em si.

Dicas para ser aprovado em uma entrevista de emprego em grupo

Já vimos quais são os diferentes tipos de entrevistas em grupo com os quais você pode se deparar. Vamos ver a seguir os passos mais comuns que devemos levar em consideração.

Preparação

A preparação é essencial. Para isso, não vamos nos preparar apenas emocional e psicologicamente. Nesse sentido, é decisivo levar em consideração a qual cargo estamos nos candidatando e como é a empresa que realiza o recrutamento.

  • Consultar o perfil da empresa na internet pode nos dar uma ideia de sua política e filosofia. Ao mesmo tempo, também podemos analisar o perfil dos funcionários que já trabalham na empresa.
  • Sabendo disso, vamos imaginar uma bateria de possíveis perguntas que podem nos fazer e devemos preparar as respostas.
  • Em segundo lugar, devemos elaborar a apresentação do nosso currículo. Vamos ajustá-lo levando em consideração o cargo que queremos ocupar.
  • Cuidar da nossa aparência. Devemos buscar uma imagem formal, uma roupa que nos deixe confortável e que combine, por sua vez, com o perfil da empresa.
  • Além disso, devemos procurar chegar antes do horário combinado para a entrevista.

Apresentação

  • Devemos preparar uma breve introdução sobre nós mesmos.
  • É fundamental ser acessível a todos os candidatos da entrevista. Devemos cumprimentá-los e, a partir desse momento, incluí-los no nosso foco de atenção. Devemos evitar excluir qualquer pessoa. Nossa atenção deverá estar voltada ao pequeno ecossistema do qual agora fazemos parte: provavelmente serão contratados aqueles que melhor se adaptarem às regras que surgirem de maneira natural ou que se impuserem nesse ecossistema.
  • Devemos falar com clareza e confiança quando tivermos que intervir. Teremos que responder, mas também perguntar.
Crescer profissionalmente

Dinâmicas básicas que devemos promover durante a entrevista em grupo

Confiança, segurança e abertura. Essas dimensões são essenciais para enfrentar com sucesso uma entrevista em grupo. Devemos evitar, ao mesmo tempo, atitudes como interromper ou não ser inclusivos com os demais, fazer uso de intimidação ou utilizar estratégias pouco acertadas para chamar atenção. Além disso…

  • Devemos participar de maneira ativa, sempre procurando contribuir com ideias originais.
  • Devemos demonstrar entusiasmo. Um sentimento que podemos cultivar ao evocar a imagem mental de que seremos contratados.
  • Ao mesmo tempo, e não menos importante, devemos preparar nossa própria bateria de perguntas ao entrevistador. Questões como quantas pessoas trabalham no departamento, como é o dia a dia na empresa ou quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para concluir. Embora em uma entrevista em grupo possamos controlar menos variáveis que em uma entrevista individual, sempre teremos uma margem de ação para escolher a estratégia que vamos adotar. Trata-se basicamente de nos prepararmos psicologicamente. De controlar a ansiedade e treinar a maioria dos aspectos aqui enumerados. 

Queiramos ou não, muitas vezes não basta contar com competências técnicas excepcionais. As habilidades humanas, a comunicação ou a inteligência emocional podem ser muito úteis nesses casos.

  • Hatcher, Steve (2015). Group interview preparation: learn how to use group discussion to your advantage and be comfortable, confident, and likeable while standing out in a group interview. New York