Método Scamper, uma ferramenta para a solução de conflitos na empresa

· julho 13, 2018

Ao longo da história e, especialmente, desde a criação da Internet, foram desenvolvidos inúmeros processos e técnicas para potenciar a criatividade, resolver conflitos e aumentar a produtividade. Entre eles, destaca-se o método Scamper, uma estratégia criativa que pode ser de grande ajuda tanto no nível pessoal quanto no profissional.

A finalidade deste método é facilitar a busca de ideias e soluções para problemas determinados através de perguntas para estimular a criatividade e as habilidades para resolver dificuldades. Vamos explicar mais a fundo esse assunto.

O que é o método Scamper?

Podemos definir o método Scamper como um aperfeiçoamento da técnica mundialmente conhecida como brainstorming. Esta técnica, idealizada por Alex Osborn, se concentra no monitoramento de hábitos e na troca de ideias entre um grupo de pessoas depois de uma explicação.

Brainstorming

Precisamente, foi um aluno de Osborn, Bob Eberle, que difundiu este método para aperfeiçoar o brainstorming, conferindo a essa técnica um sentido mais pragmático e confortável de usar. Foi assim que nasceu o método Scamper. Outra curiosidade é que seu nome é a sigla de uma série de verbos de ação. Estes verbos são combinar, adaptar, substituir, modificar, propor, eliminar e reordenar.

Para compreender a profundidade deste método, nós deveríamos pensar nas perguntas que estes verbos despertam em nós. Geralmente, estas perguntas seriam as seguintes:

  • Combinar. O que pode ser combinado?
  • Adaptar. Como pode ser adaptado?
  • Substituir. O que pode ser substituído?
  • Modificar. O que pode ser modificado?
  • Propor. Pode ser feito de outra forma?
  • Eliminar. Pode ser eliminado ou reduzido?
  • Reordenar. Pode ser mudada a ordem de algum aspecto, passo ou característica?

Os especialistas afirmam que esta técnica é perfeitamente aplicável em qualquer área. É considerada útil não só nas organizações e grupos de trabalho, mas também em situações de conflito, sobrevivência e urgência.

Como colocar este método em prática

Como é evidente, colocar este método em prática requer a realização de uma série de ações ou fases. Vejamos quais são e o que se alcança em cada uma delas.

Identificar o problema

O primeiro passo que devemos dar, como é lógico, será a identificação do problema que nos interessa resolver. Por que um determinado grupo não é capaz de avançar? O que está acontecendo para que ele não prospere?

As perguntas Scamper

Já vimos que a palavra Scamper é a sigla de uma série de verbos de ação. Agora, uma vez que já tivermos identificado o problema, o seguinte passo é fazer as perguntas, que devem ser respondidas em grupo, sem que nenhuma das opiniões manifestadas seja menosprezada. Por que ele não avança? Onde está o problema dele? Quais são as chaves do retrocesso, ou da falta de desenvolvimento?

“Outros viram o que é e perguntaram por quê. Eu vi o que poderia ser e perguntei por que não”.
– Pablo Picasso –

Organização de respostas

Não se pode desprezar nenhuma das opiniões, todas elas devem ser consideradas. É importante que não haja nenhum tipo de censura, já que por mais estúpidas ou pouco produtivas que possam parecer algumas dessas apreciações, elas podem ser a chave de uma solução.

Reunião de trabalho descontraída

Avaliação de ideias

Chegando a esse ponto, já devemos começar a selecionar as respostas. Devemos identificar quais são as ideias mais eficazes, que podem levar à solução desse determinado problema. No entanto, as respostas inválidas podem servir para resolver futuros conflitos, por isso elas não devem ser descartadas definitivamente.

Seleção

Agora, chegamos ao ponto final e fundamental. Devemos selecionar as ideias definitivas, aquelas que se ajustam totalmente à necessidade de resolução do conflito. Além disso, devemos expor as razões do porquê da aplicação dessas determinadas ideias.

O método Scamper é eficaz?

Dado que este método para a solução de conflitos é bastante simples de ser implementado e, inclusive, intuitivo, ele acaba sendo eficaz. Além disso, como ele é aplicado rapidamente, se falhar na primeira tentativa depois da sua aplicação, pode ser empreendido novamente, já que não origina grandes custos.

É importante, no caso de ser aplicado, aproveitar ao máximo a personalidade e a criatividade das pessoas que formam o grupo. Desse modo, obtemos resultados mais objetivos e úteis.

“A criatividade implica romper com padrões estabelecidos para olhar as coisas de outra forma”.
– Edward de Bono –

Segundo os estudos, o método Scamper pode alcançar resultados positivos em até 80% dos casos. Foi isso que ficou demonstrado na Escola Superior de Administração e Direção de Empresas de Barcelona (ESADE) que, em uma de suas pesquisas, afirmou que esse método se torna mais útil conforme é aplicado mais vezes, devido ao fato de que sua prática começa a se tornar mais simples.