7 séries de ficção científica com um toque psicológico

25 Setembro, 2020
Apresentamos os títulos de 7 séries de ficção científica com um toque psicológico. Você vai ser atraído pelos seus roteiros e pela sua criatividade, independentemente de gostar de fantasia ou não.

Existem muitas séries de ficção científica, e várias delas merecem a nossa atenção. Por este motivo, consideramos interessante fazer esta pequena lista com algumas das mais atrativas do ponto de vista psicológico, quer você goste ou não deste gênero.

Quando pensamos em ficção científica e fantasia, imaginamos mundos incríveis, futuros distópicos, histórias irrealistas, etc. No entanto, faz anos que os criadores da televisão e do cinema abandonaram esses temas e se concentraram em outros assuntos, questionando o papel do ser humano no universo, o futuro da nossa espécie, a forma de agir nos momentos sérios, a forma como a humanidade poderia sofrer mutações de acordo com as circunstâncias causadas por nós ou pela natureza, etc.

Séried de ficção científica com toques psicológicos

A seguir, além das séries de ficção científica, vamos incluir aquelas que incluem toques fantásticos, vintage em alguns casos, que foram criadas com base na imaginação dos seus criadores. Vamos ver algumas delas.

Battlestar Galactica, uma das melhores séries de ficção científica

Subestimada em muitas áreas, a versão moderna filmada no século XXI é um claro exemplo de uma série que oferece muito mais do que naves espaciais, ação e mistérios a serem resolvidos.

Considerada uma excelente ópera espacial, ao longo de suas várias temporadas conhecemos um grupo de seres humanos que foge da sua colônia para retornar à sua casa de origem, a Terra. Ao longo do caminho, temos política, relacionamentos, paranoia, drama e reflexões poderosas sobre a humanidade, o destino, tecnologia e ciência.

Futurama

Esta série animada de comédia envia um entregador de pizza humano do século XX para um futuro distante, onde ele pode descobrir como a espécie evoluiu muito tempo depois.

Obviamente, o humor descontraído é seu principal destaque. Porém, entre a ironia e o disparate há reflexões interessantes sobre o ser humano, o caminho escolhido pela nossa espécie e o absurdo de alguns comportamentos que, independentemente do passar dos anos, não mudam.

Altered Carbon

Esta é uma série da Netflix que, a princípio, pode causar dúvidas em quem não é experiente em ficção científica por sua estética cyberpunk e sua violência excessiva. No entanto, ela também faz reflexões muito interessantes.

Assim que superamos a violência e as cenas sangrentas, encontramos fontes interessantes de pensamento sobre o mundo caótico e desigual, sobre a direção em que conduzimos nossas vidas, sobre o significado de tudo e sobre a imortalidade e a mortalidade.

Stranger Things

Outra das interessantes séries fabricadas pela Netflix. Nesse caso, apesar do background infantil e juvenil que transcende a ação, encontramos um trabalho interessante no aspecto psicológico que brinca com as nossas inquietações e desejos.

Sem dúvida, acima de tudo se destaca o valor da amizade, que desempenha um papel fundamental nesta série de ficção científica. No entanto, encontramos outros aspectos, como o respeito, a solidariedade e a capacidade humana de sempre se superar.

O conto da Aia

Essa terrível distopia é baseada em um livro de Margaret Atwood. Narra o futuro em um país no qual se estabeleceu uma elite econômica cujo único objetivo é a procriação, já que o mundo tem um sério problema de natalidade.

É uma excelente série para comprovar como a pressão do grupo pode tornar a vida de uma mulher quase impossível. Além disso, são analisados ​​os efeitos da falta de liberdade e movimento em um ambiente ditatorial e opressor.

Game of Thrones

A série de maior sucesso dos últimos anos adiciona um toque fantástico a um passado medieval. Ela faz isso com base nos livros de George RR Martin.

Muito além das polêmicas, a série conta a história de várias famílias e foca, sobretudo, a ambição humana, a traição, a dificuldade de fazer justiça em um mundo injusto e a complexidade de governar em ambientes violentos com excesso de direitos adquiridos.

“Porque quando um homem constrói um muro, seu vizinho imediatamente quer saber o que há do outro lado”.
-Tyrion Lannister, Game of Thrones-

O Homem do Castelo Alto

Uma das séries que, juntamente com O Conto da Aia, pode ser considerada uma das mais perturbadoras do momento. Narra a história distópica de um mundo em que a Alemanha nazista e seus aliados venceram a Segunda Guerra Mundial.

Baseada em um livro de Philip K. Dick, a série desenvolve inúmeras especulações. Como seria um mundo dominado por alemães nazistas e japoneses imperiais? O resto da humanidade aceitaria esta dominação?

A essas séries de ficção científica de qualidade podemos adicionar muitas outras, como Fringe, Watchmen e The Witcher. Todas elas nos oferecem mundos que nos ajudam a refletir sobre aspectos essenciais da vida.