Sete frases que nunca devem ser ditas ao seu parceiro – A mente é maravilhosa

Sete frases que nunca devem ser ditas ao seu parceiro

12, maio 2015 em Emoções 6 Compartilhados
frases

É provável que depois de algum tempo de convivência, você já saiba o que chateia ou enfurece seu parceiro. No entanto, às vezes a teimosia e o egoísmo são mais fortes. Sem dúvida ninguém quer brigar em casa; todos nós preferimos que tudo seja maravilhoso e que nenhum probleminha atrapalhe o relacionamento. Mas o que fazemos para conseguir isso? Será que realmente assumimos um papel mais conciliador, evitando discutir por questões que já sabemos que causarão discussão? Ou gostamos de colocar mais lenha na fogueira?

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, casais discutem “erroneamente”, e é por isso que as feridas não costumam “cicatrizar” tão facilmente. Isso provoca distanciamento, separação e até o divórcio. É verdade que existem muitos desentendimentos dentro de um casamento (é impossível pensar e dizer o mesmo 100% das vezes) mas, talvez, você esteja agindo de uma maneira que machuca seu par de forma irreversível.

A psicoterapeuta Julie Hanks, especialista em relações amorosas, informa que costumamos dizer frases, fazer perguntas ou afirmações que são extremamente prejudiciais para a relação. Então, escolher não dizê-las pode ser o segredo para que o relacionamento funcione.

Frases a evitar para não entrar numa discussão com seu parceiro

1- “Deixa eu explicar como se faz”: essa frase é especialmente perigosa quando é pronunciada em um contexto em que algum dos membros do relacionamento está zangado. Dependendo do tom, pode estressar ou mostrar uma superioridade que pode, até mesmo, chegar a ofender a pessoa que escuta.

2- “Meu ex fazia assim…”: nunca compare seu parceiro com relacionamentos do passado, nem mesmo em forma de piada ou brincadeira. O fato de que você está pensando numa pessoa com quem já esteve pode machucar muito a pessoa com a qual você convive atualmente. A menos que a comparação seja a favor de seu parceiro atual, o que pode até ser reconfortante, pense na situação inversa. Você gostaria que seu parceiro estivesse o tempo todo se referindo à sua ex? Ou, o que é ainda pior, comparando tal ex com você?

3- “Se me amasse de verdade, você faria…”: essa frase é uma chantagem escondida. Se você disser isso, fará com que seu parceiro sinta que nunca poderá ganhar nem fazer o que deseja, sem levar em conta seus sentimentos ou gostos. Para demonstrar o amor que ele sente por você, não é necessário que ele faça tudo o que você quiser. Se esse comportamento funciona a curto prazo, está comprovado que, a longo prazo, ele se transforma em ressentimento e ódio.

4- “Porque você não pode ser como…?”: essa frase pode ser terminada de muitas maneiras, desde seu ex até um amigo muito próximo, passando pelo marido ou pela mulher de seu amigo, ou amiga. Evite fazer comparações de seu parceiro com qualquer outra pessoa ao seu redor, seja essa pessoa do presente ou do passado. Você se casou ou está vivendo com seu parceiro porque o ama; por isso mesmo, não peça que ele seja parecido com outra pessoa. Provavelmente isto causará raiva e até vergonha, o que pode acabar acarretando um isolamento emocional, que será muito difícil de romper.

“Você age como se fosse… (sua mãe ou seu pai)”: isso pode ser bom, mas também pode ser ruim; vai depender de como é dito. Se a relação com a pessoa a quem foi comparado não é muito boa, não queira fazer seu parceiro sentir-se mal. É muito comum que seu parceiro aja como seus pais, pois foram eles quem o criaram e lhe ensinaram coisas, sem falar da herança do DNA. As emoções que você despertará com esses dizeres podem ser muito dolorosas, mais do que você pode imaginar.

6- “Você só precisa ter vontade!”: ninguém no mundo gosta de ouvir do seu parceiro um “seja homem!”, ou um “seja mulher!”, pois isso tira claramente a masculinidade, ou a feminilidade, da pessoa; é como jogá-las no chão e atropelá-los com um carro. Dizer essas coisas pode fazer muito mal à autoestima e, principalmente, à relação.

7- “Meu ex dava mais atenção a mim”: novamente, não compare seu parceiro atual com outros homens e mulheres (muito menos com algum ex); também não diga que seu modo de agir é melhor ou pior que o dos demais. Isso nunca inspirará seu parceiro a lhe oferecer o que você deseja ou o que necessita. Pelo contrário, isso aumentará o distanciamento ou o ressentimento. Seu parceiro irá se sentir muito mal por não te satisfazer e, a longo prazo, isto poderá ser visto como um questionamento sobre seu amor por você.

Créditos da imagem: Picsfive