Se o seu físico mudou, você já não me interessa

· novembro 15, 2016

Estamos acostumados a escutar que a forma física não é importante no momento de iniciar um relacionamento com alguém que gostamos. Ouvimos repetidas vezes que o importante está no nosso interior, que o de fora mais cedo ou mais tarde envelhece e muda, mas o que somos de verdade perdura. E é por isso que temos que nos apaixonar, ou talvez não funciona bem desse jeito.

Mentimos ao pensar que o físico não importa, assim como dizemos que o sexo não é tudo. Quando o sexo falha num relacionamento, mais cedo ou mais tarde ele termina, quando o físico se transforma, nosso desejo diminui e tudo muda. Talvez generalizar não seja o mais adequado, por isso nos aprofundamos num estudo realizado sobre esse assunto para dar um pouco mais de luz a estas afirmações.

Os homens e o físico

Analisaremos um estudo realizado pelo Método Pnk® do PronoKal Group ®, uma organização dedicada ao sobrepeso. Nesse estudo participaram 150 voluntários espanhóis e o objetivo era saber, com certeza, o quanto o físico importa num relacionamento ou não.

Surpreendentemente, os resultados indicaram que 94% dos homens pesquisados afirmaram que um mudança no peso da sua parceira representaria uma queda na relação amorosa. Uma cifra que deixa bastante claro que, ao menos do lado masculino, o físico tem muita importância para que um relacionamento se mantenha vivo.

garoto-vestido-de-vermelho

Mas o estudo foi mais além e permitiu descobrir outros resultados que poderiam deteriorar um relacionamento. 52% dos entrevistados revelaram que uma baixa autoestima, consequência do aumento de peso, é muito negativa para o casal. 31% colocaram sobre a mesa os problemas sexuais que seriam um precedente para um término, e 16% veriam afetado seu relacionamento se o seu parceiro não pudesse ter filhos.

Sem dúvida a maior porcentagem é obtida com o sobrepeso, ainda que depois possam existir fatores secundários que também podem afetar os homens no momento de ter  um relacionamento. Mas, por que o físico é tão importante para eles? Também acontece o mesmo com as mulheres? Elas também olham, também desejam? Seriam capazes de largar seus parceiros se eles engordassem?

As mulheres e a atração física

Em relação as mulheres, o estudo revelou que apenas 6% deixaria o seu parceiro se eles engordassem. Sem dúvida existe um abismo entre homens e mulheres no que diz respeito a mudança física de seu parceiro. Então, o que ocorre? Por que temos diferentes pontos de vista sobre a atração física?

É verdade que as mulheres geralmente se fixam mais na inteligência e na personalidade da outra pessoa, enquanto os homens dão muito importância ao que entra pelos olhos, segundo um estudo realizado pela Universidade British Columbia que foi publicado na American Psychological Association Journal. Isso pode abrir um precedente. Talvez por isso as mulheres se preocupem tanto com a sua aparência e os homens nem tanto.

mulher-com-frutas-na-cabeca

Com certeza alguma vez lhe disseram que um relacionamento engorda. Às vezes de ambos os lados, mas sobretudo por parte do homem. Além disso, existe a crença de que quando homem se casa ele acaba engordando.

Talvez isso tenha feito com que as mulheres assumissem que mais cedo ou mais tarde o físico do seu parceiro iria mudar, mas que elas devem se manter ideais para continuarem sendo desejadas pelo homem, já que segundo o estudo do Método Pnk® do PronoKal Group ®, se elas engordassem o relacionamento poderia acabar.

É possível que seja uma questão de interesse. Quando somos solteiros temos que impressionar o sexo oposto, mas quando já temos um parceiro isso já não é tão necessário. De alguma forma, nos “acomodamos”, “relaxamos” e perdemos o interesse em ficar atraentes para a nosso parceiro. Ele já está ao nosso lado, não existe mais a conquista, já não precisamos nos esforçar.

O físico é importante, mas não apenas para ficarmos atraentes para os outros, e sim para estarmos mais saudáveis e podermos nos sentir melhor com nós mesmos. Mas, deixar um parceiro porque ele(a) engordou não nos torna seres superficiais?

corpo-feminino

Talvez um sorriso o torne mais atraente, mostrar uma grande segurança em você mesmo lhe permita atrair mais olhares, mas e o físico? O físico não deixa de ser uma arma de sedução que, no momento de se obter o que quer – a outra pessoa – se transforma e muda.