6 sinais de que o seu relacionamento está estagnado

Você sente que o seu relacionamento não está progredindo? Você tem a sensação de que ele está sendo regido por dinâmicas que se tornaram obsoletas? Esses sinais vão te ajudar a identificar se o seu relacionamento está estagnado.
6 sinais de que o seu relacionamento está estagnado

Última atualização: 17 maio, 2022

Os relacionamentos amorosos passam por várias fases, durante as quais se vivem diferentes experiências e se superam diversos desafios. Nesses processos contínuos de mudança no relacionamento, as pessoas envolvidas podem ter a sensação de que ele não está progredindo e que não está crescendo com elas. Quando isso acontece, dizemos que o relacionamento está estagnado.

Apesar do desejo de permanecerem juntos, existem relacionamentos que não evoluem ou que evoluem de forma inversa ao desenvolvimento individual de cada pessoa. A questão é: por que isso acontece? Estamos necessariamente diante do fim do relacionamento?

Saber interpretar com astúcia as informações associadas ao estado do relacionamento é essencial para poder iniciar um processo de mudança, que sempre começa por reconhecer que há algo que deve ser modificado. Por isso, a seguir, vamos explicar quais são os principais sinais que indicam que o seu relacionamento não está progredindo.

1. Você se sente vazio

Os relacionamentos projetam ou semeiam a sensação de vazio. Trata-se daquela sensação de que a relação não está mais te acompanhando. Assim, pode ser que em outras áreas da sua vida você se sinta realizado, porém, quando pensa no seu parceiro e no relacionamento que tem, você sente que falta algo. Ainda que você não saiba o que poderia preencher esse espaço, você tem certeza de que o vazio está ali, pregando suas peças.

Às vezes, esse vazio vem da ausência de um sentido na relação. Não há um horizonte para o qual caminhar e você se pergunta: o que estamos fazendo aqui? A falta de direção, de propósito, de sentido em seu relacionamento deixa-o com um vazio, uma vez que não há plenitude, que é produto da experiência direta do sentido.

mulher triste pensando
A falta de direção e sentido em um relacionamento pode causar uma sensação de vazio.

2. Faltam planos a dois ou eles não têm qualidade suficiente

Quando um relacionamento está estagnado, o casal evita fazer planos a dois, geralmente porque há um conflito não resolvido entre ambos e, por isso, busca-se ter o mínimo de contato. A evitação é uma estratégia para afastar o desconforto do conflito e não revivê-lo por estar perto da outra pessoa. Essa estratégia fica evidente quando se passa mais tempo no trabalho ou com os amigos.

Se o seu relacionamento está estagnado, você notará como vocês pararam de fazer planos juntos. Esse tipo de evitação piora a situação e deixa o relacionamento ainda mais estagnado, uma vez que não se enfrentam as dificuldades e os obstáculos que estão mantendo tudo no mesmo lugar. A melhor maneira de resolver os problemas é enfrentá-los.

3. Ausência de paixão, intimidade ou compromisso

Se o seu relacionamento está estagnado, você notará como, pouco ao pouco, vai se apagando a paixão, aquela vontade de estar com o outro; você verá como a intimidade, essa proximidade e conexão entre os dois, foi se diluindo. Você também notará que o compromisso que vocês tinham para superar as adversidades e manter um relacionamento estável não é mais tão forte.

Quando o bloqueio é muito acentuado, podemos observar deficiências nessas três dimensões. Porém, não é necessário que todas estejam presentes para sustentar que uma relação está estagnada. Um componente ser afetado ou não depende das causas ou resistências que impedem o progresso do relacionamento.

4. Um horizonte turvo

Outro sinal de que o seu relacionamento está estagnado é que você evita pensar em um futuro juntos. Você tem dificuldade para se imaginar daqui a alguns anos com o seu parceiro? Você percebe que o seu parceiro evita o assunto de falar sobre o futuro do relacionamento? Talvez você não tenha dificuldade para falar sobre o futuro; de fato, você pode até mesmo fantasiar com ele. Entretanto, o seu parceiro é que tem dificuldade ou muda de assunto.

Não ter uma visão de futuro é sinal de que o relacionamento está estagnado, pois não há um desejo puro de preservar o relacionamento no longo prazo. Então, se não há futuro, como as pessoas saberão que estão avançando? Como avançarão no caminho certo, se não souberem para onde estão indo?

casal com raiva
Se cada pessoa pensa no próprio futuro, mas não há um futuro compartilhado, pode ser porque o relacionamento está estagnado.

5. A evolução individual é divergente

Um relacionamento amoroso se sustenta a partir da contribuição conjunta de ambas as pessoas. Assim, se elas seguirem por caminhos diferentes, é muito difícil que a relação avance, permanecendo estagnada. É como se esperássemos que um carro avançasse enquanto as rodas traseiras giram no sentido oposto ao das rodas dianteiras.

Uma pessoa sozinha não forma um relacionamento amoroso; para isso, são necessárias no mínimo duas pessoas. A evolução e o desenvolvimento que ele possa ter dependerá em grande medida da sintonia entre o casal, da comunicação e do suporte que ambos oferecem um ao outro para que continuem a se motivar mutuamente, a fim de caminhar rumo ao futuro que visualizaram.

6. A frustração governa o estado emocional

Se ambos se sentirem frustrados ou zangados por causa do que o outro diz ou faz, este é um sinal de que o relacionamento está estagnado. Geralmente, esses sentimentos estão relacionados à insatisfação ou desconforto de estar ao lado da outra pessoa.

Os conflitos contínuos entre os dois também podem fazer com que se sintam frustrados, uma vez que nada muda, ainda que tenham tentado.

Para finalizar, é preciso esclarecer que, assim como uma andorinha só não faz verão, um único sinal não é critério suficiente para dizer que um relacionamento está estagnado. Esta situação é o produto de múltiplos fatores que fundamentam o aparecimento dos sinais que analisamos e também de outros que não foram citados.

Pode interessar a você...
5 elementos essenciais em um relacionamento amoroso
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 elementos essenciais em um relacionamento amoroso

Os elementos essenciais em um relacionamento amoroso são aqueles que permitem que você construa um vínculo forte e saudável. Conheça 5 deles!



  • García, F. E., & Ilabaca Martínez, D. (2013). Ruptura de pareja, afrontamiento y bienestar psicológico en adultos jóvenes. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP11(2), 42-60.
  • Pérez, B. T., García, P. J. C., & Rodríguez, N. T. C. (2006). La atribución de causas a la ruptura de pareja. International Journal of Developmental and Educational Psychology2(1), 477-486.