8 sinais de que seu corpo está sob pressão

8 sinais de que seu corpo está sob pressão

Última atualização: 28 abril, 2022

No nosso dia a dia e com bastante frequência, tendemos a assumir que estar sob pressão é algo que podemos perceber facilmente. E nos ensinam a ideia de que quando não pudermos mais lidar com determinada emoção ou ação, estaremos conscientes dela, conseguindo eliminar assim os efeitos dessa pressão que estamos sofrendo em nosso corpo.

Apesar disso, inúmeras vezes estamos tão absortos e focados em alcançar um determinado objetivo ou superar os buracos de cada dia que não percebemos que estamos sob pressão. Às vezes nós mesmos, com a ajuda de nossa mente, bloqueamos os sinais de alerta.

“Não há estresse no mundo, apenas pessoas criando pensamentos estressantes e depois agindo sobre eles.”

Wayne Dyer

Descubra os sintomas que indicam que você está sob pressão

Quando o estresse começar a aparecer, o corpo começará a nos enviar sinais na forma de sintomas. E, embora possamos acreditar que não são importantes, o mais aconselhável é ouvir esses sinais, refletir sobre sua origem, seu “para quê” e como pará-los.

Mulher oprimida e sob pressão

Você vai concordar comigo que dormir pouco ou comer junk food todos os dias não é a maneira mais saudável de viver e se desenvolver como ser humano, sendo sinais claros de que algo não está correto em seu estilo de vida.

Por isso, hoje gostaria de convidá-lo a descobrir os 8 principais sinais que indicam que nosso corpo está sob pressão. Lembre-se desses sintomas, especialmente se vários deles aparecerem ao mesmo tempo.

1. Você dorme e descansa pouco

Um dos principais pontos para cuidar e manter-se saudável se quisermos desfrutar de um bem-estar emocional correto.

O descanso é vital para o nosso corpo físico e interior. Se for difícil para você adormecer ou for superficial, com pesadelos e uma sensação de pouco descanso ao acordar, provavelmente você está vivendo sob estresse significativo.

“Faça uma pausa; um campo que descansou produz uma colheita abundante.”

Ovídio

2. Você se sente cansado durante o dia 

Você precisa de muitas mais horas do que um dia normal apresenta para que sua mente, coração e espírito possam realmente descansar. Se você não consegue desfrutar de uma sensação de descanso total, algo está errado.

3. Você fica doente com frequência 

Quando nosso corpo está sob altos níveis de estresse, o sistema imunológico é muito afetado e sofre, fazendo com que contraiamos doenças comuns com mais facilidade e nos sintamos imediatamente fracos.

4. Você sofre de dores musculares

mulher sob pressão

Sendo submetido a uma forte pressão, nosso corpo fica tenso, apresentando contraturas musculares significativas no pescoço e nas costas. Essa tensão pode ser aliviada praticando exercícios de relaxamento e esportes leves.

“Às vezes, a coisa mais produtiva que você pode fazer é relaxar.”

-Mark Black-

5. Você está preocupado ao longo do dia

Se você não puder evitar a preocupação em nenhum momento, pare para analisar o motivo. Se você constantemente não para de pensar e analisar certas situações em sua vida que por si só estão causando desconforto, você provavelmente está sob pressão e estresse contínuo.

Nesse caso, você precisa desconectar o mais rápido possível. Considere tirar férias quando for possível.

6. Você tem dificuldade em gerenciar o estresse diário

É um sintoma óbvio de que a pressão está afetando você. Encontrar-se em uma situação que está drenando muita energia contínua pode levá-lo a nem mesmo se controlar nas menores coisas.

Neste momento, você está à mercê de suas emoções incontroláveis e pode explodir em lágrimas ou ficar com raiva a qualquer momento. Este ponto é um dos principais indicadores de que seu corpo está sob muita pressão e desgaste interno.

Homem oprimido na frente de um espelho

7. Você sente a necessidade de comer junk food

O aumento do estresse nos leva a aumentar o número de cortisol em nosso corpo. Isso, nos faz sentir a necessidade e o desejo de consumir alimentos e bebidas ricos em açúcares e gorduras saturadas.

8. Você tem problemas digestivos

Um dos principais destinos do estresse na sintomatologia é o sistema digestivo. É verdade que as dores de estômago podem ter origens diferentes, mas certamente você concordará comigo que em momentos de grande estresse e nervosismo, as dores de estômago aumentam consideravelmente.

Nosso sistema digestivo é extremadamente sensível às situações de pressão que nosso corpo sofre.

This might interest you...
Por que delegar tarefas reduz o estresse?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Por que delegar tarefas reduz o estresse?

Existem pessoas que têm a possibilidade de delegar uma tarefa, mas não conseguem fazê-lo. Descubra os motivos nesse artigo.