6 sinais de que você rejeita sua energia feminina
A energia feminina vive em todos, assim como a masculina. Não é uma questão de gênero. Ambas as energias são arquétipos, conjuntos de características e atitudes que todos temos e que nem sempre nos permitimos expressar e aproveitar. No entanto, se queremos que nossas vidas e nossos relacionamentos sejam harmoniosos, devemos acolher e reconhecer essas duas tendências complementares e não rejeitar nenhuma delas.
Acontece que, a nível social, a energia feminina é desvalorizada. Tudo o que tem a ver com feminilidade, suavidade e emoções é subestimado. Essas manifestações são consideradas ridículas e sem importância, e a energia masculina é super-incentivada e, embora útil, é desequilibrada sem seu complemento.
Se você quer saber se rejeita sua energia feminina e como isso pode estar afetando seu bem-estar, convidamos você a continuar lendo.
O que é energia feminina?
A energia feminina tem a ver com ser, sentir e fluir. É sutil, suave e amorosa. Está intimamente relacionada à expressão emocional, cooperação e nutrição afetiva. Assim, uma pessoa com uma energia feminina saudável expressa os seguintes comportamentos:
- Ela tem a segurança de se mostrar como é, sem a necessidade de agradar ou resolver a vida dos outros. Ela sabe que basta “ser” para receber afeto.
- Ela está em contato com suas emoções, sabe identificá-las e se permite senti-las. Ela as expressa sem medo, pode ser vulnerável e sabe acolher e acompanhar as emoções dos outros.
- É flexível e flui com o ambiente e as circunstâncias. Ela não força e busca prazer e autorrealização naquilo a que dedica seu tempo.
- Ela está ciente de que somos seres interdependentes e não tem medo de cooperar e se relacionar com outras pessoas. Aprecia, cultiva e nutre suas relações sociais e incentiva a troca.
Por sua vez, a energia masculina tem a ver com fazer e dar. É focada na competição e no individualismo. É estável e firme: sabe traçar metas e trabalhar para alcançá-las; é orientado para o sucesso e a produtividade. São estas características que são procuradas e incentivadas a nível social. E, embora a energia masculina nos ajude a materializar nossos objetivos, a avançar e a ser firmes, isso não implica que devamos rejeitar sua contraparte.
Sinais de que você rejeita sua energia feminina
É normal que uma dessas duas energias predomine em cada um de nós (não importa se você é homem ou mulher). Agora, aqui estão alguns sinais de que você está rejeitando sua energia feminina:
1. Maus relacionamentos entre mulheres
Especialmente se você é uma mulher, pode ser difícil para você se relacionar com outras mulheres, pode existir competitividade e inveja, e não apoio mútuo.
É comum que a mulher que rejeita sua energia feminina tenha um relacionamento complicado com a mãe e geralmente prefira ter amigos homens.
2. Você procura se diferenciar dos outros
Em consonância com o exposto, também é comum rejeitar tudo estereotipicamente relacionado à feminilidade. As mulheres que rejeitam essa energia podem odiar a cor rosa e não querer participar de jogos ou planos “femininos” se ainda estiverem na adolescência, por exemplo.
Obviamente, tudo isso é uma construção social e não pertence às mulheres “per se”; no entanto, uma rejeição acentuada pode ser uma forma de se diferenciar das outras mulheres (o que é feminino, o que não é certo) e se aproximar dos homens (o que é masculino, o que é válido e aceito). Embora em alguns casos simplesmente reflita preferências e gostos pessoais totalmente lícitos, em outros esconde uma rejeição da essência feminina, considerando-a inferior e ridícula.
3. Você tem dificuldade em receber
Você tem dificuldade em aceitar um elogio ou receber um favor? Você acha difícil obter prazer e deixar os outros cuidarem de você ? Isso pode indicar que você precisa curar sua energia feminina.
Se isso acontecer com você, é provável que você também seja uma pessoa muito prestativa e decidida, dedicada aos outros e que estabelece relações desequilibradas e desiguais.
4. Você não se permite desfrutar
O prazer é muito típico da energia feminina. No entanto, há muitas pessoas que negam porque estão completamente focadas em fazer, ser produtivas, se esforçar e trabalhar cada vez mais. Momentos de descanso não são permitidos (sentem-se inúteis) e não consideram que seja possível.
5. Você tem medo da intimidade emocional
O mundo emocional se torna complicado, o sobrecarrega e faz você se sentir desconfortável. Você não é capaz de reconhecer, entender ou gerenciar seus sentimentos, é difícil para você expressá-los e você tende a fugir ou evitar eles quando não se sente bem. Ser vulnerável e depender de outras pessoas te assusta e você o considera uma fraqueza.
Da mesma forma, você acha difícil aceitar e validar as emoções dos outros. A intensidade e a emotividade dos outros o deixam desconfortável e, em vez de nutrir e confortar, você tende a minimizar seus sentimentos.
6. Você é uma pessoa rígida, implacável e competitiva.
Você traça metas fixas e planos rígidos para sua vida e persevera incansavelmente para alcançá-los; no entanto, você tem dificuldade em aceitar mudanças de direção ou retrocessos. Muitas vezes você se vê forçando situações e é muito difícil para você pedir ajuda.
A energia feminina é válida e necessária
Se você se sentiu identificado com o que foi dito acima, talvez precise se reconciliar com sua energia feminina. Ao fazer isso, você diminuirá seus níveis de estresse, desfrutará mais do seu dia a dia e seus relacionamentos serão mais fluidos e satisfatórios.
Todos nós precisamos de direção, objetivos e firmeza, mas também de apoio, cooperação e emotividade; não se prive de nenhum desses dois aspectos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Frenier, C. R. (2012). Business and the feminine principle. Routledge.
- Luck, S. (1998). Reflections: balancing our feminine and masculine energy. Journal of Holistic Nursing, 16(2), 244-246.
- Rosida, I., Ghazali, M. M., Dedi, D., & Salsabila, F. S. (2022). Internalized Sexism in Pick Me Girl behavior presented in tiktok. Alphabet, 5(1), 8-19.