Síndrome de Couvade: conheça a gravidez empática masculina 

A síndrome de Couvade: a gravidez empática masculina 

julho 6, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
A síndrome de Couvade, a gravidez empática masculina 

Apesar da maiora dos artigos de psicologia se concentrarem nos transtornos mentais mais conhecidos, como é o caso da depressão e da ansiedade, existem outros tipos de problemas psicológicos que podem ser igualmente ou mais incapacitantes ainda. Um dos mais curiosos é a síndrome de Couvade, também conhecida como a gravidez empática masculina. 

Essa síndrome acontece quando um casal vai ter um bebê pela primeira vez. Em alguns casos (entre 10% e 65%, dependendo do estudo do qual os dados são extraídos), o pai sofre em seu corpo vários sintomas típicos da gravidez. De fato, o nome do transtorno vem da palavra francesa “couver”, que significa “incubar” ou “chocar”.

Neste artigo vamos examinar os sintomas mais comuns deste transtorno, além de suas possíveis causas.

Síndrome de Couvade: no que consiste

A síndrome de Couvade é um tipo de transtorno psicológico que provoca, em alguns homens, sintomas similares aos da gravidez quando sua parceira está grávida. Embora não se tenha conhecimento da causa exata da síndrome, acredita-se que pode ter a ver com um excesso de empatia à gravidez da mulher e às mudanças orgânicas que esse excesso pode gerar.

A síndrome de Couvade: a gravidez empática masculina 

Esse transtorno, apesar de ter quase com toda certeza uma origem mental, altera de forma significativa os hormônios dos homens que sofrem com ele. Assim, recentemente descobriu-se que os níveis de testosterona dos afetados diminuem na maioria dos casos, ao mesmo tempo em que aumenta a prolactina (um dos principais hormônios relacionados à gravidez).

Especialistas diferenciam a síndrome de Couvade de outros transtornos mentais, como a gravidez psicológica. Esta última acontece especialmente em mulheres; no entanto, ambas estão classificadas como transtornos psicossomáticos, ou seja, problemas nos quais a mente provoca mudanças reais no corpo. 

Sintomas mais comuns

Os sintomas desse transtorno costumam aparecer por volta dos três meses de gravidez, e no geral desaparecem quando o bebê nasce. Por essa razão, e pelo fato desse transtorno não representar nenhum perigo importante para a saúde dos homens, a síndrome de Couvade não é considerada um problema grave. 

No entanto, a maioria dos sintomas provocados pelo transtorno podem ser muito incômodos. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • Nauseas e vômitos, especialmente pela manhã;
  • Mudanças de humor, maior irritabilidade e aumento da sensibilidade emocional;
  • Ânsia e repulsa por comidas e cheiros específicos;
  • Mudanças bruscas de peso, tanto ganho quanto perda;
  • Problemas intestinais, como diarreia, flatulência ou dor de estômago;
  • Dores abdominais, parecidas com contrações.

Como podemos ver, mesmo que os sintomas não representem um risco real para a saúde das pessoas com essa síndrome, podem causar grandes desconfortos. Mas, qual é a causa desse transtorno?

Por que essa síndrome ocorre?

Os pesquisadores ainda não entraram num acordo sobre as causas deste transtorno tão peculiar. Nos últimos anos, foram propostas diversas explicações sobre o motivo do seu surgimento. A seguir vamos analisar as mais importantes.

1- Mudanças hormonais

Alguns especialistas acreditam que as mudanças hormonais produzidas durante a gravidez no corpo da mulher podem afetar, por sua vez, os hormônios do homem, diminuindo sua testosterona e, assim, aumentando a prolactina.

2- Excesso de empatia

Certos estudos sugerem que os homens que tendem a se colocar em excesso no lugar de suas parceiras podem estar mais propensos a sofrer dos sintomas da síndrome. Assim, a predisposição em compartilhar a carga com a mãe e o desejo de participar de forma ativa da gravidez poderiam ser as causas do problema.

Homem fingindo estar grávido

3- Ansiedade e estresse

Uma gravidez é sempre uma mudança importante na vida de um casal. Como tal, pode se tornar uma situação estressante e causar ansiedade no pai. O excesso de ansiedade está relacionado com a queda de testosterona, o que poderia ser uma das causas dos sintomas provocados pelo transtorno. 

4- Ciúmes

Por último, alguns psicólogos sugerem que, a nível inconsciente, os homens que sofrem da síndrome de Couvade sentem ciúmes, seja da mãe – por sentir em seu próprio corpo o desenvolvimento de uma nova vida – ou do bebê – que pode representar a saída do papel de protagonista do pai na vida da mãe. Esse ciúmes seria um dos causadores da síndrome, como uma forma inconsciente de chamar a atenção.

Mesmo que possa ser incômodo, a síndrome de Couvade não apresenta nenhum perigo para os homens. Se você ou o seu parceiro estiverem passando por um episódio desse transtorno, lembre-se de entrar em contato com um profissional de saúde mental para que ele possa ajudar a enfrentar esta etapa com menos dificuldade.

Recomendados para você