Sintomas de estresse: tensão emocional que perturba a mente e o corpo

Os sintomas de estresse podem variar bastante de pessoa para pessoa. Porém, sempre há elementos comuns: o corpo dói, a saúde se deteriora e a mente, exausta e quase no limite, cai no desânimo absoluto.
Sintomas de estresse: tensão emocional que perturba a mente e o corpo

Última atualização: 02 Julho, 2021

Os sintomas de estresse às vezes podem ser tão inesperados quanto perigosos. Inflamações, problemas respiratórios, dores de cabeça, falhas de memória… O problema se agrava quando essa tensão psicológica é mantida ao longo do tempo, quando não estabelecemos limites e a mente cai em um estado de desamparo contínuo. Aprender a controlar o estresse antes que ele nos controle é essencial.

Poderíamos dizer com segurança que o estresse é uma doença, pelo menos em parte, socialmente aceita. Normalizamos essa condição a ponto de muitos trabalhadores ficarem muito estressados devido aos seus trabalhos. Temos até crianças do ensino fundamental com o mesmo nível de estresse de seus pais.

Além disso, há também aquelas pessoas que cronificaram essa realidade psicológica de tal forma que nem mesmo sabem que a origem daquela úlcera no duodeno não se deve apenas a uma alimentação inadequada. Diante de tudo isso, as instituições médicas nos alertam para algo muito específico.

A maioria de nós não tem consciência dos sintomas do estresse. E se os percebemos, não lhes damos a importância que merecem até que se passem seis meses ou um ano. É quando vamos ao clínico geral e descobrimos condições como hipertensão, diabetes e doenças autoimunes, como a dermatite atópica.

Vamos manter isso em mente. Não devemos deixar para amanhã o mal-estar que sentimos hoje. A detecção precoce do estresse nos permitirá gerenciar e prevenir com mais eficácia o que já é considerado uma epidemia global.

“A tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é”.
-Provérbio chinês-



  • Caspi, A., Sugden, K., Moffitt, T. E., Taylor, A., Craig, I. W., Harrington, H. L., … Poulton, R. (2003). Influence of life stress on depression: Moderation by a polymorphism in the 5-HTT gene. Science301(5631), 386–389. https://doi.org/10.1126/science.1083968
  • Gold PW. The organization of the stress system and its dysregulation in depressive illness. Mol Psychiatry. 2015 Feb;20(1):32-47.
  • Savic I, Perski A, Osika W. MRI Shows that Exhaustion Syndrome Due to Chronic Occupational Stress is Associated with Partially Reversible Cerebral Changes. Cereb Cortex. 2017 Jan 19.
  • Adam EK, Quinn ME, Tavernier R, McQuillan MT, Dahlke KA, Gilbert KE. Diurnal cortisol slopes and mental and physical health outcomes: a systematic review and meta-analysis. Psychoneuroendocrinology. 2017 Sep;83:25-41.