4 conselhos para sobreviver aos colegas ambiciosos

· maio 3, 2018

O estresse relacionado ao trabalho é uma das principais causas de desconforto no mundo ocidental. Embora esta sensação desconfortável possa ocorrer por vários motivos, um dos fatores mais importantes que contribuem para o seu aumento são os colegas ambiciosos.

No ambiente das empresas modernas, onde é tão necessário trabalhar em equipe, é muito fácil se sentir desmotivado devido às estratégias implementadas por esse tipo de colega. Os colegas ambiciosos farão qualquer coisa para sempre se darem bem, até mentir, então é muito difícil colaborar com eles sem ficar mal.

Portanto, se você deseja melhorar sua satisfação no trabalho e se libertar do estresse que o domina tanto, será preciso aprender a administrar o relacionamento que você tem com esse tipo de pessoa. O objetivo é garantir que eles não o afetem, aprendendo a estabelecer limites e distância. Neste artigo, falaremos sobre as melhores dicas.

1- Seja independente de seus colegas ambiciosos

A maneira mais simples de sobreviver aos colegas ambiciosos é fazer com o que as atitudes deles não o afetem. Se você for o único responsável por seu próprio projeto, ou se você tem uma equipe de trabalho composta por pessoas em quem você confia e respeita, seus parceiros tóxicos não terão qualquer poder sobre você.

O problema dos colegas ambiciosos não é que eles existem, mas que você lhes concede a capacidade de afetar sua vida. Portanto, se você tiver a chance, comece seus próprios projetos sozinho; ou se você for uma pessoa que precisa trabalhar em equipe, não se esqueça de se associar a pessoas com as quais você pode estabelecer uma relação de interdependência.

Trabalho em equipe no escritório

2- Sinta-se livre para ignorá-los

A maioria das pessoas se sente moralmente obrigada a ajudar os outros. Quando alguém está em apuros, mesmo que seja algo que não afete nossas vidas, tendemos a nos preocupar com essa pessoa e fazemos de tudo em nosso poder para melhorar a situação, mesmo que nos prejudique.

Os colegas ambiciosos sabem disso perfeitamente e se aproveitam da situação. Como eles não se importam em usar os outros para alcançar seus próprios fins, eles pedem ajuda sabendo que vão recebê-la, independentemente do que aconteça. Se você quiser sobreviver a esse tipo de pessoa, o segundo passo a ser dado é aprender a dizer não.

Embora no início seja difícil ser assertivo com seus colegas, é preciso pensar nos seus interesses e, acima de tudo, em como você será afetado negativamente.

3- Aprenda a controlar suas emoções

Segundo a psicologia cognitiva, o que nos afeta não é o que nos acontece, mas sim o que dizemos a nós mesmos que aconteceu. No caso dos colegas ambiciosos, a questão é bem clara: o problema não é que eles se comportem de maneira desagradável, mas que nos deixemos ser afetados por eles.

Sua próxima tarefa é tentar fazer com que a maneira deles de se comportar não faça você se sentir mal. Para isso, a coisa mais simples é se concentrar em encontrar as ideias irracionais que você tem sobre como seus colegas de trabalho devem agir em relação a você.

Colegas discutindo no trabalho

O que mais pensamos diante de um colega ambicioso é que “ele deveria se comportar de maneira diferente”. Manter essa crença gera desconforto, afinal, a realidade não é o que você quer que seja. No entanto, em vez de tentar mudar o comportamento dele (algo muito difícil de conseguir), sua melhor aposta é aceitar que a realidade é essa. Desta forma, você notará que suas emoções negativas vão diminuir rapidamente.

4- Separe o trabalho do resto da sua vida

A pior consequência que o trabalho com os colegas ambiciosos pode ter é deixar que a presença deles deixe sua vida mais amarga, mesmo fora do horário do expediente. Isso acontece muitas vezes quando estamos estressados ​​ou irritados com problemas no trabalho: chegamos em casa e continuamos pensando no assunto, fazendo com que, além de nos sentirmos mal no trabalho, também fiquemos mal em casa.

Para evitar este problema e para se desconectar dos problemas do trabalho, você pode praticar esportes, algum exercício de relaxamento ou mindfulness. Trata-se de desviar sua atenção dos problemas do trabalho e aprender a viver no presente conectado consigo mesmo. Embora possa ser um pouco complicado no início, essas estratégias o ajudarão a sobreviver aos seus companheiros tóxicos e a se sentir melhor.