Mindset: como a sua mentalidade influencia o seu sucesso?

14 Setembro, 2020
"Aquele que acredita pode". Você considera esta afirmação verdadeira? Descubra como a mentalidade e o sucesso se relacionam para Carol S. Dweck.

Se eu te perguntasse do que depende o sucesso de uma pessoa, qual seria a sua resposta? Você pode me dizer que depende do seu talento, da sua inteligência ou da educação que recebeu. Talvez você considere que o melhor ponto de partida para o sucesso é contar com boas oportunidades. Porém, além de tudo isso, a chave parece estar na mentalidade.

Certamente, parece ingênuo pensar que “aquele que acredita pode”. No entanto, Carol S. Dweck, Ph.D. e pesquisadora em psicologia do desenvolvimento, chegou a conclusões claras sobre isso. Seu livro, Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, explora como as crenças influenciam fortemente o nosso desempenho. Portanto, hoje vamos abordar as propostas interessantes deste best-seller.

Mulher com uma mentalidade vencedora

Como a sua mentalidade influencia o seu sucesso?

A mentalidade é o conjunto de crenças que temos a respeito de como o mundo e nós mesmos funcionam. Com base nisso, direcionamos o nosso comportamento. Assim, o que consideramos verdadeiro nos leva a agir de uma forma ou de outra, algo que, em última instância, determina os nossos resultados.

Dweck chegou à conclusão anterior. Ela o fez depois de observar um grupo de crianças de quatro anos que estava enfrentando o seguinte dilema: resolver um quebra-cabeça simples ou tentar completar um mais difícil. Já em uma idade tão jovem, ela foi capaz de dividir as crianças em dois grupos: algumas crianças escolheram a tarefa fácil, enquanto outras aceitaram o desafio mais complexo. Mas por quê?

A realidade é que a distinção entre os dois grupos de crianças não estava em suas habilidades, mas em sua mentalidade, nas suas crenças básicas. Assim, ela distinguiu dois conceitos que determinam, em grande parte, o nosso desenvolvimento e o nosso sucesso: mentalidade fixa e mentalidade construtiva.

Mentalidade fixa

Pessoas com um código mental fixo são aquelas que consideram, consciente ou inconscientemente, que a inteligência é imóvel. Que cada um de nós nasce com um certo grau de intelecto, com talentos ou qualidades estáveis ​​e impossíveis de modificar. Sob essa premissa, elas mantêm um comportamento muito específico:

  • Elas tendem a tentar se validar constantemente, tentando parecer inteligentes e habilidosas.
  • Elas evitam desafios a todo custo, pois uma falha implicaria uma falta de capacidade.
  • Elas ficam na defensiva quando os obstáculos aparecem e rapidamente abandonam as tarefas que as desafiam.
  • Fazer um esforço é inútil e falhar é inaceitável; a infalibilidade é exigida.
  • Tanto o sucesso dos outros quanto as críticas construtivas são ameaçadores para elas.

Mentalidade de crescimento

As pessoas com um código mental construtivo acreditam que as habilidades e talentos podem ser desenvolvidos com trabalho e esforço pessoal. Elas entendem que cada um de nós tem um ponto de partida, mas o que realmente determina o resultado final é o que fazemos a partir dele. Portanto, apresentam as seguintes atitudes e comportamentos:

  • Elas ficam ansiosas para aprender, crescer e se expandir.
  • Elas aceitam desafios e crescem diante deles, porque os veem como uma oportunidade de melhoria.
  • Elas veem o fracasso como parte do caminho e, longe de fugir dos obstáculos, perseveram.
  • Elas não veem o esforço como um sinal de falta de habilidade, mas como o caminho para o domínio.
  • Elas aprendem com as críticas construtivas e são inspiradas pelo sucesso dos outros.
Superar desafios

Alcance todo o seu potencial

Em suma, as atitudes associadas a cada tipo de mentalidade condicionam o desenvolvimento que um indivíduo é capaz de ter. Assim, os do primeiro grupo (com base nas suas qualidades inatas) podem crescer rápido, mas estagnar. Ao contrário, de acordo com a sua tese, os do segundo grupo (com esforço e perseverança) continuam crescendo até atingir seu pleno potencial. 

Isso não se manifestaria apenas no nível acadêmico, mas também na carreira profissional, nas relações sociais e em qualquer área da vida. Quem tem um código mental construtivo supera obstáculos, aprende com os erros e redireciona seu curso, expande e alcança a sua melhor versão.

A mentalidade fixa leva você a se estabelecer em um determinado nível que você nunca vai superar por medo do fracasso, por ficar paralisado diante dos desafios e por se limitar por pensar que você é o que é e não tem como mudar.

Portanto, apesar do tipo de mentalidade que temos fazer parte da nossa personalidade, está nas nossas mãos mudá-lo. Pare de se elogiar e avaliar seu valor pelas suas qualidades e comece a se parabenizar pelo seu esforço, resiliência e perseverança. Às vezes, o fracasso nos permite alcançar todo o nosso potencial.

  • Dweck, C. (2017). Mindset: la actitud del éxito. EDITORIAL SIRIO SA.
  • Dweck, C. (2015). Carol Dweck revisits the growth mindset. Education Week35(5), 20-24.